TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teste Solubilidade

Por:   •  14/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  4.042 Visualizações

Página 1 de 4

RESULTADOS

Parte I - Teste da Solubilidade  [pic 1]

Tubos (Amostras)

Resultado (solúvel ou insolúvel)

1 (água)

Insolúvel

2 (etanol)

Solúvel

3 (éter)

Solúvel

Parte II – Propriedades do sabão  [pic 2]

Tubos (Amostras)

Resultado (solúvel ou insolúvel)

4 (água)

Solúvel

5 (óleo vegetal)

Insolúvel

Parte III – Determinação do grau de saturação dos ácidos graxos: teste do iodo  [pic 3]

Tubos (Amostras)

Resultado (cor)

6 (óleo de soja)

Coloração intermediária entre rosa e rosa claro

7 (óleo de coco)

Rosa claro

8 (referência)

Rosa

 

DISCUSSÃO E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS

Segundo Costa (2010), os lipídios são macromoléculas constituídas por uma classe de substâncias químicas que os conferem características bem particulares, a apolaridade e a solubilidade em solventes orgânicos.

Um dos princípios da solubilidade é que, semelhante dissolve semelhante. Solventes polares dissolvem solutos polares e solventes apolares, solutos apolares. Tal princípio contribui para o entendimento dos resultados da primeira etapa do experimento, o teste de solubilidade de lipídios.

        O teste de solubilidade de lipídios tem por objetivo identificar se determinado óleo ou gordura é solúvel em um dado solvente.  A água apesar de ser considerada o solvente universal, não forma uma solução com lipídios, como por exemplo, o óleo vegetal empregado no experimento. Isso acontece porque a água não é um solvente orgânico e apresenta carga elétrica, diferente dos triacilgliceróis dos óleos vegetais.  

 As moléculas de triacilgliceróis que compõem o óleo são menos densas que as moléculas de água, por conseguinte, na mistura bifásica desses dois compostos, o óleo é visualizado na parte superficial.

O etanol e o éter são compostos orgânicos. O éter apresenta uma polaridade, porém mínima. O etanol é formado por moléculas que têm uma parte polar e outra apolar, por isso é capaz de dissolver tanto solutos polares quanto apolares. Por esse motivo, o óleo vegetal formou solução tanto com o éter, quanto com o etanol.

        Durante a segunda etapa do experimento observou-se as propriedades do sabão. Ele se mostrou solúvel em água e insolúvel em óleo vegetal. As moléculas do sabão são anfifílicas, têm uma parte polar (hidrofílica) e outra apolar (hidrofóbica).

Quando o sabão entra em contato com a água são produzidas estruturas denominadas de micelas. A parte apolar do sabão e a sujeira (gordura), ambas hidrofóbicas, ficam no centro para evitar o contato com a água e a hidrofílica, atraídas pelas moléculas de água, nas extremidades. Desse modo, a sujeira é eliminada.  É possível concluir que o sabão não dissolveu o óleo porque na ausência da água não há a formação das micelas, fundamentais na dissolução da sujeira no detergente.  

Na terceira fase do experimento, teste do iodo, empregou-se como reagente a solução de lugol com clorofórmio. Apesar do iodo molecular ser apolar, a solução de lugol é polar.

A solução de lugol é elaborada com iodo metálico (I2) e iodeto de potássio (KI), esse último leva a formação do ânion I3- (triiodeto). A solução torna-se carregada eletricamente. O clorofórmio, solvente apolar, serve de base para a reação, já que os óleos vegetais são apolares e a solução de lugol, como visto, polar.

O teste do iodo detecta a presença de ácidos graxos e diz se há poucas ou muitas ligações duplas. Ao adicionar a solução de lugol com clorofórmio aos óleos, sucede a reação de halogenação.

Como o iodo é um halogênio, ele consegue se incorporar as duplas ligações dos ácidos graxos insaturados. Dessa forma, na presença de ligações duplas, o iodo é consumido e a cor rosa da reação diminui de intensidade progressivamente. Quanto mais clara for a cor da reação, maior será o número de ligações duplas do ácido graxo insaturado em análise.


CONCLUSÃO

Diante do exposto, considera- se que: o óleo vegetal (soja) é insolúvel em água e solúvel em éter e etanol; o detergente é insolúvel em óleo vegetal (soja) e solúvel em água; os óleos de coco e soja contêm ácidos graxos insaturados, sendo em maior quantidade no óleo de coco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (48.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com