TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HORMÔNIO DO CRESCIMENTO

Por:   •  30/6/2016  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

O hormônio do crescimento (GH), ou somatotrofina (ST), é um hormônio proteico produzido e secretado pela  hipófise anterior. Ele é responsável por estimular o crescimento e a multiplicação celular em humanos e outros animais vertebrados, deste modo, sendo funtadamental para o crescimento de uma pessoa.

 Esse hormônio é liberado na corrente sanguínea pelas células somatotrópicas encontradas na hipófise anterior, que sintetiza o GH em maior quantidade quando comparado a outros hormônios produzidos por essa glândula. Se ocorrer algum problema no desenvolvimento dessas células, assim como a destruição da hipófise anterior, resultará na deficiência de GH.

Os peptídeos liberados pelos núcleos neurossecretores do hipotálamo à veia porta hipotalâmica são os principais controladores da secreção de GH por parte dos somatótropos. Já a grelina, com o hormônio da liberação do hormônio do crescimento (GHRH) é responsável pela promoção da secreção do GH, e a somatostatina é responsável por inibi-la.

 Vários fatores afetam o equilíbrio entre os peptídeos estimuladores e inibidores, como por exemplo, o sono, o exercício físico, a hipoglicemia e as proteínas ingeridas na dieta, que atuam como fatores estimulantes. Já os carboidratos provenientes da dieta e os glicocorticoides são fatores inibidores.

A quantidade e o padrão de liberação do GH variam ao longo da vida de um indivíduo. O pico dos níveis basais encontra-se durante a infância. A amplitude e a freqüência de picos são máximos durante o estirão pubertário.

Entre as décadas de 1960 a 1980, o GH era obtido por meio de hipófises de cadáveres, o que limitava o seu uso. Porém, o desenvolvimento da tecnologia do DNA recombinante possibilitou a introdução do gene do hormônio do crescimento humano em bactérias com objetivo de que elas produzissem esse hormônio, o que permitiu a utilização do GH em uma série de situações clínicas, como por exemplo, em tratamentos com reposição homonal em casos de nanismo, síndrome de Turner, hipopituitarismo, insuficiência renal crônica e doenças genéticas onde ocorrem defeitos de formação óssea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com