TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Equipamentos formas farmacêuticas liquidas

Por:   •  25/4/2017  •  Seminário  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

Equipamentos

. Mistura por lotes – Dois componentes: tanque + fonte de energia (impulsor, corrente de ar, jato de liquido) ao sistema.

MISTURA CONTÍNUA - Conduz a um fornecimento ininterrupto e renovado do material a ser misturado. Utilizado quando grandes volumes de material tem que ser manuseados.

A agitação geralmente é efetuada num tanque cilíndrico pela ação de lâminas que giram acopladas a um eixo que coincide com o eixo vertical do tanque.

[pic 1][pic 2][pic 3]

Fluxo de agitação

Distinção de acordo com o fluxo que promovem:

Fluxo Axial: São aqueles cujas pás fazem um ângulo menor que 90º com o plano de rotação do impulsor. Ex: hélices, turbinas de pás inclinadas.

[pic 4]

Fluxo Radical: Tem suas pás paralelas ao eixo de rotação. Este fluxo é perpendicular a parede do tanque. Ex: turbina, pás, âncora, grade.

[pic 5]

Fluxo Tangencial: Este fluxo atua na direção tangente, o que proporciona um movimento circular ao redor do rotor. Em alguns casos a componente tangencial é desvantajosa, pois tem uma trajetória circular e cria um vórtex na superfície, não possibilitando a mistura longitudinal entre os níveis.

[pic 6]

Impulsores

IMPULSIONADORESDE LÍQUIDOS - Utilizam pás, turbinas e hélices para aplicar energia mecânica aos líquidos; - Os dispositivos são ligados a um eixo que gira em um reservatório; - O rendimento dos impulsores dependem da criação de correntes que atinjam todos os pontos do reservatório, com turbulência; - A ação de mistura ocorre em regiões afastadas do impulsor, onde ocorre a misturação de correntes; -O tanque não atua na misturação.

Os componentes para a agitação de líquidos são: - vaso: fundo arredondado (evita pontos sem mistura); - motor; - redutor de velocidade; - haste ou impulsor; - Placas defletoras (opcional); - termômetro (opcional); - ponto de amostragem.

[pic 7]

Misturadores – Propulsores (Hélices)

• Correntes Verticais Mais Intensas.

• Fluxo Axial Predominante.

• Cisalhamento Vigoroso.

• Nível Alto De Turbulência

[pic 8][pic 9]

(Dirigem o fluido para o fundo do tanque, onde a corrente se espalha radialmente em todas as direções e sobe ao longo da parede do tanque retornando à zona de sucção do rotor. São utilizados quando são necessárias grandes correntes verticais.)

MISTURADORES - TURBINAS

-SEMELHANTE A PÁS – Lâminas mais curtas

• Lâminas variadas – retas, curvadas, inclinadas e verticais.

• Fluxos radiais e axiais.

• Altas velocidades

(movimentam o fluido radialmente contra a parede do tanque onde a corrente se divide. Uma parte se dirige ao fundo e volta ao centro do rotor enquanto a outra sobe em direção à superfície e retorna ao rotor por cima (zona de sucção). São geradas duas circulações distintas. Desenvolvem excelente fluxo radial e bons fluxos verticais. Mostram-se eficientes na mistura de líquidos de mesma gravidade específica. Em tanques cilíndricos verticais a profundidade do líquido deve ser igual ou maior ao diâmetro do tanque. Se necessário profundidades maiores são montados dois ou mais rotores no mesmo eixo.)

[pic 10]

Turbina lâmina reta - Mistura a alto custo de energia, quando é requerido alto cisalhamento. Emulsão líquido-líquido ou suspensão de sólidos.

Turbina Shimt - Turbina altamente efetiva para dispersão de volumes altos de gases.

Diferente de outros impulsores dispersores de gás. Não é muito sensível à mudança de viscosidade.

Turbina de lâminas inclinadas - A custo energia razoável pode trabalhar em regime laminar ou turbulento. Bom impulsor quando existe muita variação de viscosidade alongo do processo, causando variação do regime entre turbulento e laminar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (246.7 Kb)   docx (862.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com