TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESPECTROMETRIA DE MASSA

Por:   •  6/12/2021  •  Resenha  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE MADRE THAIS

Olá, bom-dia a todos! Eu me chamo Alexandre e

 darei continuidade a apresentação falando resumidamente sobre a espectrometria de massa. Será necessária entendê-la, pois no decorrer da apresentação veremos que os pesquisadores a utilizaram acoplada a outras técnicas.

ESPECTROMETRIA DE MASSA

O que é? a espectrometria de massa

é uma técnica qualitativa e quantitativa, utilizada para separar os componentes de uma amostra pela sua massa e carga elétrica,

 e é utilizado um instrumento chamado espectrômetro que é acoplado a um computador.

SLIDE 2

Para que serve?

Ela nos dá informações sobre massa e estrutura das moléculas quando submetidos a ionização, fragmentação e análise da relação massa-carga (m/z). Sendo utilizada para identificar os elementos e isótopos da amostra, para determinar as massas de moléculas e como uma ferramenta para ajudar a identificar estruturas químicas; podendo medir a pureza da amostra e a sua massa molar.

SLIDE 3

Como funciona a espectrometria de massas?

Explicarei como é feira a espectrometria de massas para identificar isótopos (isótopos são átomos do mesmo elemento químico, mas que apresentam número de massa diferente, como o Cl, por exemplo).

Na parte inicial colocamos a amostra e ela passa por um sistema de feixe de elétrons e então ocorre a ionização da amostra. Posteriormente a amostra vai ser aquecida até ser vaporizada e passarar por alguns filtros e ocorrerar então a aceleração das moléculas. Em seguida ocorre o contato das moléculas aceleradas com um campo magnético, esse campo faz com que as moléculas desviem suas trajetórias, que serão diferentes, pois as moléculas possuem massas diferentes, então a inercia delas será diferente, então o desvio das moléculas será diferente. E então essas moléculas passaram por um detector, que é a parte que está acoplada a um computador e esse computador vai fazer a leitura dos isótopos fazendo ainda a contagem dos mesmos.

- - - - - -  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

FABIO

CROMATOGRAFIA GASOSA

O que é?

é um tipo comum de cromatografia usada em química orgânica para separação de compostos que podem ser vaporizados sem decomposição.

Para o que serve?

Os usos típicos da Cromatografia Gasosa incluem teste de pureza de uma substância em particular, ou separação de diversos componentes de uma mistura; podendo, em algumas situações, ajudar a identificar um composto. Essa técnica é utilizada para monitorar diversos processos industriais de forma automática: analisando as correntes de gás em períodos pré-determinados e realizando reações de forma manual ou automática para compensar

Como é feita?

Nessa técnica existe uma fase móvel e uma fase estacionaria. A fase móvel é gás transportador: como o hélio, que leva amostra até o detector; ou então um gás não reativo como o nitrogênio; A fase estacionaria pode ser uma camada microscópica de líquido (CGL), ou pode ser um polímero sobre um sólido inerte (CGS), dentro de uma peça tubular chamada coluna.

Basicamente, teremos, como podemos ver na imagem, uma coluna cromatográfica (detalhe que ela está presente dentro de um “forno”, que é esse aparelho da imagem ao lado), essa coluna está conectada a um sistema de injeção e um sistema de detecção.

Para o sistema funcionar é necessário um gás de arraste inerte, como o nitrogênio e a adição da amostra (primeiro se tem o fluxo do gás e posteriormente se tem a adição da amostra). O fluxo de gás passa pela coluna por onde os componentes da amostra se deslocam a velocidades influenciadas pelas interações dos analitos pela fase estacionaria. Então, as substâncias que têm a maior interação com a fase estacionária são retidas por mais tempo e, portanto, separadas daquelas de menor interação. À medida que as substâncias eluem da coluna podem ser quantificadas por um detector, os sinais são amplificados e transformados em um cromatograma. Essa parte de aquisição dos dados é feito por um computador.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -    

DEPOIS DA JESSICA

Cromatografia acoplada a espectrometria de massas na determinação de substâncias toxicas em alimentos

A presença de substâncias tóxicas em alimentos pode ser ocasionada por diversas fontes de contaminação. Uma das principais fontes de contaminação de alimentos é a utilização de agroquímicos, que são substâncias empregadas para aumentar a qualidade e a quantidade de alimentos necessários ao sustento da população. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com