TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BACHARELADO EM FÁRMACIA

Por:   •  17/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE      

UNIDADE ACADÊMICA DE SAÚDE

CURSO: BACHARELADO EM FÁRMACIA

DISCIPLINA: EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA

DOCENTE: YONARA MONIQUE DA COSTA OLIVEIRA

DISCENTES: ANA CAROLINA DE AGUIAR FERREIRA

                       JOSÉ WYLLKEE MEDEIROS ARAÚJO

ATIVIDADE: SISTEMAS DE SAÚDE DO MUNDO

                                                    CHILE

           MODELO DE PROTEÇÃO ADOTADO

O modelo de proteção adotado pelo Chile entre os anos de 1950 foi o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com base no modelo inglês. Com a reforma setorial que ocorreu entre os anos de (2000- 2006), esta fortaleceu o sistema público – Fondo Nacional de Salud (Fonasa), e o privado, constituído pelos institutos de Salud Previsionales (Isapres). O país promoveu reforma no modelo de Atenção Primária à Saúde (APS) no início de 2005 com a implementação do modelo Atención Integral de Salud Familiar y Comunitário seguido por três princípios: centrado nas pessoas, capaz de prover cuidados integrais e garantir continuidade. No entanto esse país apresenta como modelo de proteção adotado, o de seguridade social, mesmo sendo de difícil o acesso às ferramentas de saúde.

                           

           COMPONENTES DO SISTEMA

                       COBERTURA

O Sistema de saúde chileno configura-se estratificado, sendo uma parcela da população que possui maiores rendimentos contrata planos de saúde no mercado segundo sua opção individual. É uma pequena proporção da população que pertence à classe alta, que contrata serviços de saúde de prestadores privados através de pagamentos pessoal, sem a intervenção dos ISAPREs e FONASA. Os setores de renda mais alta e alguns trabalhadores e empregados que em razão da relação de trabalho estão matriculados em alguns ISAPREs (seguradoras privadas que recebem contribuições obrigatórias dos trabalhadores para gerir planos de saúde). A classe média pode optar por um regime de livre eleição do FONASA, com co-pagamentos variáveis segundo o nível do profissional. E os estratos de baixa renda são atendidos pelos serviços estatais de forma gratuita mediante comprovação da condição de pobreza, ou realizando um pagamento de acordo com o ingresso.

                  FINANCIAMENTO

O sistema de saúde chileno ainda é marcado pela utilização de rede própria do Estado e financiado por recursos públicos e cotizações dos beneficiários, majoritariamente de baixa renda. De outro, um sofisticado sistema privado de asseguração atende às camadas de renda mais elevada da população, cuja base de financiamento repousa numa obrigatoriedade imposta pelo Estado: a contribuição dos assalariados 7% de sua renda. A parcela da população que não tem vínculo formal com o mercado de trabalho também participa do sistema. Cada indivíduo tem a mesma obrigação de cotização junto ao Fonasa ou às Isapres. Nos casos em que a renda não possibilita o cumprimento das obrigações mínimas para com o Fonasa ou com uma Isapre, a vinculação se dá ao sistema público, sob a declaração de indigência por parte do beneficiário. Implicitamente, o Fonasa custeia a saúde dessa parcela da população a partir do financiamento público, configurando uma espécie de subsídio à oferta.  

              FORÇA DE TRABALHO

O sistema de saúde atende nos níveis de atenção primária e atenção hospitalar, sendo composta por Equipes de Atenção Primária à saúde (APS): Médicos, enfermeiras, matronas, técnicos paramédicos, há também as Equipes transversais composta por: Psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e odontólogos.

           REDE DE SERVIÇOS

Os beneficiários do sistema público filiados ao Fonasa, podem eleger duas modalidades de atendimento: Modalidade Institucional prestada pelos estabelecimentos públicos; e Modalidade de Livre Eleição, com acesso direto a estabelecimentos privados conveniados ao Fonasa, mediante copagamento. O sistema Isapre é um misto de dois tipos de instituições com formas distintas de inserção no mercado. As instituições abertas franqueiam seus contratos a quaisquer pessoas que queiram aderir ao plano com seus recursos compulsoriamente consignados para as prestações de serviços relativas à saúde. As fechadas são instituições especializadas no atendimento a clientelas selecionadas com maior participação dos empregadores no patrocínio e na gestão destas.

INSUMOS, TECNOLOGIAS E CONHECIMENTO

O Chile apresenta o Fundo de Farmácia (FOFAR) que tem como objetivo fornecer remédios oportunos e gratuitos para o tratamento de hipertensão, diabetes, colesterol e triglicérides elevados. Este programa beneficia pacientes maiores de 15 anos atendidos na rede pública. Além da entrega de medicamentos, o Fundo inclui outras estratégias complementares, como: adesão ao tratamento e gerenciamento de sinistros.

                    ORGANIZAÇÕES

 O Sistema Nacional de Serviços de Saúde, que contempla o Ministério da Saúde (MINSAL) e suas Subsecretarias de Saúde Pública e Subsecretaria de Redes Assistenciais; o Fondo Nacional de Salud (Fonasa); as Secretarias Regionais Ministeriais de Saúde (SEREMI) responsáveis pelas ações de saúde pública; e os Servicios de Salud (SS), subsistema privado composto pelas Isapres. -Subsistema das Forças Armadas, regulado pelo Ministério da Defesa – residual. O sistema público desenvolve-se através do Fundo Nacional de Saúde (FONASA), mediante o Sistema Nacional de Serviços de Saúde (SNSS), além de seus 29 serviços de saúde regionais e, o sistema municipal de atenção primária, que cobrem aproximadamente 70% da população nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com