TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais hormônios humanos e a farmácia

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – CAMPUS OSASCO

CURSO DE FARMÁCIA

DANIELA RODRIGUES BARBOSA

PRISCILLA SANTOS SILVA

PRINCIPAIS HORMÔNIOS HUMANOS E A FARMÁCIA

OSASCO

2014 

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

DANIELA RODRIGUES BARBOSA 9977020747

PRISCILLA SANTOS SILVA 7414569238

PRINCIPAIS HORMÔNIOS HUMANOS E A FARMÁCIA

Relatório da disciplina de Bioquímica do 3° / 4º semestre do curso de Farmácia / Anhanguera administrado pela professora Solange Terra

OSASCO

2014

RESUMO

Nesse trabalho são apresentados alguns dos principais hormônios e a sua relação com a farmácia, dando ênfase para a importância dos mesmos no organismo. Consultas literárias relataram os principais meios de tratamento seja para controle com tratamentos, reposição hormonal ou simplesmente uma alimentação balanceada, trazendo como resultado melhoras na saúde.

Palavras chave: Hormônios – farmácia – saúde.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 04

2 TIROTOXINA E TRIODOTIRONA (T3 E T4) ........................................................ 05

3 SOMATOTRÓFICO (STH) OU HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (GH) .............. 05

4 PROLACTINA  ....................................................................................................... 06

5  MELANOCORTINAS............................................................................................. 06

6 INSULINA .............................................................................................................. 07

7 ADRENALINA ........................................................................................................ 07

8 ESTRÓGENOS, PROGESTERONA E TESTOSTERONA.................................... 08

9 ANTIDIURÉTICO ................................................................................................... 08

10 REFERÊNCIAS ................................................................................................... 15



1 INTRODUÇÃO

As várias funções do organismo devem ser capazes de responder, de forma coordenada e apropriada, a diversas modificações físicas e químicas, provenientes de dentro ou de fora do organismo. Os sistemas nervoso, e endócrino, são, estudas em separado, porém atuam de forma integrada na regulação do metabolismo. No primeiro, a comunicação opera por meio de neurotransmissores, tais como a noradrenalina, acetilcolina ou serotonina, que cobrem uma curtíssima fenda sináptica existente entre os neurônios. No segundo agem mensageiros químicos denominados hormônios, que são sintetizados e armazenados nas glândulas endócrinas, e prontos para serem liberados na corrente circulatória pelo processo exocitose quando requeridos. Uma vez na corrente circulatória, os hormônios podem atingir células-alvo distantes, e a retenção e absorção, são dependentes de receptores específicos com alta afinidade, localizados na superfície da membrana plasmática da célula, ou no núcleo celular. Eles são moduladores de reações enzimáticas do metabolismo, participando das funções específicas, como o crescimento celular, tissular e também o metabolismo.


2 – Adeno-hipófise estimula a tireoide a secretar seus principais hormônios. Pesquise sobre a importância da tiroxina e da triodotironina T3 e T4 e qual a importância do iodo para o funcionamento da glândula tireoide.

 A importância hormonios T3 (triodotironina) e T4 (tiroxina) é que elas controlam o metabolismo e ajudam a manter a temperatura corporal, além de aumentar a taxa metabólica das células, e assim o consumo de carboidratos e gorduras também aumenta servindo como energia. Para formar esses hormônios a glândula tireóide precisa do iodo adquirido na alimentação.   O iodo é um elemento químico essencial, responsável pela síntese dos hormônios tireoidianos, o déficit de iodo conduz ao hipotireoidismo, ou seja, um reduzido funcionamento da glândula tireóide, que pode resultar no bócio (aumento do tamanho da tireóide) no adulto, e no cretinismo na criança, que ocasiona retardo mental e físico. Pode estar ligado com a baixa ingestão de alimentos fontes de iodo. As deficiências de iodo podem aumentar a susceptibilidade para doenças como o câncer de mama. Já o excesso de produção de hormônios na tireoide gera o hipertireoidismo, que está mais relacionado com distúrbios na produção do hormônio devido à presença de anticorpos ou nódulos na tireoide, do que com a ingestão de iodo consumido na dieta.

3 – Somatotrófico (STH) ou Hormônio do Crescimento (GH) atua no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos e estimulando a síntese de proteínas e o desenvolvimento da massa muscular. Pesquise como hoje é possível a correção da falta deste hormônio, fazendo com que um anão chegue à estatura normal.

Entre as décadas de 1960 e 1980, o hormônio do crescimento era obtido a partir da hipófise de cadáveres, método que limitava muito sua utilização. No entanto, o desenvolvimento da tecnologia do DNA recombinante tornou possível introduzir o gene do hormônio do crescimento humano em bactérias a fim de que elas produzissem esse hormônio. Em outras palavras: a introdução do gene do hormônio do crescimento humano em bactérias fez delas escravas obrigadas a produzi-lo em quantidades ilimitadas, o que possibilita sua utilização numa série de situações clínicas diferentes. Depois que a engenharia genética tornou disponível o hormônio de crescimento recombinante, essas crianças são tratadas até fecharem as cartilagens de conjugação, o que se dá por volta dos 16 anos nos meninos e por volta dos 14, 15 nas meninas, ou são tratadas até atingirem uma estatura adequada. Na verdade, quando o GH era obtido em quantidades pequenas a partir da hipófise de cadáveres, em geral, as meninas recebiam o hormônio até os doze anos e os rapazes, até os treze.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com