TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAUDO CHÁ MEDICINAL FARMACOBOTÂNICA

Por:   •  23/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

ALUNO:

PROFESSOR:

FARMACOBOTÂNICA

Laudo

CASTANHAL-PA

2022

[pic 2]

FARMACOBOTÂNICA

Laudo

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Farmácia da Universidade Estácio de Sá, como requisito de avaliação parcial da disciplina Farmacobotânica.

Orientador: Profº. Cristiano Silva

CASTANHAL-PA

2022

CONTROLE DE QUALIDADE DO CHÁ MEDICINAL Eucalyptus globulus Labill..

LAUDO DE AVALIAÇÃO

Bio Ervas (produtos naturais da Amazônia)

  1. OBJETIVO

Identificar e analisar amostra Eucalyptus globulus L. da Empresa Bio Ervas e se a mesma está de acordo com a Farmacopéia e a RDC nº26, 13 de maio de 2014.

  1. INFORMAÇÕES DO RÓTULO E AUTENTICAÇÃO DA AMOSTRA

As informações contidas na embalagem do chá medicinal de Eucalyptus globulus, estão de acordo com os requisitos mínimos exigidos na RDC 26/2014. Os dados extraídos do rótulo seguem descritos detalhados no relatório de ensaio (em anexo).

Após a análise do rótulo, fizemos o teste de autenticidade, comparando uma amostra de maior fragmento da folha Eucalyptus globulus L., com a imagem da droga vegetal, onde o padrão de modelo, formato e linhas, corresponde com a morfologia da imagem de referência. Foi observado folhas secas, algumas íntegras e outras quebradiças, todas de coloração verde pálida a verde acinzentada, com forte odor aromático, ambas de acordo com a Farmacopéia Brasileira 6ª edição.

  1. PROCEDIMENTO REALIZADO PARA IDENTIFICAÇÃO DA AMOSTRA QUANTO A MATÉRIA ESTRANHA

Ao ser analisada a amostra das folhas do Eucalyptus globulus L. foi identificada junto com a folhagem seca, talos e restos de caule da mesma e pequenos insetos não identificados. De acordo com a farmacopéia brasileira 6 edição item 5.4.1.3 determinação de matéria estranha “as drogas devem ser isentas de fungos, de insetos e de outras contaminações de origem animal”.

Foi pesado o material estranho que resultou em 12.666g. Logo após, comparou-se o peso da amostra de 29.619g com o peso da matéria orgânica estranha de 12.666g, indicando 42,76% de matéria estranha, valor esse superior ao percentual máximo descrito na Farmacopéia.

  1. PROCEDIMENTO DE PREPARO REALIZADO PARA IDENTIFICAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DA AMOSTRA

  Após pesar 5,001g da amostra da droga vegetal, deixamos na estufa a 100ºC para secar por 24 horas, passou pelo vácuo dessecador e murfla para determinarmos sua base seca, umidade e resíduo mineral fixo (cinza). Os dados obtidos estão descritos no relatório de ensaio (em anexo). Após as pesagens, observamos que o teor de perda de umidade está dentro do padrão da Farmacopéia Brasileira.

  1. CONCLUSÃO

Amostra insatisfatória.

As informações contida no rótulo do chá medicinal não correspondem às informações obtidas após análise da amostra quanto ao peso rotulado e quanto a parte utilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com