TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDICAMENTOS FITOTERAPICOS E SEU USO

Por:   •  7/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 5

 1.  INTRODUÇÃO

Fitoterápico, de acordo com a legislação sanitária brasileira, é o medicamento obtido empregando se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade (BRASIL, 2004a).

Os fitoterápicos sempre apresentaram uma parcela significativa no mercado de medicamentos. No Brasil, com os avanços da economia da última década, que permitiu a incorporação de cerca de 30 milhões de novos consumidores – oriundos de faixas de renda inferiores que ascenderam economicamente, o que fez com que a classe média brasileira saltasse perto de 50% desde 2005, atingindo aproximadamente 93 milhões de pessoas –, o setor de saúde teve um boom, ampliando os negócios em diversas áreas. Estimativas da Confederação Nacional de Saúde (CNS) indicam que o setor movimenta cerca de R$ 510 bilhões por ano. Tal montante leva em consideração toda a cadeia do segmento, incluindo a indústria médico-hospitalar, as operadoras de planos de saúde e a indústria farmacêutica. Apenas a produção farmacêutica nacional abocanha aproximadamente 13% do total do setor de saúde. Em 2014, o segmento fechou com faturamento de R$ 65,7 bilhões, de acordo com levantamento do IMS Health.

 O conhecimento sobre plantas medicinais simboliza muitas vezes o único recurso terapêutico de muitas comunidades e grupos étnicos. O uso de plantas no tratamento e na cura de enfermidades é tão antigo quanto à espécie humana. Ainda hoje nas regiões mais pobres do país e até mesmo nas grandes cidades brasileiras, plantas medicinais são comercializadas em feiras livres, mercados populares e encontradas em quintais residenciais. A desarticulação de políticas públicas relativas ao atendimento das necessidades básicas de saúde das populações periféricas vem levando a uma crescente procura de alternativas economicamente mais viáveis, o que gera um aumento do consumo de plantas medicinais. O atual valor medicinal de muitas espécies vegetais deve-se em parte à divulgação das vantagens da fitoterapia e, principalmente, à constante elevação de preços dos medicamentos industrializados. (MONTANARI, 2002)

No Brasil, o principal órgão responsável pela regulamentação de plantas medicinais e seus derivados é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autarquia do Ministério da Saúde que tem como papel proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso (Brasil, 1999). Uma das ações realizadas pela Anvisa para garantir a segurança da saúde da população é o registro de medicamentos, etapa na qual os mesmos são avaliados quanto a sua segurança, eficácia e qualidade antes de serem expostos a venda para utilização pela população. A população rural sempre fez uso de plantas medicinais, mas com a expansão de seu uso entre a população urbana, iniciou-se uma pressão extrativista nos locais onde ainda se pode encontrar populações de espécies com valor de mercado. (WILLIANS, 2000).

Dessa forma, usuários de plantas medicinais de todo o mundo, mantém em voga a prática do consumo de fitoterápicos, tornando válidas informações terapêuticas que foram sendo acumuladas durante séculos. De maneira indireta, este tipo de cultura medicinal desperta o interesse de pesquisadores em estudos envolvendo áreas multidisciplinares, como por exemplo, botânica, farmacologia e fito químico, que juntas enriquecem os conhecimentos sobre a inesgotável fonte medicinal natural: a flora mundial. (LORENZI, 2002).

 

2. JUSTIFICATIVA E VIABILIDADE

        Desde os primórdios o homem faz uso das plantas para se beneficiar com suas propriedades medicinais, desde o uso de plantas que eram nativas até o momento em que plantas foram importadas de continentes a continentes e que com o passar dos anos e o avançar da tecnologia, viu se o aumento dessa produção, trazendo os medicamentos fitoterápicos ao lado das plantas medicinais que hoje estão presente em todos os ambientes sejam eles rurais ou urbanos para o uso consciente e benéfico da população.

3. OBJETIVO GERAL

Desta maneira, o presente estudo tem como objetivo geral:

  • Demonstrar através de uma cidade alvo em uma farmácia específica, o uso dos medicamentos fitoterápicos pela população na atualidade.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

:

  • Tomar ciência dos medicamentos fitoterápicos mais vendidos;
  • Apresentar informação sobre os medicamentos e plantas medicinais demonstrando sua eficácia e analisando sua e aceitação na sociedade.

4. HIPÓTESE

  • Apesar da grande aceitação e uso dos medicamentos fitoterápicos e de plantas medicinais, muitos ainda se questionam quanto o seu uso. Fatores como aceitação, eficácia, vantagens e desvantagens sobre seu uso são os mais abordados pela sociedade.

5. METODOLOGIA E FONTES

O Presente estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa descritiva e exploratória, de cunho quantitativo. Buscou-se tais informações em Drogaria, bibliotecas, através de livros de autores consagrados sobre o assunto, como também artigos acadêmicos e sites institucionais com fundamentos nos medicamentos fitoterápicos e plantas medicinais. Serão abordados conceitos de uso e aceitação social do mesmo.

6. CRONOGRAMA

            Atividade

  Agosto

     2016

Setembro

2016

Outubro

2016

Novembro

2016

Escolha do Tema

   X

Pesquisa Bibliográfica

X

   X

Coleta de Dados

X

X

Organização dos Dados Coletados

X

Revisão

X

Redação Final

   X

Apresentação dos Resultados

   X

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução de Diretoria Colegiada no. 48 de 16 de março de 2004. Aprova o regulamento técnico de medicamentos fitoterápico junto ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. DOU. Diário Oficial da União, Poder Executivo, DF, Brasília, 18 mar. 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com