TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO FARMACEUTICO EM DROGARIAS

Por:   •  3/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.575 Palavras (27 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Betim

2022

EUNICE NUNES DA SILVA BRAGA

[pic 4]

gestão do farmaceutico em drogarias.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Dom Alberto como requisito parcial para a obtenção do título de pós-graduado em Farmácia da Instituição Faculdade Dom Alberto.

Orientadora:


        

Betim

2022

EUNICE NUNES DA SILVA BRAGA

gestão do farmaceutico em drogarias.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Dom Alberto como requisito parcial para a obtenção do título de pós-graduado em Farmácia da Instituição Faculdade Dom Alberto.

BANCA EXAMINADORA

Orientadora:

Prof. 

Prof. 

de junho de 2022

AGRADECIMENTOS

        Em primeiro lugar a Deus porque sem Ele não chegaríamos a lugar algum.  Meus pais, pela dedicação e apoio aos nossos estudos, aos professores que passaram por nossas vidas ao longo dessa caminhada, aos amigos que fizemos e que tornaram essa jornada mais leve e agradável mesmo nos piores momentos.

        A todos aqueles que direta ou indiretamente passaram por nossas vidas e contribuíram para a nossa formação, do maior ao menor, mas não menos importantes.

        Aqueles que nos deixaram sorrisos, que nos deixaram abraços e boas lições, enfim a todos aqueles que nos deixaram saudades e a sensação de que se fosse preciso faríamos tudo de novo…

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”.

Braga, Eunice Nunes Da Silva. Gestão do Farmaceutico em Drogarias. 2022. 27 folhas. Trabalho de Conclusão De Curso de Pós Graduado em Gestão De Farmácia. Faculdade Dom Alberto. –, Betim, 2022.

RESUMO

Com a estabilização econômica proporcionada pelo programa atual, às farmácias e filiais de redes de drogarias no Brasil cresceram. Isso levou a um aumento da concorrência entre essas farmácias e farmácias menores, dificultando a permanência neste mercado. Portanto, deve haver uma gestão profissional para que essa persistência seja possível. Posto isto, o presente trabalho inclui uma revisão sistemática da literatura que visa compreender a importância da qualidade da gestão nas farmácias, em face de estas disputas de mercado estabelecidas com as farmácias de grande rede, e as farmácias, dado o aumento vertiginoso destas últimas. As técnicas de gerenciamento permitem planejar e implementar as operações de negócios de maneira profissional com uma margem ideal de segurança e probabilidade de sucesso. Portanto, os farmacêuticos devem ser qualificados e treinados para atuar como empreendedores, gestores e empreendedores de forma dinâmica, ética, produtiva e diferenciada. Esta formação irá demonstrar como utilizar os recursos financeiros e pessoais, ferramentas que podem aumentar a produtividade e rentabilidade para promover a fidelização dos clientes e diferenciar os serviços prestados pelas farmácias.

Palavras-chave: Gerenciamento, gestão de drogarias, farmacêutico.

.

BRAGA, Eunice Nunes Da Silva. Pharmacist Management In Drug Stores. 2022. 27 sheets. Completion of Postgraduate Course in Pharmacy Management. Dom Alberto College. –, Betim, 2022.

ABSTRACT

With an economic stabilization provided by the current program, pharmacies and drugstore chain branches in Brazil have grown. This has led to increased competition between these chemicals and smaller ones, making it difficult to stay in this market. Therefore, there must be a professional management for this resistance to be possible. That said, we present a systematic review that aims to understand the importance of management in pharmacies, in the face of these literature disputes the market includes with large chain pharmacies, and as pharmacies, given the vertiginous increase of the latter. Management techniques allow you to plan and implement business operations in a professional manner with an optimal safety margin and probability of success. Therefore, pharmacists can be effective and trained to act as differentiating entrepreneurs and entrepreneurs in a dynamic, ethical and productive way. This training will increase financial and personal resources, the tools can increase productivity and profitability to promote customer loyalty and differentiate the services offered by pharmacies.

Key-words: Management, drugstore management, pharmacist.

.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        8

2.        DROGARIAS        10

3.        CONSTRUÇÃO DO FARMACÊUTICO GESTOR        14

3.1        GESTÃO FARMACÊUTICA: AS MELHORES PRÁTICAS        15

4.        FERRAMENTAS BÁSICAS PARA GESTÃO EM DROGARIAS        17

4.1        NORMAS E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        18

4.2        PLANEJAMENTO EM SAÚDE        21

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS        25

  1. INTRODUÇÃO

A farmácia no Brasil e no mundo vem mudando ao longo dos anos. Historicamente, estabeleceu-se como farmacêutico que manipulava medicamentos. Nesse caso, o farmacêutico aproveitou bem seus conhecimentos e, por meio de sua arte, proporcionou à sociedade um meio de alívio da doença e, muitas vezes, de cura. Ele seguiu a prescrição corretamente e tomou a atitude certa para cada paciente. Este tratamento personalizado confere ao profissional o valor e a importância fundamental das questões de saúde. Com a estabilização econômica proporcionada pelo programa atual, as farmácias e filiais de redes de drogarias no Brasil cresceram. Isso levou a um aumento da concorrência entre essas farmácias e farmácias menores, dificultando a permanência neste mercado. O farmacêutico, como grande conhecedor da medicina e figura central em todos os estabelecimentos farmacêuticos, vê-se como o coração da política pendente nos negócios e mesmo na saúde pública, sendo essencial e muitas vezes referido a sua fidelidade aos princípios da indústria farmacêutica. .Enfatize, porque é a sua atitude que orienta o caminho das farmácias e farmácias. Com o desenvolvimento de processos artificiais, um medicamento torna-se um produto sujeito a fortes interesses econômicos. Por um lado, se a produção em massa aumenta o acesso baixando os preços, por outro, a manufatura deixa de ser personalizada. Nesse ponto, houve um importante ponto de virada na profissão, pois os farmacêuticos praticamente desapareceram de profissionais de saúde para vendedores de medicamentos. Felizmente, isso está mudando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (260.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com