TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Visita Técnica ao Lacen-Ce

Por:   •  3/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

 UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

DISCIPLINA DE ESTÁGIO EM CENÁRIOS PRÁTICOS DE FARMÁCIA NO SUS I

  • PROFESSOR (PROF. DRA. JAMILE MAGALHÃES)

JOSÉ WILSON COSME DE MESQUITA JÚNIOR

RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA (LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA – LACEN/CE)

(27/06/2019. ESTUDANTE PRESENTE NA VISITA)

(REDENÇÃO/CE)

2019

1 INTRODUÇÃO

Desenvolvido pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS), por meio dos seus professores do curso de Farmácia, afim de melhor compartilhar com os estudantes do curso melhores formas de entender o campo profissional farmacêutico, foi introduzindo como parte de formação fora de sala, o campo de prática no primeiro semestre do curso de Farmácia da UNILAB, o que faz com que os discentes sejam desde o início façam parte de um meio integralizado da profissão e assim conhecer a história do curso, suas diretrizes, áreas de atuação, além de percorrer pelo lado humanístico em formar para a ação comunitária, tecnologia (Industria) e incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Confere ao estágio, previsto pela Lei 11788/08, visa proporcionar aos discentes em formação crescimento profissional por meio de situações e atividades o aprimoramento das técnicas ensinadas a partir do conteúdo teórico/prático. Em seu Art. 1º § 2º, a Lei nº 11.788/2008, define o objetivo geral do estágio, em qualquer modalidade de ensino “o estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho”.

A finalidade deste trabalho é relatar as atividades referente a visita técnica Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-CE), atividade desenvolvida durante a disciplina de Estágio em Cenários práticos de Farmácia no SUS I, ministrado pelos professores Daniel Freire de Sousa, Jeferson Falcão do Amaral, Jamile Magalhães Ferreira e Aline Santos Monte. Por meio dessa atividade fora do espaço de sala de aula, buscou fomentar nos estudantes um pouco sobre a história do local e principalmente fazê-los conhecer a profissão farmacêutica. A visita técnica foi realizada na Cidade de Fortaleza na data de 27 de junho de 2019 e nesta ocasião os professores que acompanham os estudantes foram Daniel Freire de Sousa e Jamile Magalhães Ferreira. 


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Conhecer através da visita técnica o LACEN, para assim ter uma melhor compreensão sobre as vastas áreas de atuação dentro do espaço e analisar como é feito cada trabalho.

2.2 Objetivos Específicos

a) Caracterizar os benefícios do local para o Estado do Ceará;

c) Identificar as potencialidades da área farmacêutica no local, suas novidades para o futuro, quais já foram conquistadas no presente, e fazer a ambientação dos estudantes para ficarem mais pertos do campo de trabalho.

3 OBSERVAÇÕES SOBRE A VISITA TÉCNICA

No dia 27 de junho de 2019, a turma de estudantes do curso de Farmácia da UNILAB, por meio da disciplina de Estágios em cenários práticos do sus I, viajaram até a cidade de Fortaleza para participarem de sua segunda visita técnica do módulo de estágio do primeiro semestre, o destino em questão o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

Ao chegarem ao LACEN, os estudantes foram recepcionados pela Professora da Unifor e Farmacêutica/Bioquimica Daise, que também é responsável pelo centro de estudos do Lacen. A princípio foi repassado para os estudantes um vídeo institucional, contanto um pouco sobre a história do local, destacando o objetivo do qual ele foi concebido, sendo ele: “O laboratório foi feito para o atendimento ao SUS, mas de forma integrada ao Governo, de modo que o serviço é prestado para destacar pontos que possam fazer estudos e análises sobre a saúde pública e também laboratórios conveniados”. O laboratório tem interesse em doenças de agravos, doenças que os médicos são obrigados a notificar que ela está existindo na sociedade, por exemplo. Dengue, Zica, Chikungunya, e outras doenças de notificação compulsória. Além disso, o CRES (Centros de Referencias), de cada região do Estado envia ao Laboratório e se for de interesse de saúde pública, os materiais que fazem as análises de exames.

No vídeo institucional foi apresentado além das diretrizes bases sobre o funcionamento do LACEN, a estrutura e os locais pelo Estado onde se encontram os laboratórios, pois por conta da demanda do Ceará foi necessário a construção de novos espaços divididos estrategicamente ao longo das regiões. Além do LACEN de fortaleza, existem outros cinco espalhados, que ficam nas cidades de Tauá. Juazeiro do Norte, Senador Pompeu, Crato e Icó.

A seguir, outro vídeo foi repassado aos estudantes, dessa vez com a temática sobre como é o comportamento de quem trabalha dentro do LACEN, chamadas de medidas ou sistemas de BIOSEGURANÇA, pois existe todo um protocolo que precisa ser seguido para que nenhum tipo de contaminação possa ser causado por conta de algum procedimento que não foi bem realizado. Essas medidas são realizadas diariamente e não restringe nenhum funcionário, todos precisam fazer, desde a equipe de limpeza até a diretoria do local.

Após os vídeos, ocorreu um momento para que os estudantes pudessem tirar suas dúvidas e assim prosseguir com a visita, principalmente na questão in loco.

Com o encerramento das falas e apresentações, se iniciou a visita por cada laboratório do LACEN, por conta do número elevado de estudantes, foram divididos grupos, para que assim todos tivesse uma experiência de conhecimento. Dentre os laboratórios visitados, destacam-se o de Físico Química de Água e Alimentos II, que foi apresentado os mecanismos para a identificação de átomos encontrado em metais: Potássio, Calcio, Magnésio e Sódio, através de luzes que fazem a identificação. O laboratório de Físico Química de Medicamentos I. Nesse laboratório foi percebido como fazer amostras que vem a vigilância sanitária, nesse local é feito analises acerca de medicamentos para que eles possam ser oferecidos a sociedade de forma eficaz. No laboratório Microbiologia de Alimento e Água, o estudo é voltado para a verificação de como está a qualidade da água para todos os municípios do Estado do Ceará, esse programa da água é feito a partir de um plano nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (155.1 Kb)   docx (89.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com