TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gráfico de temperatura e propriedades coligativas

Por:   •  5/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

GRÁFICO DE TEMPERATURA E PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Introdução

Uma solução é a mistura entre duas substâncias que apesar de se integrarem não perdem suas características. Porém para estudar as modificações ocasionadas por essas misturas nos  estados físicos das soluções temos os estudos das propriedades coligativas.

A compreensão das propriedades coligativas é de extrema importância, pois facilita o entendimento de fenômenos químicos simples e mais complexos, que ocorrem diariamente. Quando adicionamos um soluto não volátil em um solvente ocorre modificação em suas propriedades, essa reação é chamada de efeito coligativo. O efeito coligativo só depende do número de moléculas ou íons dissolvidos e não de suas naturezas. Usamos a expressão “soluto não volátil” quando o PE do soluto for superior ao do solvente.

As propriedades coligativas são:

Tonoscopia ou tonometria: O efeito tonoscópico é a diminuição da pressão de vapor de um solvente quando um soluto não volátil é adicionado a ele.

Ebulioscopia ou Ebuliometria: O efeito ebulioscópico é o aumento do ponto de ebulição de um solvente quando adicionamos um soluto não volátil a ele.

Crioscopia ou crometria: O efeito crioscópico é a diminuição do ponto de congelamento de um solvente quando um soluto não volátil é adicionado a ele.

Osmoscopia: O fenômeno da osmose ocorre quando colocamos um solvente puro e uma solução (ou duas soluções com concentrações diferentes) separados por uma membrana semipermeável e ocorre a passagem de solvente pela membrana no sentido do solvente para a solução (ou da solução menos concentrada para a mais concentrada).

Objetivos

Aprender como proceder no aquecimento de Erlenmeyer ou béquer usando o Bico de Bunsen;

Fazer leitura correta com o termômetro;

Elaborar uma curva de aquecimento;

Observar se a temperatura vai reduzir muito em relação a outra.

Materiais

Erlenmeyer

Tela de Amianto

Bico de Bunsen

Béquer

Termômetro

Agua destilada

Sal

Balança de precisão

Gelo

Cronometro

Métodos

Executamos com fidelidade todos os passos pontuados no roteiro para a realização do experimento, este consistiu em duas partes sendo a primeira a observação do tempo de ebulição da água com sal e pôr fim a água destilada, a priori já conhecemos que o a temperatura da ebulição da água é de 100ºc, desta maneira colocamos em um dos Erlenmeyer 5g de Cloreto de sódio (sal), neste mesmo Erlenmeyer adicionamos também 150ml de agua destilada, posicionamos então o recipiente diretamente em sobre a tela de amianto, neste momento então medimos com o termômetro a temperatura do Erlenmeyer que no caso devera ser o mesmo do recipiente a ser usado no segundo momento, sua temperatura era ambiente, em torno de 24ºc, neste momento então foi acesso o bico de Bunsen dando início ao aumento de temperatura gradual do Erlenmeyer e consequentemente da solução contida nele, com a instrução dada pelo roteiro de aula, monitoramos a temperatura que gradualmente se elevava a cada 2 minutos, ao atingir a temperatura de 80ºc esse tempo de monitoramento diminui para intervalos de 1 minuto, até atingir o ponto de ebulição, o tempo observado até esse momento foi de aproximadamente 7 min e 40 seg. foi dado início a segunda etapa do experimento para que pudéssemos de fato observar a variação de tempo entre o ponto de ebulição de uma solução de agua e sal e o ponto da agua destilada, colocamos em um outro Erlenmeyer com a mesma temperatura (em torno de 24ºc) a quantidade aproximada do conteúdo anterior, 160ml, posicionamos este recipiente diretamente sobre a tela de amianto que por sua vez recebeu a chama vinda do bico de Bunsen e monitoramos de forma igual a ascensão da temperatura, no caso em intervalos de 2 minutos até atingir a temperatura de 80ºc e após a cada 1 minuto até atingir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com