TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO QUÍMICA DE GLICOSÍDEOS FLAVONOÍDICOS

Por:   •  23/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  1.492 Visualizações

Página 1 de 6

Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI

Curso: Farmácia

Disciplina: Farmacognosia Aplicada

Professor(a): Laisa Lis Fotinele de Sá

IDENTIFICAÇÃO QUÍMICA DE GLICOSÍDEOS FLAVONOÍDICOS

Componentes:

José Lucas

 

TERESINA-PI

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO3

2 OBJETIVOS4

3 MATERIAIS E QUIPAMENTOS............................................................................. 4 4 METODOLOGIA........................................................................................................ 5

4.1 REAÇÃO DE SHINODA......................................................................................... 5

4.2 REAÇÃO COM CLORETO FÉRRICO................................................................ 5

4.3 REAÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO............................................................... 5

4 RESULTADOS6

5 DISCURSSÃO...............................................................................................................6

6.CONCLUSÃO7

REFERÊNCIAS7


1. INTRODUÇÃO

Os flavonóides, são metabólitos secundários de plantas biossintetizados a partir da via dos fenilpropanóides  e representam um dos grupos mais importantes e diversificados entre os produtos de origem vegetal sendo amplamente distribuídas no reino vegetal,  com grande diversidade estrutural. Também existe alguns poucos relatos em  pteridófitas, algas, fungos .A distribuição dos flavonóides nos vegetais depende de diversos fatores de acordo com a fila/ordem/família do vegetal, bem como, da variação das espécies (SIMÕES et al., 2000). Nas plantas diversas funções são atribuídas aos flavonóides. entre elas, a proteção contra microrganismos patogênicos, proteção contra raios ultravioleta, ação antioxidante, ação alelopática e inibição enzimática (SIMÕES et al., 2000; HARBORNE, WILLIAMS, 2000; HEIM, TAGLIAFERRO, BOBILYA, 2002).

Os flavonóides são definidos quimicamente como substâncias compostas por um núcleo comum de fenilcromanona com substituição em uma ou mais hidroxilas, incluindo derivados ligados a açucares (BIRT, HENDRICH, WANG, 2001). A estrutura química dos flavonóides está baseada no núcleo flavilium, o qual consiste de três anéis fenólicos. (AHERNE, O’BRIEN, 2002). As atividades bioquímicas dos flavonóides e de seus metabólitos dependem de sua estrutura química, que podem variar com substituições incluindo hidro-genação, hidroxilações, metilações, malonilações, sulfatações e glicosilações. (BIRT; HENDRICH; WANG, 2001). ação antioxidante, ação antiinflamatória e inibição do ciclo celular ( MACHADO el at., 2010).

Entre as inúmeras especies de vegetais contendo flavonoides, estar a Camomila (Chamomilla recutita L. Rauschert) pertencente à família Asteraceae constitui uma espécie aromática cujas propriedades são de interesse farmacológico, alimentício e cosmético devido à presença de óleo essencial em seus capítulos florais e entre os seus principais constituintes destacam-se: o azuleno, camazuleno, matricina e α-bisabolol, que possui propriedades antiflogísticas, antibacterianas, antimicóticas e protetora de mucosas. Devido a suas várias aplicações, a camomila faz parte de uma lista de fitofármacos liberada pela ANVISA. Nesta listagem constam as atividades farmacológicas atribuídas a planta ( SILVA et al, 2010).

Visto todas essas informações sobre a Camomila e os flavonóides, o presente relatório abordará os métodos de detecção dos mesmos, realizada na aula prática de farmacognosia, ministrada pela Professora Laisa Lis Fontinele de Sá, á turma do curso de Farmácia do sexto período da Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI, concretizada no laboratório de Física dafaculdade citada. Os métodos de detecção usados foram Reação de Shinoda, Reção de Cloreto Férrico e Reação com Hidróxido de Sódio. Reação de Shinoda é a reação para detecção de flavonóides, onde a reação positiva vai desenvolver a cor avermelhada. O teste com cloreto férrico, portanto, serve para a caracterização de polifenóis em geral. O desenvolvimento de coloração azul, ou verde azulada, ou castanho, ou violeta pode indicar a presença de flavonóides ou taninos, que deverá ser confirmada por outros testes mais específicos. A reação do hidróxido de sódio quando positiva para flavonóides, verifica-se o aparecimento da cor amarela que varia de intensidade. (LANGASSNER; VARGAS, 2010).

2.    OBJETIVOS

Identificar a presença de glicosídeos flavonóidicos da camomila ou faveiro ou arnica, uma droga de origem vegetal.

  1. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Tabela 1: Materiais utilizados na aula prática

MATERIAIS

QUANTIDADE

 Droga vegetal: camomila ou arnica

200g *

 Espátula

1

 Béquer 250

2

 Béquer 100

2

 Proveta 50 ou 100 mL

1

 Funil de vidro

2

 Pêra de borracha

1

 Papel de filtro (médio)

4

 Algodão

porção

 Bastão de vidro

2

 Suporte universal

1

 Argolas

2

 Pipeta 5 ou 10mL

4

 Tubo de ensaio

8

 Suporte para tubo

1

Cloreto férrico 2 ou 5%

100mL*

Álcool 70%

2L*

Ácido clorídrico concentrado

100mL*

Hidróxido de sódio 10%

100mL*

Magnésio metálico

Lascas 30*

Tabela 2: Equipamentos utilizados na aula prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com