TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Por:   •  12/12/2022  •  Seminário  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

 

DISCIPLINA: Biofarmácia

DISCENTE: Larissa Figueiredo

 

Atividade-I

 

  1. Os estudos biofarmacêuticos comprovaram que o conceito de qualidade de um medicamento vai além dos aspectos técnicos considerados essenciais, tais como identidade, pureza, teor, a potência, entre outros. Discuta esta afirmativa?

 Além dos aspectos técnicos dito acima, para se dar o conceito de qualidade de medicamento deve ser analisado o comportamento farmacinético adequado, otimização das formas farmacêuticas, orientação na síntese do fármaco, orientação do fármaco ao tecido-alvo buscando evitar efeitos colaterais, analise da cronofarmacocinética e a toxicocinetica do carmaco para ser considerado um medicamento de qualidade.

  1. A absorção é influenciada por inúmeros fatores relacionados com as propriedades físicoquímicas do fármaco. Descreva estas propriedades relacionando com absorção.

As propriedades físico-quimicas que estão relacionadas com a absorção são: redução do tamanho da partícula pela micronização que aumenta a superfície de contato e a velocidade de dissolução do fármaco e sua solubilidade nas membranas, o conhecimento do caráter amorfo ou cristalino sendo fundamental para o desenvolvimento farmacotécnico por influenciar as operações unitárias durante a fabricação, a estabilidade química da molécula do fármaco e a sua atividade biológica.

  1. Para poder ser absorvido, o fármaco deve ser dissolvido. Explique por que uma refeição rica em lipídeos favorecerá a dissolução das moléculas lipofílicas: o exemplo é o da griseofulvina.

 

  1. Discuta sobre a influência das formas farmacêuticas sobre a cinética de disponibilização do fármaco.

Dependendo da forma farmacêutica escolhida é determinada a via de administração, a liberação do fármaco da forma farmacêutica podendo ou não ocorrer. Por isso, é visto uma grande influência da forma farmacêutica a ser escolhida a determinado fármaco para ocorrer a cinética de disponibilização do mesmo, para ser absorvido, metabolizado, ação e eliminado da melhor forma.

  1. Determine a relação das concentrações das formas ionizadas e não ionizadas dos três fármacos utilizando a Henderson-Hansselbalch na condição pH = 1,2 e 6,8. Avalie as características químicas dos fármacos com base na teoria Bronsted e na teoria de Lewis?  

 

Dados: glibenclamida (pka=5,3) e  paracetamol (pka = 10)  

 

 

 

[pic 1]

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (59.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com