TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nervo vago

Por:   •  14/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 2

* aferente visceral especial na gustação na epiglote

* aferente visceral geral ( pegando parte da faringe,

laringe traqueia, esofago, visceras toráxicas e abdominais.

* aferente somático geral

* eferente visceral geral visceras toráxicas e abdominais

* eferente visceral especial ( inerva musculos da faringe e

da laringe).

cerebral ou na medula sacral

parassimpatica neuronios que se concentram o tronco cerebral ou na medula sacral (divisão craniossacral)

Nervos sensitivos são os que contêm somente fibras sensitivas, que conduzem impulsos dos órgãos sensitivos para o sistema nervoso central. Nervos motores são os que contêm somente fibras motoras, que conduzem impulsos do sistema nervoso central até os órgãos efetuadores (músculos ou glândulas). Nervos mistos contêm tanto fibras sensitivas quanto motoras.

Características:

​O nervo vago é o maior nervo craniano. misto(componente motor e sensitivo). O nervo vago, também conhecido por nervo pneumogástrico e descrito na literatura como nervo X, é o 10º par dos 12 nervos cranianos que possui ação motora e sensitiva. A estimulação do nervo vago, conhecida por estimulação vagal pode causar um desmaio, mas ela também pode acalmar e por isso está sendo estudada para o tratamento de doenças como epilepsia e depressão.

Origem:

tem origem no sulco lateral posterior do bulbo raquidiano, logo abaixo do N. glossofaríngeos  e sai do crânio por uma abertura chamada de forame jugular, descendo pelo pescoço e tórax até terminar no estômago. Durante o trajeto do nervo vago, este inerva a faringe, laringe, coração e outros órgãos, sendo através dele que o cérebro percebe como estão estes órgãos.

Função:

responsável pela inervação parassimpática de praticamente todos os orgãos que recebem inervação parassimpatica( pulmao coração, estômago, intestino delgado, etc) ,produção de suor; Regulação da frequência cardíaca e da pressão arterial; deglutição; Controle dos movimentos dos intestinos, fonação( gerar sons através da voz) dos músculos do pescoço e da boca. Além disso, o nervo vago divide alguma das suas funções com o nervo glossofaríngeo, especialmente na região do pescoço, sendo responsáveis pela sensação gustativa, onde o nervo vago está mais relacionado com o azedo e o glossofaríngeo com o sabor amargo.

estimulação do nervo vago:

A estimulação excessiva do nervo vago gera uma situação chamada síncope vagal ou desmaio. Ela ocorre normalmente em indivíduos jovens e deve-se à redução da frequência cardíaca e da pressão sanguínea, devido a falta de oxigênio no cérebro, provocando desmaio.

A síncope vagal pode ser causada por:

  • Exposição ao calor;
  • Emoções fortes, como a raiva;
  • Engolir alimentos muito grandes;
  • Estar numa altitude elevada;
  • Sentir fome, dor, ou outras experiências desagradáveis.

A estimulação do nervo vago também pode ser feita através de uma massagem na região lateral do pescoço. Por vezes a manobra vagal é feita pelos médicos em caso de emergência para regularizar a arritmia cardíaca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com