TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NRelatório de controle de qualidade do AAS

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.819 Palavras (8 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

FACULDADE DE FARMÁCIA

Relatório de aula prática: Comprimido (determinação de peso médio, Friabilidade, dosagem e dissolução).

                                                                                              Discentes: Aline das Mercês

                                                                                                                Amanda Cristina Moura

                                                                                                              Mayara Reis de Andrade

Samara Alves Cavalcante

BELÉM – PARÁ

2017


INTRODUÇÃO[pic 1]

O Ácido Acetilsalicílico (AAS) é proveniente da salicina, (antitérmico e analgésico), extraída da planta Salixalba, mais conhecida como salgueiro Branco. Este fármaco foi descrito inicialmente por Rafaele Piria em 1829, e sofreu algumas modificações estruturais até que houvesse a produção do Ácido Acetilsalicílico. Em 1897, com a descoberta do AAS, Felix Hoffman sintetizou a Aspirina, primeiro medicamento produzido e comercializado com esse princípio ativo (CALIXTO; SIQUEIRA JUNIOR, 2008).

O AAS é um antiinflamatório não-esteroidal comumente utilizado pelas suas propriedades analgésicas e antitérmicas. Sua ação primária é a inativação da ciclo-oxigenase por acetilação irreversível da prostaglandina sintase, enzima que catalisa a primeira fase da biossíntese da prostaglandina a partir do ácido araquidônico. Com isso, há inibição da síntese de prostaglandinas, as quais estão especialmente associadas com o desenvolvimento da dor que acompanha a lesão ou a inflamação. Baixam, também, a febre por dilatação dos vasos sanguíneos periféricos, aumentando a dissipação do calor por transpiração (Goodman e Gilmann, 1995).

Dentre os riscos de eventos adversos existentes destaca-se: hemorragia gastrintestinal oculta ou evidente (hematêmese, melena) podendo acarretar anemia por deficiência de ferro, úlcera e perfuração gastroduodenal (ANVISA, 2011), além de ser capaz de potencializar o efeito de hipoglicemiantes (KOROLKOVAS; FRANÇA, 2007).

Apesar da introdução de muitos fármacos novos, o AAS continua sendo o analgésico, antipirético e anti-inflamatório mais prescrito, constituindo o padrão para a comparação e avaliação dos outros medicamentos (GOODMAN; GILMAN, 2005).

Por isso sua qualidade deve ser assegurada, sendo que a qualidade de um produto é dada por vários fatores que vão desde a matéria-prima até o produto final, onde estes afetam significantemente a garantia da segurança e eficácia.

Dessa forma o controle de qualidade consiste em um conjunto de operações com o objetivo de verificar se o produto está em conformidade com as especificações estabelecidas para o mesmo (Gil e Machado,2007). Entre os principais ensaios oficiais aplicados em comprimidos, destaca-se avaliação da resistência mecânica através dos testes de dureza e friabilidade; tempo de desintegração e dissolução que servem como parâmetros de biodisponibilidade e, finalmente, os ensaios de peso médio, teor e uniformidade de doses unitárias que servem para assegurar aspectos posológicos atendendo as normas de qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos (Brasil, 2010).

OBJETIVOS

  • Avaliar a qualidade de comprimidos de ácido acetilsalicílico 100 mg, através dos testes:
  • Peso médio para avaliar a homogeneidade dos comprimidos;
  • Dissolução para avaliar processo de desintegração, desagregação e valor percentual do princípio ativo;
  • Doseamento através da análise por espectrofotometria;
  • Friabilidade para determinar a resistência.

MATERIAIS E MÉTODOS

MATERIAIS

  • Comprimidos de ácido acetilsalicílico 100mg.
  • Balança analítica;
  • Balança semi-analítica;
  • Espectrofotômetro;
  • Dissolutor;
  • Friabilômetro;
  • Béquer;
  • Espátula;
  • Gral de porcelana;
  • Pistilo de porcelana;
  • Balão volumétrico;
  • Funil de vidro;
  • Papel de filtro;
  • Tampão acetato.

MÉTODOS

PESO MÉDIO

Foram pesados em balança semi-analítica, individualmente, 8 comprimidos de AAS 100mg e seu peso médio calculado.

FRIABILIDADE

Foram utilizados 8 comprimidos, que foram pesados e colocados no aparelho friabilômetro a 50 RPM por um tempo total de 5 minutos. Foi removido qualquer resíduo de pó dos comprimidos e pesou-se novamente. Onde a friabilidade foi representada pela diferença entre peso inicial e peso final dos comprimidos.

DISSOLUÇÃO

O teste de dissolução utilizou como meio tampão acetato 0,05M (pH 4,5), 500mL em cada cuba. A aparelhagem utilizada foram pás na rotação de 50 rpm. Posteriormente foi adicionado um comprimido de ácido acetilsalicílico que permaneceu por 30 minutos no dissolutor, após esse período retirou-se uma alíquota do meio de dissolução. Foi medido imediatamente as absorbâncias das soluções em 265 nm, utilizando a solução tampão para ajustar o branco. Para o cálculo da quantidade de ácido acetilsalicílico dissolvido no meio comparou-se as leituras obtidas com a da solução de ácido acetilsalicílico padrão na concentração 0,008% (p/V), que foi preparada no momento do uso.

DOSEAMENTO

Os comprimidos utilizados na determinação de peso médio (8 comprimidos), após passar pelo teste de friabilidade foram triturados, utilizando gral e pistilo de porcelana. Posteriormente pesou-se 0,0119mg do ácido acetilsalicílico em béquer que foi transferido para balão volumétrico de 100mL e volume completado com água destilada. Para determinação da quantidade de ácido acetilsalicílico, realizou-se leitura em espectrofotômetro a 265nm e amostra foi comparada ao padrão.

UNIFORMIDADE DE DOSE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com