TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A QUÍMICA FARMACÊUTICA

Por:   •  10/6/2019  •  Artigo  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

 

         As propriedades curativas do alho (Allium sativum) na medicina são estudas há muito tempo, mas foi somente nas últimas décadas que suas propriedades foram investigadas seriamente, confirmando seu potencial como agente terapêutico. Tendo uma ampla gama de compostos constituintes ligados às suas propriedades, há evidências de que alguns dos constituintes do alho exercem uma ampla variedade de efeitos em diferentes sistemas biológicos. O ajoene é um dos constituintes do alho relacionado a uma ampla variedade de atividades biológicas, como mostrado em sistemas in vitro. Em relação às propriedades bioquímicas desses compostos, o ajoene que é estável em água e pode ser obtido por síntese química, tem potencial de impedir a agregação plaquetária, possui atividade antifúngica e antitumoral. No presente estudo é evidenciado sua atividade antibacteriana de amplo espectro. 

        Já se sabe que as bactérias são organismos unicelulares, identificadas pela primeira vez após o surgimento do microscópio, porém só no século XIX a bactéria foi associada como uma causadora de infecções e foram identificadas como responsáveis por doenças como tuberculose, cólera e febre tifoide. E produzidos diversos fármacos para combate-la, tendo como marco o surgimento da penicilina durante a segunda guerra mundial e a partir daí foi observado um grande crescimento na descoberta de novos antibióticos. Entretanto ao longo dos anos com o uso disseminado e irracional de antimicrobianos fez com que consequentemente, algumas bactérias se tornaram resistentes aos antibacterianos a tal ponto que desenvolveram resistência inclusive aos antibióticos disponíveis até o momento. Tornando-se um sério problema de saúde pública. Como consequência disso surgiu diversos estudos para a descoberta de novos fármacos no sentido de combate-la, e foi a partir desses estudos que evidenciaram uma ótima atividade do ajoene para combater superbactérias. O composto não mata diretamente as bactérias. Mas interrompe um gene que usam para aderir ao tecido humano e sem o qual eles não conseguem se reproduzir. Isso permite que antibióticos e o sistema imunológico do corpo combatam as infecções de forma mais eficaz. A expectativa é que a descoberta possa ajudar no combate de infecções hospitalares. (Oliveira et al, 2008)

Para esse estudo utilizamos método de testes in sílico que tem se mostrado cada vez mais eficaz na busca pela descoberta de novos fármacos. A ilustração de protótipos de fármacos in silico abrange desde a estrutura-atividade até a farmacocinética dos compostos. No presente estudo, o foco foi a modificação molecular para otimização do composto ajoene (4,5,9-trithiadodeca-1,6,11-trieno-9-óxido) derivado do alho (Allium sativum) produzido com Ascenção a partir da alicina pura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com