TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TESTE DE SOLUBILIDADE

Por:   •  28/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  985 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

Colegiado de Farmácia

Docente: Tiago Oliveira

Discentes: Évila Lopes Meira, Karolayne Oliveira Garcia, Mariely Silva Cardoso, Maira Catarina Silva Freitas, Taina Oliveira da Silva.

TESTE DE SOLUBILIDADE

Jequié /Bahia

2018


Évila Lopes Meira

Karolayne Oliveira Garcia

 Mariely Silva Cardoso

Maira Catarina Silva Freitas

 Taina Oliveira da Silva.  

                       TESTE DE SOLUBILIDADE

[pic 2][pic 3]

Jequié /Bahia

2018

INTRODUCAO

A solubilidade de compostos orgânicos é um importante parâmetro para a caracterização química. Testes de solubilidade permitem prever a presença ou ausência de grupos funcionais e reatividade em alguns casos. De forma genérica, os testes de solubilidade permitem em uma primeira análise classificar o composto em substância ácida, básica ou neutra. Assim os testes são realizados em água, solução de hidróxido de sódio, ácido clorídrico diluído, éter e ácido sulfúrico concentrado. A maioria dos compostos orgânicos é solúvel em solventes orgânicos. Entretanto, algumas moléculas orgânicas também são solúveis em água. Isso demonstra alta porcentagem de grupos polares na cadeia carbônica, ou seja, uma molécula com baixo peso molecular contendo grupos -OH, -NH2 ou -CO2H, ou uma molécula maior contendo mais de um grupo polar. Compostos insolúveis em água podem apresentar alta solubilidade em soluções ácidas ou básicas se formarem um íon. Os grupos ácidos serão solúveis em meio básico, pela reação de formação de um sal. E os compostos básicos serão dissolvidos em meio ácido.

  

OBJETIVO

Testar a solubilidade do composto orgânico, e determinar a que grupo funcional pertence a partir do comportamento em alguns solventes indicados posteriormente.   

MATERIAIS

  • Tubo de ensaio
  • Naftaleno
  • Água
  • Solventes ( Hidróxido de sódio, acido clorídrico, acido sulfúrico)
  • Pipeta graduada de 2 ml
  • Pêra
  • Luva
  • Espátula

METODOLOGIA 

Realizou-se o teste de solubilidade da amostra, utilizando um tubo de ensaio, seguindo o roteiro apresentado na figura 1, ou seja, realizar o primeiro teste com água, caso a substância seja solúvel em água, testar com éter, caso seja insolúvel em água, testar com hidróxido de sódio 5% e assim por diante. Adicionou-se uma pequena quantidade da amostra a ser usada. Agitou-se cuidadosamente durante alguns minutos, acompanhando visualmente o comportamento do sistema. Havendo dissolução completa da amostra, o composto será considerado solúvel no solvente de teste.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Ao realizar o exame preliminar, propriedades físicas e análise elementar qualitativa do composto, foram obtidas uma série de dados, tais dados encontra-se na tabela 1.

Tabela 1: Propriedades Organolépticas

  • Solido de partículas fina
  • Coloração branca

O teste de solubilidade com o composto orgânico identificou que o mesmo pertence à classe de solubilidade N, onde se encontram os seguintes grupos: Alcoóis, aldeídos, cetona e ésteres com o grupo funcional e como mais do que cinco carbonos e menos que nove; éteres; epóxidos, alquenos, alquinos, alguns compostos aromáticos (especialmente aqueles com grupos ativantes).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com