TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório BPL e Operações Farmacêuticas

Por:   •  7/1/2022  •  Relatório de pesquisa  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE FARMÁCIA DISCIPLINA DE FARMACOTÉCNICA 1

 – EAD Atividade P1: Relatório BPL e Operações Farmacêuticas N° do quarteto:

 1- Comente sobre as boas práticas de manipulação desde o momento em que se entra no laboratório até ir para a bancada.

 Assim que entrar no laboratório devemos estar de calça comprida, calçado fechado, máscara, cabelo preso, e retirar anéis, pulseiras e relógios, depois vamos colocar o jaleco e a touca. Após esse processo vamos realizar a assepsia das mãos com água e sabão, podemos complementar com a utilização de álcool 70°. Ao chegar na bancada devemos limpa-la com álcool 70°.

2- Quais as diferenças entre a balança digital e a mecânica? Comente sobre suas principais características.

A balança digital apresenta 3 casas após a vírgula apresentando maior precisão ela pode ser tanto aberta quanto fechada, nesse caso ela protege melhor o material, devemos ligar essa balança assim que chegamos ao laboratório pois ela precisa de um tempo para estabilizar. A balança mecânica não possui uma precisão tão grande, mas ela geralmente consegue alcançar pesos maiores e ela possibilita que a pesagem seja realizada no próprio recipiente que vamos utilizar para realizar algum processo como a trituração que é realizada no gral, nesse caso o peso é ajustado pelo profissional gradualmente até chegar no peso do frasco e depois adicionamos o peso que queremos da substância já que nesse modelo de balança não possui tara como na balança digital.

 3- Com relação à trituração, quais são os principais materiais utilizados? Qual o objetivo dessa operação farmacêutica?

 A trituração é realizada com a finalidade de diminuir o tamanho das partículas, para isso utilizamos o conjunto gral com pistilo que podem ser de vários materiais como porcelana e vidro dependendo da matéria prima, uma espátula para remover o material que se adere no gral e no pistilo e pode ser utilizada também uma espátula de pão duro a fim de remover o máximo de material do gral.

4- Comente sobre as principais características e usos dos seguintes materiais: proveta, pipeta, cálice e bécher A proveta e a pipeta são vidrarias de precisão, são utilizados para medir volumes exatos, volumes menores utilizamos a pipeta e volumes maiores utilizamos a proveta.

O cálice e o bécher são vidrarias de contenção, neles que realizamos os preparos das misturas, o cálice possui um bom formato para realizar dissolução e o bécher é importante para o aquecimento de soluções, já que o cálice não deve ser aquecido. 5- Quais materiais precisamos para realizar uma filtração eficiente? Descreva como esse procedimento é realizado. Para realizar a filtração primeiramente devemos montar a aparelhagem com um suporte para segurar o funil (que pode ser de plástico ou de vidro dependendo da substância filtrada), no caso da filtração de líquidos adicionamos um papel de filtro dobrado com uma dobra simples (sólido +líquido) ou preguiada (líquido + líquido), esse papel deve ser molhado com água destilada. Em baixo do funil colocamos um recipiente para receber esse filtrado que pode ser um bécher ou um cálice, importante que a ponta do funil esteja encostada na vidraria que preferencialmente devem estar aferidos pois pode ser necessária a adição de água destilada para completar a filtração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com