TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Geral Da célula Animal E Vegetal

Monografias: Visão Geral Da célula Animal E Vegetal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A partir da invenção de Leeuwenhoek, o cientista inglês Robert Hooke conseguiu ver pedaços de cortiça no microscópio composto, que foi chamado assim, por ter duas lentes em sua estrutura.

Ao olhar a cortiça, Hooke viu pequenas cavidades e lhes deu o nome de “células”. O que de fato Hooke viu era somente o envoltório da célula, por que a cortiça é um tecido de células mortas que serve para proteger o caule das árvores. Depois de alguns anos, o botânico escocês Robert Brown observou que o espaço de vários tipos de células era preenchido com um material gelatinoso, e que no seu interior possuia uma pequena estrutura que a chamou de ''núcleo''.

Assim chegou na conclusão de que a célula era a unidade viva que compunha todas as plantas. Em 1839, o alemão Theodor Schwann concluiu que todos os seres vivos, tanto as plantas quanto os animais, eram formados de células. Anos depois essa hipótese ficou conhecida por teoria celular.

Mesmo assim surgiu uma dúvida de onde se originavam as células?

Alguns pesquisadores diziam que as células se originavam da aglomeração de algumas substâncias, enquanto outros acreditavam que as células se originavam de outras células preexistentes.

Baseando-se nessas descobertas, a teoria celular começou a se apoiar em três princípios:

* Todo ser vivo é formado por células, pois elas são a unidade morfológica dos seres vivos;

* As células são as unidades funcionais dos seres vivos; dessa forma, todo o metabolismo dos seres vivos depende das propriedades de suas células;

* As células sempre se originam de uma célula preexistente através da divisão celular.

A partir da teoria celular pode-se observar que apesar de algumas diferenças entre os diversos tipos de células, todos os seres vivos são constituídos por elas.

Existem dois tipos de células, as eucariontes e as procariontes, as células procariontes são mais precária e primitiva, enquanto as células eucariontes são mais completas e complexas. A célula eucarionte é composta pela membrana plasmática, hiatoplasma , citoplasma e pelo núcleo. Já a célula procarionte além da membrana plasmática conta com a proteção da parede celular, possui organelas em menor quantidade, sendo formada por bactérias. As diferenças entre estas duas células é que, a célula procarionte conta com a ausência do núcleo, o que não significa que o fluído fique espalhado em toda a região da célula, e ainda não tem a capacidade de formar organismos pluricelulares.

As células eucariontes e procariontes contam com organelas em seu interior.

Podemos encontrar os ribossomos, a cromatina , o nucléolo, o Complexo de Golgi, os Lisossomos , o Retículo Endoplasmático liso e grosso, os centríolos, o citoesqueleto, a mitocôndria, e as vesículas secretoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com