TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais questões éticas, e a teoria do comportamento humano

Tese: As principais questões éticas, e a teoria do comportamento humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  3.214 Palavras (13 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE EVANGÉLICA – FE ASA SUL

DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL EM

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

As questões éticas fundamentais,

e as teorias do comportamento humano

Ética, riscos e chance

Disposição de proteger valores éticos

Ambiente e época

Brasília / 2014

AS QUESTÕES ÉTICAS FUNDAMENTAIS, E AS TEORIAS DO COMPORTAMENTO HUMANO.

As questões éticas são sempre conflitantes e difícil de serem avaliadas. De um lado surgem as dúvidas quanto o que é certo ou errado, entre o bem e o mal. De outro, se o que é considerado justo e moral para determinada pessoa, também o é para seu grupo social, porque todo e qualquer indivíduo de uma forma ou de outra está inserido num contexto social, e neste sentido, seu comportamento influenciará todo o grupo.

Chega até a confundir, quando se questiona se ética é algo que vem ligado a virtudes descendentes ou se é adquirida com o passar do tempo, dependente de outros fatores, como por exemplo, classe social, status econômico, grau de escolaridade, raça, cor, costumes, crenças, etc.

Quando surgem situações onde cada indivíduo possui objetivos contrários, estes terão seu próprio posicionamento dentro do que acreditam ser mais correto e justo para a situação. Em determinados momentos as pessoas precisam decidir qual interesse atender em primeiro lugar, qual o comportamento a ser adotado com relação à situação. Faz-se necessário decidir entre o que é certo ou errado, bom ou ruim. Sendo assim, o indivíduo precisa levar em consideração não somente suas vontades próprias, mas passar a agir seguindo os princípios e interesses comuns da coletividade.

As pessoas são obrigadas a viver em sociedade independentemente de suas diferentes crenças e valores, e ainda quanto aos conflitos de interesses que estas diferenças possam provocar. O objetivo da ética é exatamente entender os conflitos existentes entre as pessoas, buscando seus motivos, estabelecendo assim tipos de comportamento que permitam o convívio em sociedade.

“A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano”. (Vásquez, 1997, p.12).

Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Muitas dessas virtudes nasceram no mundo antigo e continuam válidas até hoje. Eis algumas das principais; conforme ARRUDA (2002):

a) Ser honesto em qualquer situação: a honestidade é a primeira virtude da vida nos negócios, afinal, a credibilidade é resultado de uma relação franca.

b) Ter coragem para assumir as decisões: mesmo que seja preciso ir contra a

opinião da maioria.

c) Ser tolerante e flexível: muitas ideias aparentemente absurdas podem ser a

solução para um problema. Mas para descobrir isso é preciso ouvir as pessoas ou avaliar a situação sem julgá-las antes.

d) Ser íntegro: significa agir de acordo com os seus princípios, mesmo nos

momentos mais críticos.

e) Ser humilde: só assim se consegue ouvir o que os outros têm a dizer e reconhecer que o sucesso individual é resultado do trabalho da equipe.

Para Sócrates a ética representa a humildade, reconhecer que somos menores que os outros.

Platão também buscava a felicidade, conceituava a moral como a arte de preparar o indivíduo para uma felicidade que não está na vida terrena. Para isso era necessário purificar e desvincular-se do mundo material.

A ética para Aristóteles era finalista, no sentido de visar a um fim, no caso que ser humano pudesse alcançar a felicidade. Entendia a moral como um conjunto de qualidades que definia a forma de viver e de conviver das pessoas, uma espécie de segunda natureza que guiaria o ser humano para a felicidade, considerada a aspiração da vida humana.

Na Idade Média ocorreram grandes mudanças, o cristianismo tornou-se a religião predominante e oficial que influenciou grandemente na prática moral. A ética cristã estabelecia relação entre Deus e o homem. A ética cristã tinha o poder regulador sobre as pessoas, tendo em vista um mundo futuro, baseado nas regras de Deus.

Na Idade Moderna a burguesia se expandiu fazendo com que a igreja católica perdesse a hegemonia. Nessa época o homem era considerado o centro de tudo, tratando de um período antropocêntrico, o homem detinha o poder do conhecimento.

Kant valorizava a vontade do indivíduo: “a vontade é independente de condições empíricas, por conseguinte, como vontade pura determinada pela simples forma da lei, e este princípio de determinação é visto como condição suprema de todas as máximas.

Na Idade Contemporânea ocorreu o grande progresso cientifico e valoração do ser humano concreto. A ética versava valores absolutos. O fator econômico interfere na superestrutura ideológica e, consequentemente, nos valores morais. “Assim, a moral deixa de ser, como queriam os idealistas, um conjunto de valores externos e imutáveis aos quais os seres humanos deviam submeter-se, e transformando-se em um conjunto de normas construídas por eles a partir do próprio processo de desenvolvimento das sociedades, tornando-se temporais e espaciais.”

Para Friedrich Nietzche “o bom homem é o que não injuria ninguém, nem ofende, nem ataca, nem usa de represálias, senão que deixa a Deus o cuidado da vingança e vive oculto como nós e evita tentação e espera pouco da vida, como nós os pacientes, os humildes e os justos.” (Elisete Passos, 2004, p. 44).

Charles Sanders Peirce afirmava que a verdade é o útil, ou seja, o que melhor ajudar os seres humanos a viverem e conviverem. No que diz respeito a moral, algo é bom quando conduz a obtenção de um fim exitoso. Não existe, portanto, valores absolutos. O que é bom ou mau

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com