TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FATORES QUE INFLUENCIAM NA FARMACOCINÉTICA DOS FÁRMACOS

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FATORES QUE INFLUENCIAM NA FARMACOCINÉTCA DOS FARMACOS

Santo André

2015

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FATORES QUE INFLUENCIAM NA FARMACOCINÉTCA DOS FARMACOS

Atividade desenvolvida para a matéria de farmacologia apresentado no curso de enfermagem da unidade de ensino Anhanguera Santo André.

Santo André

2015

Indice

1. INTRODUÇÃO........................................................................... pg.3

             2. FATOR IDADE............................................................................pg.4

                           2.2 IDOSOS......................................................................pg.4

                                 2.3 BEBÊS..................................................................pg.4

            3. FATOR ETNIA..............................................................................pg.4

            4. FATOR DOENÇA: PACIENTES COM SINDROME NEFRÓTICA................................................................................................pg.5

            5. MEDICAMENTOS LIQUIDOS.....................................................pg.5

            6. MEDICAMENTOS LIPOSSOLUVEIS.........................................pg.5

           7. MEDICAMENTOS DE ALTA CONCENTRAÇÃO.....................pg.5

           8. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................pg.6

  1. INTRODUÇÃO

O conhecimento da farmacocinética é fundamental para o desenvolvimento de fármacos, tanto para se entender os testes pré-clinicos de toxicidade e toda a farmacologia animal, quanto para decidir sobre o esquema posológico aprorpiado para ser empregado em ensaios clínicos para testar a sua eficacia.

A farmacocinética pode ser definida como a medida e interpretação formal de alterações temporais nas concentrações de um fármaco em uma ou mais regiões do organismo em relação à dose administrada.

A evolução temporal da concentração de um fármaco após a sua administração depende dos processos de absorção, distribuição, metabolismo e extracção,

  1. FATOR IDADE

A principal razão pela qual a idade afeta a ação dos fármacos é que a eliminação do fármaco é menos eficiente em bebês recém-nascidos e em idosos, tanto que os fármacos comumente produzem efeitos maioria e mais prolongados nesses extremos da vida.

          2.1 Idosos

A composição do corpo muda com a idade; a contribuição da gordura apresenta-se em proporção maior na massa corporal na fase madura, com consequentes mudanças no volume de distribuição dos fármacos. A atividade das enzimas microssômicas hepáticas declina lentamente (e de maneira muito variável) com a idade e há elevação do volume de distribuição dos fármacos lipossolúveis. Fatores fisiológicos (p. ex., reflexos cardiovascular alterados) e fatores patológicos (p. ex., hipotermia), comuns em pessoas idosas, também influenciam efeitos dos fármacos. Se ocorrer uma redu鈬o na fun鈬o do f刕ado, como acontece no envelhecimento ou em doen軋s hep疸icas, o medicamento pode ser eliminado mais lentamente, resultando no seu ac伹ulo.

  1. Bebês

A taxa de filtração glomerular (TFG) em recem-nascidos,normalizada para a área de superfície corporal, é somente cerca de 20% do valor do adulto, e a função tubular também é reduzida. Assim, a meia-vida de eliminação plasmática dos fármacos eliminados por via renal é mais lenta nos neonatos do que nos adultos.

  1. FATOR ETNIA

Apesar da simplicidade dessa classificação, ela pode dar alguns indicadores para a sensibilidade aos fármacos. Alguns efeitos podem ser previstos com base na raça, por exemplo, muitos chineses metabolizam etanol com facilidade, ou seja, são mais sensiveis aos efetiso do que os caucasianos, e este, menos sensiveis que os afro-caribenhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (208.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com