TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O princípio da capacidade contributiva tem algumas definições

Por:   •  7/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

O princípio da capacidade contributiva tem algumas definições, uma delas é pela a aptidão que um cidadão tem de contribuir na medida da sua possibilidade econômica. E a outra é pela capacidade contributiva é verificada após haver a dedução dos gastos da exploração e manutenção da atividade econômica. Esse princípio é a expressão da justiça tributária. Bom no fim das contas quem tem maior renda paga mais impostos do que tem menos renda.
        Concordo que devemos pagar uma parcela de impostos para haver uma manutenção da contas em nosso país, mas infelizmente sobre este assunto muitas vezes é injusto demais para alguns e brando demais para outros. Não é novidade que muitos ricos, políticos, corruptos, empresários e entre outros exemplos da classe mais rica do nosso país sonega milhões de reais todos os anos e não se tem nenhuma punição. Eles não são presos, não recebem multas, não pagam mais impostos por isso e tudo fica da maneira como está. As nossas leis são muito brandas para alguns casos e nada é feito.
        Tenho um exemplo dentro na minha casa, minha mãe, funcionária pública aposentada, que trabalhou a vida toda como Técnica de Enfermagem e agora após a sua aposentadoria ela fica triste em ver todo mês uma boa parte do seu salário ser descontada direto para o imposto de renda, dinheiro esse que ela nem vê a cor e quando chega o período de declarar o IR ainda descobre que tem que pagar mais impostos para o governo. Nós já pagamos impostos em tudo o que consumimos e muitas vezes mais da metade do valor do produto. Tudo é imposto nesse país e nós não vemos esse dinheiro ser aplicado de maneira correta nem na saúde pública que é uma vergonha, nem na educação que é uma decepção e nem na segurança que é falha.
        Pagamos, pagamos e pagamos impostos todos os dias do ano e para onde vai todo este dinheiro? Porque se realmente estes recursos estivessem sendo bem aplicado o nosso Brasil seria de fato um país melhor, com mais oportunidades e dignidade com todos os seus brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com