TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fibras e Sua Importância

Por:   •  28/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

Fibras: Além de ajudar na digestão, quais seriam outras possíveis contribuições para a saúde provenientes do seu uso?

Mesmo não sendo absolvida pelo nosso organismo, elas ajudam no funcionamento do intestino e podem até melhorar a imunidade. Além da constipação, decorrente de mudanças na rotina de quem foge da sua dieta alimentar, quando se pode estar em férias ou até mesmo em viagens constantes de trabalho, é comum que pessoas cometam exageros alimentares, por isso o uso das fibras é tão recomendado pelos nutricionistas.

Fibras são componentes vegetais que não são absorvidas mas que fazem uma grande diferença no funcionamento do organismo. Como não possuímos enzimas para digerí-las, elas passam direto e auxiliam no trâmite, impedindo aquela sensação de intestino preso e favorecem as bactérias boas do nosso intestino promovendo o aumento da imunidade. Elas ajudam no controle do índice glicêmico, diminuindo a velocidade da digestão dos carboidratos, sendo grandes aliadas dos diabéticos, e ainda prolongam à saciedade.

Sua quantidade ideal a ser consumida varia conforme gênero, idade e necessidade calórica. A ingestão de uma fruta no café da manhã, uma salada no almoço e a substituição do lanche da tarde por outra fruta, até mesmo a troca da farinha branca por integral, já seriam suficientes.

Verduras, frutas e legumes são importantes fontes de fibras dos brasileiros, tendo em vista que o consumo de produtos in natura beneficiam o organismo humano. Refere-se às fibras como um aspecto de uma alimentação saudável, cientes de que produtos industrializados ou prontos possuem uma quantidade de fibras muito pequena ou até mesmo nenhuma quantidade.

Fibras insolúveis encontradas no farelo de trigo e cereais integrais, melhoram o trânsito intestinal, já as fibras solúveis aumentam a saciedade e ajudam a controlar o colesterol e o açúcar no sangue, quem consome fibras tem a liberação de glicose mais lenta, mantendo os níveis mais saudáveis, além delas absorverem moléculas de gordura e produzirem substâncias que normalizam a síntese do colesterol. São resistentes à digestão e sua absorção no intestino delgado humano se dá com fermentação completa ou parcial no intestino grosso. Fibras solúveis formam um gel em contato com a água, retardando o esvaziamento do estômago. Por outro lado, o seu excesso pode dificultar a absorção de alguns nutrientes e minerais como zinco, cálcio, magnésio, cobre e ferro. O consumo exagerado de fibras não associado a ingestão de líquidos, dificulta o funcionamento do intestino e deteriora o aspecto da pele.

As fibras são um paradoxo porque não alimentam, mas são essenciais à saúde, elas previnem doenças graves e até podem ajudar no emagrecimento. São formadas de celulose de vegetais e outros elementos na alimentação que não conseguimos digerir, por isso não são consideradas nutrientes.

Tipos de fibras:

As fibras são os polissacarídeos vegetais da dieta, sendo seus tipos como: celulose, hemiceluloses, pectinas, gomas, mucilagens e a lignina (não polissacarídeo), que não são hidrolisados pelo trato gastrointestinal humano.

Características:

1-Origem vegetal;

2-Carboidratos ou derivados de carboidratos (exceto a lignina);

3-Resistência à hidrólise por enzimas digestivas;

4-Fermentáveis por bactérias dos colóns;

5-Atingem os colóns intactas/hidrolisadas e fermentadas pela flora dos cólons.

Alguns exemplos de tipos de fibras:

Solúveis: pectinas, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses. Sua fração solúvel traz benefícios à saúde por terem efeito metabólico no trato gastrointestinal e retardam o esvaziamento gástrico deixando que o trânsito intestinal diminuam a absorção de glicose e colesterol. Protege contra o câncer colorretal.

Insolúveis: celulose e algumas hemiceluloses. Fazem parte da estrutura das células vegetais e são encontradas em todos os tipos de substância vegetal, constitui uma parte pequena da dieta (1g/dia) provenientes principalmente de frutos com casca comestível e sementes. Não se dissolvem na água e aumentam o bolo fecal, acelerando o tempo de trânsito pela absorção de água. Melhora a constipação intestinal, anula o risco de aparecimento de hemorroidas e diverticulites (inflamação na parede do intestino).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com