TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FARMACOS IMUNOSUPRESSORES

Por:   •  24/11/2022  •  Artigo  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 4

Fármacos imunossupressores

O sistema imune é extremamente importante para a defesa do nosso organismo, pois ele reconhece, defende e protege o nosso corpo contra infecções. No entanto, existem situações que a atuação desse sistema de defesa não é benéfica, como por exemplo no transplante de órgãos, onde esse órgão transplantado é visto pelo sistema imune como algo estranho não pertencente ao “seu organismo” e isso pode levar a rejeição e desencadear uma resposta de defesa exacerbada, causando prejuízos para o paciente transplantado. Diante disso, os fármacos imunossupressores são usados para diminuir a resposta imune tanto no transplante de órgãos como também nas doenças autoimunes. Os fármacos imunossupressores interferem na liberação de citocinas, no funcionamento do MHC e na ativação de células T e geralmente, as terapias medicamentosas exigem o seu uso durante toda a vida e suprimem de modo inespecífico todo o sistema imune, expondo os pacientes, em alguns casos, a riscos maiores de infecção e de câncer, pois o corpo não se “acostuma” com aquele órgão transplantado. As quatro classes principais são: os glicocorticóides, os inibidores da calcineurina, os agentes antiproliferativos e antimetabólicos e os agentes biológicos (anticorpos).

Glicocorticóides: A Prednisona é um pró-fármaco que é metabolizado a prednisolona no fígado. Este fármaco possui uma ótima propriedade de meia vida biológica, normalmente a prednisona e outros glicocorticóides são utilizados em combinação com outros agentes imunossupressores para o tratamento da rejeição dos transplantes e dos distúrbios autoimunes. Os glicocorticóides se ligam a receptores presentes no interior da célula e regulam a transcrição de diversos outros genes. Os glicocorticóides inibem a atividade da fosfolipase A2 e a cicloxigenase-2 (COX-2). Altas doses de glicocorticóides também diminuem a produção de anticorpos e doses elevadas de cortisol garante efeitos anti-inflamatórios e imunossupressores. Esse efeito antiinflamatório e imunossupressor dos glicocorticóides vão reduzir a atividade de leucócitos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos, reduzir a quimiotaxia e a atividade dos macrófagos e aumentar os eritrócitos e plaquetas. São utilizados rotineiramente no tratamento de doenças autoimunes como Lúpus (60 mg de prednisolona); doenças reumáticas (prednisona 1mg/kg/dia), transplante de órgãos(prednisona 50-100mg), dentre outros. O medicamento deve ser administrado preferencialmente pela manhã. Em relação a sua toxicidade, seus efeitos adversos com uso extenso incluem: necrose avascular do osso, aumento da infecção, cataratas e também podem ser diabetogênicos.

Inibidores da Calcineurina: Temos como exemplo de classe a Ciclosporina, atua na inibição de algumas citocinas (especialmente a IL-2 - estimulante de populações linfocitárias). A ciclosporina é muito utilizada no transplante de órgãos, colite ulcerosa e psoríase. Sua absorção oral não é completa, possui toxicidade hepática e renal e interações com alguns fármacos, como por exemplo os inibidores da CYP3A4.

Antiproliferativo e antimetabólito: Como exemplo da classe, podemos citar o Sirolimus (Rapamicina), tem como ação inibir a ativação e proliferação dos linfócitos T aos receptores IL-2, da mesma forma que a Ciclosporina. É metabolizado pela CYP3A4, portanto sua utilização combinado com a Ciclosporina pode causar disfunção renal, não sendo recomendado sua administração concomitante com inibidores potentes da CYP3A4, pois eles aumentam o metabolismo do Sirolimo, diminuindo seus níveis. É administrado por via oral e possui meia vida de até 62h. Em relação à sua toxicidade, podem causar dislipidemia, leucopenia, anemia e trombocitopenia. É utilizado no transplante de órgãos em combinação com outros fármacos imunossupressores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (272.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com