TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para a Introdução, Responda: Termodinamia

Por:   •  18/3/2020  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

Para a Introdução, responda:

1) Descreva os sistemas que podem ser montados e suas trocas de calor.(5 pontos)

Água colocada em alta temperatura ganha energia e transfere energia para um vizinho de temperatura mais baixa

Água resfriada perde energia

O mesmo acontece com o tijolo e o ferro, que são as outras quatro situações. Alta temperatura: bastate energia e troca de energia com moléculas mais separadas (mais fria). Baixa temperatura: menos energia própria e recebimento de energia de moléculas mais quentes.

Para os Sistemas de energia, responda:

2) Por que nem todas as combinações acendem a lâmpada ou aquecem a água. (5 pontos)

Porque para acender a lâmpada ou aquecer a água precisa-se de uma energia ou mecanismo que possa ser transferida na forma de trablaho para o sistema. Se coloco a bicicleta e a placa fotovoltaica, por exemplo, para acender uma lâmpada estarei dando energia mecânica para um mecanismo que precisa de energia luminosa para poder fazer a transformação em elétrica.

Se medíssemos esta transferência de energia com um calorímetro calibrado, todos os sistemas que foram montados apresentariam a mesma quantidade de calor absorvido? Por quê?

Cada material possui a energia interna diferente por serem materiais diferentes. Então, a quantidade de calor absorvido é diferente.

Estudo Dirigido

O que devemos saber para entender os Tipos de Energia e Suas Transformações? No que se baseia a Termodinâmica Química? Esta dispõe de duas leis naturais, quais são? Pensando no fato de que em Termodinâmica, o universo é formado por um sistema e sua vizinhança, reflita sobre a infinidade de exemplos de sistema que podemos perceber em nosso diaa-dia. Percebem que o nosso próprio corpo se encaixa no conceito de sistema? Mais especificamente, este é um exemplo de sistema _____ (aberto – fechado – isolado). E como podemos mudar a energia de um sistema? Essa energia transferida para um sistema na forma de calor pode ser medida? Durante as reações químicas, quantidades de calor podem ser liberadas ou absorvidas, o que determinará se estas são reações _____ ou _____, respectivamente (endotérmicas – exotérmicas). Você deve estar se perguntando por que precisamos saber esses assuntos, não é? Pois bem, porque a Termodinâmica apresenta um papel fundamental em vários aspectos de nossa vida como no simples ato de vivermos. Tente associar esses assuntos com o que a tarefa propõe!

Referências ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3ª Edição. Editora Bookman. Porto Alegre, 2006

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com