TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Implementação de Testes de Diagnóstico Rápido para Malária na Suazilândia

Por:   •  13/5/2017  •  Resenha  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Fichamento de Estudo de Caso

Renata da Silva Antunes

Trabalho da Disciplina de Vigilância em Saúde

Tutor: Prof. Robson da Fonseca Alves

Rio de Janeiro

2017

Estudo de Caso:  

TÍTULO: Vigilância em Saúde

Subtítulo: Implementação de Testes de Diagnóstico Rápido para Malária na Suazilândia

REFERÊNCIA: OLE-MOIYOI, Kileken; ROSENBERG, Julie; WEINTRAUB, Rebecca. Implementação de Testes de Diagnóstico Rápido para Malária na Suazilândia. Harvard Business Publishing, 2012.

O artigo descreve a trajetória da Suazilândia para o controle e eliminação da malária. Dividi-se em quatro partes: historia da malária e número de casos, as estratégias adotadas para a eliminação, a implementação do teste de diagnóstico rápido e os desafios a serem enfrentados.

A Suazilândia é um país da África Central, limitado a leste por Moçambique e pela África do Sul em outras direções. Mesmo possuindo uma taxa de alfabetização de aproximadamente 87%, é um país com expectativa de vida entre 49-51 anos, de característica rural e está entre os mais pobres e de população vulnerável da África. Enfrenta problemas sérios de saúde como HIV/AIDS, tuberculose e malária. A epidemia de HIV/AIDS atinge 29% da população, de acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

Em relação à malária, as taxas de prevalência oscilaram durante anos, com altos e baixos da taxa de incidência. Nos anos 90, 9700 casos foram diagnosticados. Em 2009, apenas 73. A frente deste processo de redução estava o gerente da PNCM, Simon Kumene, com a sua liderança e conhecimento e parcerias público-privadas, com o financiamento necessário. A redução da malária e de outras doenças, até o ano 2015, constituiu o 6º Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O PNCM estabeleceu estratégias para a eliminação da malária e determinou diretrizes a serem cumpridas. Dentre as diretrizes, houve a necessidade do reforço na capacidade de diagnóstico e de vigilância da malária. Isto incluía a melhoria das competências de microscopia a expansão do diagnóstico parasitológico com testes de diagnóstico rápido (TDR) a todas as unidades de saúde. Os TDR são considerados testes point of care, podem ser feitos fora do laboratório, oferecem maior rapidez no resultado e possibilitam à equipe de saúde a tomada de decisões em um tempo curto. Até aquele momento, mesmo antes da confirmação do diagnóstico de um caso suspeito, os pacientes iniciavam o tratamento.. Em um país com poucos recursos, tratar um estado febril com medicamentos antimaláricos contribuía para um subdiagnostico e uma má gestão dos recursos, limitados e escassos.

Outra preocupação do PNCM na adoção de novas tecnologias para o diagnóstico, foi garantir a qualidade do mesmo, com protocolos definidos como a seleção dos produtos para microscopia e TDR, gestão de competências, treinamentos dos profissionais, avaliação da carga de trabalho e as instalações e infraestrutura. Além disso, todos os resultados de diagnóstico por TDR ou de microscopia positivos e 10% dos resultados negativos foram coletados e verificados novamente, sem qualquer identificação, por outra microscopia ou por um teste em cadeia de polimerase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com