TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso e a Dispensação de Metilfenidato em Drogarias e Farmácia de Porangatu

Por:   •  25/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

O uso e a dispensaçao de Metilfenidato em Drogarias e Farmacia de Porangatu.

                                                                                 Jordana da Silva Abreu 1

                                                                                         Julio Cesar  2

                                                                                                                                   Alisson Amaral 3

OBJETIVO

Neste trabalho tem como finalidade  analisar o padrão de consumo de psicoestimulante Metilfenidato nas Farmácias e Drogarias de Porangatu goias  bem como discutir questoes de posologias e consumos exerados sem receituarios medicos , visando a dependencia deste medicamento .

Palavra chave : uso,efeitos ,psicoestimulante ,metilfenidato

INTRODUÇAO

Metilfenidato e  um medicamento que e indicado para pessoas que possuem deficit de atenção e hiperatividade ,onde faz alterçao de humor ,perda de apetite , e o principal efeito a insonia.

E uma droga psicoestimulante onde sseu mecanismo de ação e o estimulo de receptores alfa e beta adrenergicos que sao diretamente ligados na liberaçao de dopamina e noradrenalin dos terminais sinapticos .

Seu nome comercial e RITALINA  onde e um composto racemico  o composto por d-metilfenidato , sendo um estimulante do sistema nervoso central  onde ajuda  a aumentar niveis de concentração ,pessoas procuram a droga para turbinar o cerebro  principalmente jovens universitarios que precisao estar focados .

Atualmente vivemos em um mundo que os piscoestimulantes sao bastantes utilizados nao somente por estudantes , ou mesmo para pessoas com insonia ,mas existe casos de  crianças que tambem utiliza medicamentos .

A sociedade em que aqui vivemos impoe  resoluções rápidas e práticas para os seus problemas ,independente de como seja suas soluçoes sejam elas eficaz ou nao,onde o medicamento atende boa parte das necessidades .

Seu uso em grane escala tem chamado bastante atenção de estudioso  e pesquisadores da area pois esta sendo bastante utilizado , e de forma inadequada , sem saberem seus reais efeitos colaterias .

Em meados dos anos 50  o Metilfenidato passou a ser comercializado prieiramente na Suiça  ,EUA  e Alemanha , e vindo posteriormente vindo posteriotmente vendido ao Brasil e ficou conhecido como  Ritalina .( ORTEGA ,2007 ,v 14  n° 34 ,p. 499- 512  2010.).

Tem como objetivo realizar um artigo cientifico abordando  o medicamento metilfenidato com intuito de mostrar e compreender mecanismo de ação , suas indicações interações medicamentosa , assim como  alguns sintomas e efeitos colaterais .Visando também conhecer mais o medicamento e suas patologias ,origem ,tratamentos e suas consequências quanto ao uso continuo sendo ele de curto e longo prazo .

O que mais motivou a este artigo foi o grande uso do Metilfenidato ,e que esta sendo bastante utilizado sem faixas etárias distintas ,sem se preocupar com seus efeitos de curto e a longo prazo .

Tem seu maior objetivo de relatar os seus efeitos do seu uso abusivo , onde sera feita analises de sua utilização .

o uso do metilfenidato pela população acadêmica

O nome Transtorno de Deficit de Atenção foi introduzido pela primeira vez em 1980 ,na terceira ediçao do manual diagnostico e estáticos de transtornos mentais III(DSM_III).Em 1994 ,a definição foi alterada para incluir três grupos dentro deTDAH(NETO ;SANTOS ,v10 ,n1, p.38-44, mai/2013).

As drogas psicoestimulantes são muito utilizadas no tratamento de adolescentes desde a década de 1930(Bradley ,1938).

  Os psicoestimulantes são mais indicados para pacientes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade  e caracterazado e identificado por falta de atençao  nas atividades escolares e dificuldade de manter a atenção tanto na escola quanto nos jogos infantis. E definido como pessoas  que se distraem facilmente das tarefas que lhes são propostas e evitam envolvimento em atividades que exijam esforço mental constante .

O metilfenidato mais conhecido comercialmente como ritalina ,o estimulante mais consumido no mundo ,esta medicação exige um controle especial ,assim apresenta riscos de abuso e dependência química ,e existe também possibilidades de uma dependência psicológica e emocional .O metilfenidato se apresenta na forma de comprimido .

A Ritalina e apresentada na forma de comprimido e contem 10 mg do fármaco de liberação curta, sua ação e rápida possui uma meia vida de 3 horas com duração no organismo 1 a 2 horas .

E bastante utilizado com fins não terapêuticos ,mas para aumentar a autoestima, diminuir a sensação de cansaço e aumentar o foco e  a atenção ,milhares de estudantes usam para que o sono não os deixe tomar contar assim aumentado sua atenção.

E um medicamento tarja preta  que necessita de uma prescrição medica , levando em consideração sobre a cauda de dependência psicológicas e emocional . De acordo com a Portaria SVS/MS no 344, de 12/5/98, e RDC no 22, de 15/2/2001, o metilfenidato foi colocado na lista A3 (substâncias psicotrópicas), mas sujeito à notificação de receita A. Nessa lista estãoe  contidas substâncias como metanfetamina ("ice"), fenciclidina ("pó de anjo") e dronabinol (princípio alucinógeno da maconha).

Para prescrever esse medicamento no Brasil ,e necessário um bloco de receitas da cor amarela que e disponibilizada pela vigilância sanitária .Assim  podendo conter em cada receita uma substancia  , com uma quantidade de 30 dias de tratamento .A validade da receita e no máximo de 30 dias  e a receita fica retida na farmácia .

Receita do modelo A3 (substâncias psicotrópicas).

Os psicoestimulantes e um grupo de drogas que tem e comum ações e aumento da atividade motora e a redução do sono ,e uma medicação  no tratamento farmacológico de transtorno  deficit de atenção ou hiperatividade ou um transtorno neurobiológico com origem na infância e que acompanha o individuo por toda a vida .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (716.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com