TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DETERMINAÇÃO DA DIFERENÇA EM CIGARROS COMERCIAIS E ILEGALMENTE COMERCIALIZADOS POR ESPECTROMETRIA DE MASSAS POR IONIZAÇÃO POR ELESTROSPRAY

Por:   •  12/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 8

Artigo de Revisão

DETERMINAÇÃO DA DIFERENÇA EM CIGARROS COMERCIAIS E ILEGALMENTE COMERCIALIZADOS POR ESPECTROMETRIA DE MASSAS POR IONIZAÇÃO POR ELESTROSPRAY (ESI-MS)

Artigo de revisão apresentado à disciplina espectrometria de massas como requisito parcial à conclusão do Curso de engenharia de alimentos, campus avançado de Jandaia do Sul, Universidade Federal do Paraná.

Orientador: Prof. Eduardo Meurer

Camila Louise Martins1    

                                                                                             Resumo

1 Universidade Federal do
Paraná (UFPR)

Jandaia do Sul- PR- Brasil

Os estudos concretizados confirmam que as doenças relacionadas ao tabaco são causadoras da morte de milhões de pessoas por todo o mundo. Este contém muitos elementos tóxicos, dentre eles a nicotina, uma substância psicoativa, estimulante do sistema nervoso central, que causa dependência química e psicológica. A nicotina que está presente nas folhas de tabaco é encontrada comercialmente na forma de cigarro e também é o principal alcalóide encontrado nas plantas de tabaco sendo o principal agente causador da dependência psíquica e física. A avaliação do metabolismo e disposição da nicotina tornou-se parte integrante dos programas de tratamento de dependência de nicotina. As indústrias de cigarro avisam em sua embalagem o teor de nicotina presente na fumaça do cigarro, através de uma metodologia padronizada pela ISO (International Organization Standardization). O crescente mercado ilegal de cigarros afeta especialmente a saúde dos consumidores, pois não obedece aos padrões de nicotina decretados pela legislação. E o comércio ilegal deste produto tem sido um problema de ordem mundial, economicamente, pois não há a arrecadação de impostos, mas principalmente o risco para a saúde que este pode provocar, uma vez que não passa por nenhum processo de fiscalização. Estudos quantitativos já foram realizados, mas não constam análises do teor de nicotina no fumo de cigarros comercias e ilegalmente comercializados.

Palavras-chave: Nicotina, Componentes, Espectrômetro de       massas.

Abstract

The studies confirm that tobacco-related diseases are causing the deaths of millions of people around the world. It contains many toxic elements, among them nicotine, a psychoactive substance that stimulates the central nervous system, which causes chemical and psychological dependence. Nicotine that is present in tobacco leaves is found commercially in the form of cigarettes and is also the main alkaloid found in tobacco plants being the main causative agent of psychic and physical dependence. Assessment of nicotine metabolism and disposition has become an integral part of nicotine addiction treatment programs. The cigarette industry warns in its packaging the content of nicotine present in cigarette smoke, through a methodology standardized by ISO (International Organization Standardization). The growing illegal cigarette market particularly affects consumer health as it does not comply with the nicotine standards enacted by the legislation. And the illegal trade of this product has been a problem of world order, economically, since there is no collection of taxes, but mainly the risk to the health that this can provoke, since it does not undergo any process of inspection. Quantitative studies have already been carried out, but there are no analyzes of nicotine content in commercial and illegally marketed cigarette smoke.

Key words: Nicotine, Components, Mass spectrometry.

  1. Introdução

Espectrometria de massas (MS, mass spectrometry) é uma técnica analítica extremamente valiosa em que moléculas em uma amostra são convertidas em íons em fase gasosa, que são subsequentemente separados no espectrômetro de massas de acordo com sua razão massa (m) sobre a carga (z), m/z. A espectrometria de massas é uma poderosa ferramenta que foi usada, no princípio, na determinação de massas atômicas e, vem sendo agregada, na atualidade, na busca de informações sobre a estrutura de compostos orgânicos, na análise de misturas orgânicas complexas, na análise elementar e na determinação da composição isotópica dos elementos.

Um espectrômetro de massas pode conter componentes distintos em cada setor de funcionamento do aparelho para melhorar a resolução do resultado a ser adquirido. Entretanto, é encontrado em todos os EM as seguintes estruturas: Fonte de ionização, fendas de passagem dos elétrons, analisador de massas e um detector de leitura.

A deposição de amostras por eletrospray forma uma cama da homogênea de microcristais de igual tamanho. O método foi escolhido para alcançar uma rápida evaporação e para minimizar efetivamente os efeitos de segregação da amostra. Nesta técnica, uma pequena quantidade de mistura amostra-solvente é percolada num capilar (de aço inoxidável ou vidro) no qual se introduz um eletrodo. A deposição acontece aplicando alta tensão entre o eletrodo e o porta amostras que é um suporte metálico. O alto campo elétrico criado na ponta do capilar causa a emissão de pequenas gotas carregadas.

O Paraná é um dos estados que mais sofrem com o comércio ilegal. A Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) estima que 35% dos cigarros vendidos no Estado são contrabandeados. Segundo balanço divulgado ontem pela Receita Federal, as apreensões de cigarro no Paraná no ano passado somaram R$ 43,2 milhões, 13% a mais do que em 2011. Em todo o País, o valor chegou a R$ 134 milhões.

O Paraguai é o grande produtor do tabaco ilegal vendido no Brasil. O país tem 60 fábricas de cigarros, das quais 38 estão em Ciudad del Este, na fronteira com o Paraná. A proximidade torna o Estado o corredor para o contrabando, além de grande mercado consumidor.

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) a legislação em vigor: RDC nº 14, de 16 de março de 2012, que restringe o uso de aditivos em todos os produtos derivados do tabaco e estabelece os limites máximos de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono nos cigarros.

  1. Material e Métodos

2.1    Equipamentos

Um cromatógrafo acoplado com um detector de ionização por eletrospray (ESI- MS). O detector de condutividade térmica do mesmo instrumento foi usado para determinar a viabilidade e parâmetros para análise dos picos por espectrometria de massa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (406.8 Kb)   docx (108.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com