TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE[pic 1]

Curso: FARMÁCIA

Disciplina: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Prof(a): Renata Aquino

Nome do aluno:

Bianca de Marco                    

Caroliny. C Malta                    

Graziela Donini                      

Vanessa C Forti Giaquinto    

RA:

C355GC-4

C159GG-3

C1474J-1

C2805E-0

Turma:

2/3 semestre

Resumos dos artigos

Patogênese das doenças tiroidianas autoimunes e Ocorrência de doenças autoimunes tireoidianas em pacientes com doenças reumáticas

Nestes dois artigos são descritas as principais patologias autoimunes dada tireoide: TH (Tiroidite de Hashimoto), DG (Doença de Graves) e também há doenças reumáticas que causam problemas autoimunes na tireoide tais como Lúpulos eritematoso Sistemico (LES) síndrome de Sjögren, artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e esclerodermia.

Esses problemas ocorrem porque o organismo do paciente acaba fabricando anticorpos contra a própria tireoide, o que leva ao hipotireoidismo. Ainteração entre suscetibilidade genética e fatores ambientais desencadeadores parece ser de fundamental importância desenvolvimento dessas patologias.

Os fatores ambientais que causam problemas na tireoide são: falta de iodo na alimentação, drogas e infecções e estresse.Entretanto, não há evidência clara de causalidade e os mecanismos pelos quais fatores ambientais desencadeariam a autoimunidade tiroidiana, em indivíduos geneticamente predispostos, ainda permanecem não completamente entendidos.

Doenças tiroidianas autoimunes envolvem espectro de fenótipos cujos principais representantes são a DG (Doenças Graves) e a tireoidite de Hashimoto (TH), ambascaracterizadas pela presença de infiltrado linfocítico de intensidade variável e produção  de autoanticorpos tiroidianos dirigidos a antígenos específicos, determinantes da expressão clínica da enfermidade, que pode variar do hiper ao hipotiroidismo. Outras formas de DAIT incluem a tiroiditepós-parto , a tiroidite silenciosa , a tiroidite induzida por a-interferon (8) e a tiroidite que acompanha as síndromes autoimunes poliglandulares . A tiroglobulina (TG), a tiroperoxidase tiroidiana (TPO) e o receptor do TSH (TSHR) são considerados os principais autoantígenostiroidianos específicos na resposta autoimune tiroidiana.

Existem evidências sólidas que sugerem forte contribuição genética na suscetibilidade para o desenvolvimento da DAIT, mas constituída pelo efeito combinado de múltiplos genes de efeito modesto, pois não parece haver nenhum marcador individual para os fenótipos DG e TH. Neste modelo, genes de suscetibilidade compartilhados poderiam explicar a origem comum de DG e TH, enquanto genes específicos explicariam as diferenças fenotípicas das doenças. Acredita-se que a identificação de genes de grande predisposição à DAIT e o entendimento de suas consequências funcionais resultaria melhor compreensão dos mecanismos moleculares determinantes da DAIT, com possíveis implicações no seu tratamento e prevenção.

A tireoidite autoimune é mais comum em pacientes do sexo feminino e também em pacientes com Síndrome de Turner (45X) e percebe-se que o cromossomo X, que contem os genes responsáveis pelas características femininas e os hormônios sexuais femininos, também mulheres que tomam anticoncepcionais orais podem desenvolver problemas autoimunes na tireoide.

A associação entre DAIT e Síndrome de Sjögren (SS) é a mais descrita na literatura, principalmente em mulheres adultas, com anticorpos antitireoidianos (AAT) e anticélula parietal positivos, sugerindo a presença de fatores ambientais e genéticos comuns, com mecanismos patogênicos semelhantes. O papel dos antígenos de histocompatibilidade (HLA) dos haplótipos HLA-B8 e DR3 tanto na DAIT quanto na SS primária (SSP) é sugerido pela alta frequência desses haplótipos em pacientes caucasianos com as referidas doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com