TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Farmacêutico na Drogaria

Por:   •  17/3/2020  •  Resenha  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2
  1. INTRODUÇÃO

Em relação ao consumo de medicamentos as farmácias e drogarias são de fundamental importância para a população, servindo-lhes como porta de acesso na busca por uma melhoria e estabilidade da saúde.  Segundo dados do ministério da Fazenda elas seriam responsáveis por 76% do fornecimento de medicamentos a população. (BASTOS, et al;2010)

As drogarias ocupam um grande espaço no campo da saúde pública brasileira, são estabelecimentos do comércio varejista, com local de dispensação de medicamentos, insumos farmacêuticos e de constante promoção do consumo de medicamentos para a população. (TARBES, et al; 2012)

Nelas o usuário busca através de produtos, prescrito ou não por médicos o estabelecimento da sua saúde. A presença do profissional farmacêutica como responsável técnico se faz obrigatório, assim essa presença só mostra o quanto é importante a aplicação de um conhecimento técnico para com as atribuições da farmácia e drogarias. (BASTOS, et al ;2010)

Esses profissionais atuam de forma a orientar o uso de medicamentos de forma segura e racional, com uma dispensação voltada para as necessidades do usuário, direcionando a eles toda a atenção farmacêutica necessária e agindo sempre em prol da qualidade de vida das pessoas. (GALATO, et al; 2008)

O modelo de práticas farmacêuticas tradicional tem sua aplicação principal voltada para os cuidados com os medicamentos,  tanto que muitas das farmácias são vistas como vendedoras de remédios, porém, por o farmacêutico ser o profissional de saúde mais acessível a população e serem sempre procurados para aconselhamento os serviços farmacêuticos passaram por uma grande transformação, mudando o seu principal foco que era o produto para os cuidados com o paciente, de modo que os serviços prestados desenvolvam um melhor conhecimento do paciente sobre a sua condição de saúde e melhore sua adesão ao tratamento. (ANGONESI, et al; 2010)

A medida que o farmacêutico se familiariza com seu papel e função correspondente ao de um profissional de saúde, ele passa a se por mais no lugar do outro, a ver as necessidades dos pacientes e compreender até onde deve ir os seus cuidados, de uma forma mais profunda orientar o paciente, sanar todas as suas dúvidas e realizar dispensação de forma adequada. Além disso tem uma maior dedicação ao atendimento individualizado do paciente, avaliando indicações, eficácia e segurança do uso de medicamentos. (TARBES, et al. 2012)

Os profissionais assumem grande importância para com a sociedade, fazendo muito mais do que apenas decifrar receitas. Dentre suas muitas atribuições existe um conjunto de atividades burocráticas e administrativas que consomem grande parte do seu trabalho. (BASTOS, et al.2010)

Considerando as grandes atribuições dos farmacêuticos atuantes em drogarias, o foco desse trabalho é avaliar o perfil deste, o grau de satisfação diante da sua profissão exercida e fazer uma análise sobre a relevância das principais disciplinas estudadas durante a sua graduação e relacioná-las ao ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com