TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EFEITOS CRÔNICOS DO CRACK

Por:   •  18/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.054 Palavras (9 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE SERRA DA MESA - FASEM

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

LEONARDO GODOI CARDOSO

EFEITOS CRÔNICOS DO CRACK

Uruaçu/GO

2018

LEONARDO GODOI CARDOSO

EFEITOS CRÔNICOS DO CRACK

Pré-projeto apresentando do Curso de Graduação em Farmácia da Faculdade Serra da Mesa – FASEM como requisito parcial para aprovação na Disciplina de Metodologia da Pesquisa.

Orientadora: Prof.ª.  Isabel Christina Gonçalves Oliveira

Uruaçu/GO

2018

Dedicamos este, primeiramente a Deus que é o responsável de todas as nossas conquistas e nossa família que sempre nos apoiaram em nossos estudos.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente à Deus por ter nos dado saúde e força para superarmos as dificuldades até aqui encontradas. À nossa orientadora pelo incentivo e paciência que tornaram possível a conclusão deste. E finalmente a nossa família que sempre nos apoiaram durante esta difícil jornada.

]

"Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada.” - Rocky Balboa

LISTA DE ABREVIAÇÕES

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................................08

2 OBJETIVOS GERAIS .......................................................................................................09

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ............................................................................................09

4 JUSTIFICATIVA.................................................................................................................10

5 REFERENCIAL TEÓRICO...............................................................................................11

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................14

1 INTRODUÇÃO

        O intuito desta pesquisa acadêmica é discorrer através de leituras, noticiários e pesquisas, se nota, que o consumo de substâncias psicoativas tem aumentado ao longo dos anos, principalmente as substâncias ilícitas, destacando-se o crack, que é considerado como a droga mais agressiva e com maior poder de causar dependência. Por ser uma droga relativamente barata, seu uso tem se juncado rapidamente. É uma droga muito agressiva, que causa danos graves a seus usuários. Tem destruído a vida de muitas pessoas, principalmente jovens, e abalado fortemente suas famílias. Favorece para o aumento das taxas de criminalidade, violência e outros problemas sociais. A dependência química foi considerada por muito tempo como uma doença masculina, no entanto, atualmente, o consumo de substâncias ilícitas e álcool são indiscriminados entre adultos e adolescentes. No caso do crack, até mesmo crianças de várias idades. Nos últimos 25 anos o seu consumo vem se alastrando e com isso é um dos principais problemas de saúde púbica não só no Brasil, e sim, em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (2004), cerca de 10% das populações dos centros urbanos de todo o mundo, consomem abusivamente substâncias psicoativas.

2. OBJETIVOS GERAIS

                Os fins produzidos através da seguinte pesquisa acadêmica que se pretende sintetizar são relacionados à incidência do crack na sociedade, fazendo uma abordagem específica de seus efeitos crônicos.

                Em outras palavras, o presente estudo tem como fim a conclusão acerca dos efeitos mais intensos do crack, em jovens, reforçando-se o fato de esta ser considerada um problema de saúde pública a ser dirimido pelos órgãos responsáveis.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer atualmente o público alvo de consumo do entorpecente crack;
  • Explanar sobre os efeitos crônicos do entorpecente no organismo;
  • Visão geral da dependência do crack
  • Riscos decorrentes dos efeitos psíquicos da droga
  • Riscos de complicações físicas decorrentes do uso da droga
  • Principais ações do plano contra o crack

3. JUSTIFICATIVA

                Correlacionado aos efeitos inerentes à substância ilegal produzida quimicamente que recebe a denominação de “crack”, ocasiona na sociedade com certa constância, efeitos considerados irreversíveis, seja em aspectos sociais, seja em aspectos relacionados à saúde do indivíduo.

                Considerando o que o crack pode causar na sociedade, é preciso discorrer acerc não só dos efeitos considerados momentâneos da droga, há comprovado cientificamente, que ante ao indivíduo que inicia seu uso moderado face ao entorpecente ate àquele que faz seu uso frequente equiparando-se a um dependente químico, em ambos incidirá os efeitos maléficos relacionados ao crack, inclusive no que se refere aos seus efeitos crônicos.

                A abordagem quanto aos efeitos do crack não se deverá ser observada tão somente como um caso problemático de saúde pública, mas de segurança pública, já que no país, o entorpecente é considerado proibido pela legislação pátria.

.

4 REFERENCIAL TEÓRICO

                Conforme Marques (2012), o consumo de crack, é um fenômeno recente que tem seu surgimento datado há cerca de mais de 25 (vinte e cinco) anos no Estados Unidos da América, e, pelo menos 20 (vinte) anos no Brasil. Têm-se observado que na Europa o crack tem se tornado um problema de perspectivas mais graves há pelos menos 05 (cinco) anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com