TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Por:   •  4/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 5

Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Disciplina: Físico-química

Data de entrega do relatório: 17/09/2021

RELATÓRIO 1 DE AULA PRÁTICA

Prática: 7– Propriedades Físicas de Líquidos - Viscosidade

Componentes do grupo

Nome: Camila Serafim Zingra                        R.A.: 20113940

Nome: Clara Ubinha Dalben                           R.A.: 20088266

Nome: Letícia Aiko                                          R.A.: 20039772

Nome: Larissa Abreu                                      R.A.: 20631834

CAMPINAS

2021

INTRODUÇÃO:

Entende-se por viscosidade uma característica de líquidos em que se permite uma associação com sua forma “fluida”, assim quanto maior a viscosidade de um líquido mais difícil o líquido fluirá e assim pode-se chamá-lo de “viscoso”.

Mas a que se deve a viscosidade? Por conta de a viscosidade ser uma propriedade inerente de líquidos e por meio de relações intermoleculares envolvidas, assim se torna possível uma percepção em relação a “grossura”, contudo a viscosidade de uma forma simples pode ser explicada por meio da relação atrito fluido, por conta disso é possível observar que o xarope de guaco, possui uma alta viscosidade, o contrário ocorre com a água que possui baixa viscosidade, se tornado assim visualmente mais “fluida”.

Assim se torna possível uma análise comparativa entre diferentes amostras, comparando a viscosidade de determinados líquidos em questão.

A viscosidade de líquidos é expressa em centepoise (Cp), a água por exemplo sua viscosidade em 20 graus Celsius corresponde a 1,00 Cp. Grande maioria dos líquidos em 20 graus Celsius terá uma viscosidade correspondente me 0,25- 100 Cp.

Um ponto de extrema importância é a relação entre a temperatura e a viscosidade, assim quanto maior a temperatura que a amostra estudada for exposta, menor será sua viscosidade, permitindo uma associação que tais fatores se apresentam inversamente proporcionais, isso se deve justamente pelas forças intermoleculares envolvidas.

OBJETIVOS:

Observar por meio do experimento uma percepção aplicada do significado de viscosidade. Determinando assim, durante a aula pratica, a viscosidade da glicerina e do Etanol comercial, em temperaturas iguais, para uma melhor avaliação de algumas propriedades físicas dos líquidos, para assim relacioná-las com sua constituição molecular.

METODOLOGIA:

A fim de observar e avaliar algumas das propriedades físicas dos líquidos e associá-los à sua estrutura molecular e assim determinar seu tempo médio, os seguintes reagentes líquidos são utilizados: acetona, etanol e glicerina comercial, solução de cloreto de sódio ou NaCl (sal de cozinha) 200 g/l e água. E os materiais necessários para este experimento são: 1 tubo de seringa graduada de 10 ml sem agulha, 1 béquer, 1 garra metálica de condensador, suporte de ferro, tela de amianto, bico de bunsen, termômetro e cronômetro.

Antes de iniciar o experimento o profissional deve se higienizar e paramentar com os EPIs e assim começar o experimento do seguinte modo; ajustar a garra metálica de condensador no suporte de ferro, em seguida encaixar o tubo da seringa no suporte acima do béquer, de modo que o recipiente possa recolher os líquidos que forem escoados.

Depois, fechar a seringa com o dedo e preencher a mesma com água até atingir a marca de 10 ml. Após esse passo, dar partida no cronômetro e soltar o dedo da seringa (ambos ao mesmo tempo para que não haja erro na cronometragem) e assim determine o tempo em que o nível da água chegue a marca zero na graduação. Em seguida, repita o procedimento mais uma vez e determine o tempo médio entre as duas medições.

Após essa etapa, realizar o mesmo procedimento acima com cada reagente líquido, isto é, água aquecida, acetona, etanol e glicerina comercial, solução de cloreto de sódio ou sal de cozinha (NaCl) 200 g/L repetindo o procedimento duas vezes com cada reagente e determinando o tempo médio entre as medições.

RESULTADOS E DISCUÇÃO:

Tabela de resultados do experimento em ordem crescente de Viscosidade observados:

Líquido estudado

Viscosidade valor tabelado(Cp)

Tempo médio de escoamento

Acetona

0,326

11,75

Água aquecida

0,55(a 50 graus celsius)

12,45

Água

1,002

14,05

Etanol

1,200

15,75

Água/Glicerina (1:1)

~sem valor tabelado~

24,6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com