TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de Conserva de Vegetal (picles)

Por:   •  29/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  1.821 Visualizações

Página 1 de 3

AULA PRÁTICA – Produção de conserva de vegetal (picles).

03/10

ARAÇATUBA – 2018

Sumário

  1. Introdução..............................................................................................................4
  2. Objetivos................................................................................................................4
  3. Materiais.................................................................................................................4
  4. Metodologia............................................................................................................5
  5. Resultados e discussão...........................................................................................5
  6. Conclusão...............................................................................................................5
  7. Referências bibliográficas.......................................................................................5

1. Introdução

Há muito tempo o homem procura formas de prolongar o período de conservação de seus alimentos. Atualmente, os principais meios de conservação de alimentos empregados nas indústrias são: conservação pelo calor, por radiações, pelo frio, por secagem, por adição de aditivos, por fermentação, por osmose, por embalagens entre outros (CAETANO et al, 2013).

Os métodos de conservação aplicados nos alimentos têm como objetivo manter, pelo maior período de tempo, suas características organolépticas, nutricionais e sanitárias. Tendo como base a eliminação total ou parcial dos agentes que possam alterar o alimento, podendo levar ao desenvolvimento de micro-organismos nocivos à saúde (CAETANO et al, 2013).

Para que a conservação de alimentos seja feita com qualidade e segurança, independentemente de o processamento ser artesanal ou industrial, é necessário três fatores principais: qualidade da matéria-prima, uso de tecnologia adequada e manipulação correta (KROLOW, 2006).

Picles são legumes, hortaliças e frutas conservadas em salmoura ou em vinagre, com ou sem fermentação lática, com ou sem adição de açúcar ou especiarias. Os picles fermentados são produzidos em salmoura de concentração constante, na qual se desenvolvem as bactérias láticas. Já nos picles não fermentados, a salmoura apresenta alta concentração de sal para prevenir o crescimento microbiano (FERNANDES; SILVA, 2013).

2. Objetivo

Produção de picles, conhecendo todas as etapas, equipamentos e métodos de conservação envolvidos no procedimento, de forma a obter um produto final de qualidade.

3. Materiais

-Panela

-Faca

-Taboa

-Garfo

-Pote

-Abobora

-Pepino

-Cebola

-Pimentão

-Pimenta do Reino

-Pimenta rosa

-Alegrim

-Azeite

-Agua

-Sal

4. Metodologia

Foi feita a escolha dos legumes de nossa preferência, picles de mini cebolas e pepino. Os materiais utilizados foram selecionados, pesados, higienizados em água corrente e em seguida deixado 15 minutos em água clorada.

Todas as hortaliças utilizadas foram passadas por um processo de branqueamento, logo em seguida ocorreu a preparação da salmoura. O acondicionamento das hortaliças foram acondicionados em um recipiente de vidro, logo em seguida foi adicionado a salmoura quente, à uma temperatura próxima a 90 C, deixando- se um espaço livre de 10% de altura do vidro.

As várias etapas de processamento pelos quais os vegetais passam, consistem basicamente em aplicar procedimentos que visam manter as características qualitativas do vegetal em causa, permitindo que este seja preservado por um tempo maior. Todo o processamento do vegetal para fim conservativo, antes de tudo a higiene individual do manuseador é altamente indispensável para a garantia da qualidade nutricional e conservativa do alimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com