TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celula Animal E Vegetal

Dissertações: Celula Animal E Vegetal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A célula é a unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos; o mais baixo nível de organização biológica onde se manifestam todas as propriedades da vida.Seres vivos unicelulares são constituídos por uma única célula, a qual corresponde ao organismo.Seres vivos pluricelulares são constituídos por vários tipos especializados de células, verificando-se divisão de trabalho entre elas.Distinguem-se dois tipos de células no que respeita à sua organização estrutural : células eucarióticas e células procaróticas. As primeiras são células mais simples, sem núcleo organizado e sem a maioria das estruturas celulares conhecidas e não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. Ex: bactérias e cianobactérias. As segundas são células com uma estrutura mais complexa, apresentando núcleo e organitos celulares e apresentam o seu material genético delimitado por uma membrana. Ex: restantes grupos de seres vivos.

Célula animal e Célula vegetal

Semelhanças - Ambas as duas tem em comum a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo. Quanto à primeira podemos dizer que é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intra-celular, o citoplasma, e o meio extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos. Em relação à segunda podemos afirmar que o citoplasma é o espaço intra-celular entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em seres eucariontes, enquanto nos procariotos corresponde a totalidade da área intra-celular. O citoplasma é preenchido por uma matéria coloidal e semi-fluída denominada hialoplasma, e neste fluido estão suspensos os organelos celulares. Por fim e por último, o núcleo , é uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o ADN (ou DNA) da célula. É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, e armazenar as informações genéticas da célula.

Legenda:

Figura 1 - célula vegetal

Figura 2 - célula animal

Reflexão

Apresentei um pequeno resumo sobre a matéria dada, na qual enuncio uma pequena introdução acerca de célula, tal como o nome que se atribui à constituição de um ser vivo por uma ou varias destas e elaborei uma distinção sobre as caracteristicas da célula animal e da célula vegetal ( membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Espero ter ajudado na compreensão da matéria relacionada com este tema! (:

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Membrana_plasm%C3%A1tica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Citoplasma http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAcleo_celular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com