TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NA GESTÃO DE FARMÁCIA E DROGARIAS

Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NA GESTÃO DE FARMÁCIA E DROGARIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  1.278 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O trabalho realizado apresenta questões sobre a importância presença do farmacêutico nos estabelecimentos de farmácia e drogarias.

A mortalidade relacionada a medicamentos é um importante problema de saúde pública. Atenção farmacêutica é a provisão responsável para o objetivo de alcançar resultados definidos melhorem a qualidade de vida dos pacientes. A prática da atenção farmacêutica pode reduzir os problemas preveníveis relacionados a tratamentos.

Este trabalho discute a importância da atenção farmacêutica como agente de promoção do uso racional de medicamentos.

Portanto destaca a orientação farmacêutica na promoção do uso correto do medicamento e aponta a atenção farmacêutica como possível tendência para uma maior aproximação com o usuário, com vistas à adesão ao determinado tratamento e alcance de resultados concretos demelhoria da qualidade de vida.

A farmácia é por sua natureza “um centro prestador do serviço público” onde há, além da distribuição de medicamentos, atenção à saúde da população.

O tipo de atendimento que o paciente recebe influi de forma decisiva na utilização ou não do medicamento, e, mesmo que o diagnóstico e prescrição estejam corretos, a adesão do paciente ao tratamento depende da orientação recebida, da aceitação, da disponibilidade e possibilidade de se adquirir o medicamento. A atenção farmacêutica estabelece uma relação com o paciente baseada em “acordo” no qual o profissional realiza a função de controle do uso dos medicamentos, apoiando-se no monitoramento e buscando o interesse e a participação do paciente no tratamento medicamentoso.

A adequação do sistema de saúde deve ser constante e acompanhar as novas demandas, ou seja, realizar as obrigações de forma correta.

INTRODUÇÃO

Em nenhuma época passada, a Gestão do varejo farmacêutico esteve tão importante quanto na atualidade.

Mais ainda, o Farmacêutico deve ser remunerado a altura dos demais profissionais da área da saúde, para não se ver refém de situações que possam colocar em risco a sua ética profissional e a motivação pelo seu trabalho.

O Farmacêutico na Farmácia e Drogarias Comunitárias tem a difícil tarefa não somente de transformar “conhecimento em saúde” e, ainda, ter uma remuneração financeira justa e ética. Isso é possível, no entanto, requer do Farmacêutico um maior aprofundamento na prática da Administração Farmacêutica na Farmácia.

AUTOMEDICAÇÃO E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Na maioria das vezes, quando surge um problema de saúde, o usuário

procura uma farmácia – instituição de saúde de acesso fácil e gratuito (ZUBIOLI, 2000 apud SOUSA; SILVA; NETO, 2008). Como parte do processo de atenção à saúde, está a dispensação de medicamentos, isentos ou não de prescrição de profissional habilitado. Quando a dispensação é acompanhada da orientação do farmacêutico, os riscos relativos a medicamentos diminuem, contribuindo para a melhora na qualidade de vida do paciente.

A intensificação da atençãoprimária à saúde, com a máxima participação dos farmacêuticos, é um dos focos atual dos líderes em saúde no mundo (SANTOS, 2003 apud BORTOLON; KARNIKOWSKI; ASSIS, 2007).

Neste processo, o farmacêutico deve encaminhar o paciente ao médico sempre que necessário, atuando com complementaridade (ARANDA DA SILVA, 2007 apud BORTOLON; KARNIKOWSKI; ASSIS, 2007).

De acordo com Santos (2003 apud BORTOLON; KARNIKOWSKI; SSIS, 2007), o farmacêutico é o único legal, ética e academicamente capacitado para orientar o usuário do medicamento acerca do produto que está adquirindo.

Sanitarista especial e por índole, o farmacêutico tem uma visão incomum da realidade da saúde, conhece as doenças mais prevalentes, entende dos medicamentos que as curam, sabe sobre a terapêutica e deve estar disponível facilmente nos estabelecimentos. (SANTOS, 2003, p. 64).

O estudo realizado por Bortolon e colaboradores (2007) teve como foco a atenção primária à saúde do idoso e concluiu que a indicação farmacêutica leva em consideração os aspectos fisiológicos e patológicos do paciente na escolha da farmacoterapia adotada. Utilizando asespecialidades do saber profissional de farmácia, a ajuda prestada pelo farmacêutico, no que tange ao tratamento medicamentoso, pode significar uma valiosa contribuição à saúde dos idosos.

Ou seja, os MIPs (medicamentos isentos de prescrição médica) devem ter sua venda livre (sem prescrição de profissional habilitado) quando a compra é feita com a orientação do farmacêutico, pois assim como acontece com outros tipos de medicamentos,podem ocorrer reações alérgicas, uso indevido, incorreto e/ou interações, levando ao aparecimento de sintomatologias inesperadas e prejudicando a saúde do paciente.

COMPORTAMENTO DO USUÁRIO NA AQUISIÇÃO DE MIPs

Em junho/2012, o CRF-SP realizou um levantamento com farmacêuticos atuantes em farmácias e drogarias do Estado de São Paulo com o objetivo de verificar se estes profissionais perceberam mudanças no comportamento do usuário de medicamentos após a vigência da RDC 44/09 e da IN 10/09, que obriga os estabelecimentos farmacêuticos a manterem os MIPs atrás do balcão.

Resultados

No período compreendido entre 22 e 26/06/2012, a equipe de fiscalização do CRF-SP entrevistou 638 farmacêuticos para avaliar o comportamento dos usuários frente ao consumo dos MIP após a retirada do autosserviço.

MEDICAMENTOS E SEUS RISCOS

O uso indiscriminado de medicamentos também pode ocasionar resultados indesejáveis, tais como: aumento da resistência bacteriana aos antibióticos pelo uso incorreto e até mesmo uma hemorragia cerebral devido à combinação de um anticoagulante com um simples analgésico. A partir de 1994, os medicamentos assumiram a primeira posição no conjunto de agentes tóxicos estudados, respondendo por 24,5% dos casos de intoxicação registrados nopaís. Cabe destacar ainda que, segundo os registros de óbitos por intoxicações no Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS) entre 1996 e 2005, a maior freqüência relativa da mortalidade por intoxicação com medicamentos foi registrada na região Sudeste, onde se consome mais medicamentos e está quase metade das farmácias e drogarias oficialmente existente no país

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com