TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA: FATORES EXTERNOS E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Por:   •  13/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO LETRAS

TATIANE ALQUIMIM SANTOS LIMA

PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

[pic 2]

Montes Claros

2017

TATIANE ALQUIMIM SANTOS LIMA

PROJETO DE PESQUISA: FATORES EXTERNOS E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Projeto apresentado ao curso de LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS da UNIUBE- Universidade de Uberaba, para obtenção de nota.

Montes Claros

2017

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA................................................4        

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS............................................................................................................5

4 .JUSTIFICATIVA.......................................................................................................6

5. METODOLOGIA...................................................................................................................6

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA...............................................................................................7

7. CRONOGRAMA....................................................................................................................9

8. RESULTADOS ESPERADOS...............................................................................................9

9. REFERÊNCIAS..................................................................................................................10


1. INTRODUÇÃO

Este Projeto de Pesquisa está vinculado a uma linha orientada sobre os fatores externos ao sistema educacional, que, por diversos motivos, acabam por influenciar o processo de ensino e aprendizagem. Desta maneira, através de intensa pesquisa, com entrevistas e estudos bibliográficos, buscar-se-á o entendimento sobre a real importância de fatores e instrumentos externos no ambiente educacional, a fim de se explicar qual a melhor maneira para lidar com estes fatores, a fim de que a educação possa cumprir, de fato, o seu papel.

É indubitável que todo ser é fruto do meio em que vive. Assim, não se pode pensar o ambiente educacional, com o esperado aprendizado das disciplinas pelos alunos, sem compreender os seus anseios, as suas necessidades e, sobretudo, sem a compreensão de que também os alunos trazem consigo um conhecimento prévio, adquirido no convívio com os indivíduos do meio onde vive, sendo que estes conhecimentos podem ser repassados aos demais colegas, criando-se, desta maneira, um verdadeiro processo de ensino e aprendizagem.

Ao se elaborar a pesquisa bibliográfica, assim como através das entrevistas, poder-se-á compreender a importância exercida pela sociedade e, sobretudo, pelas novas tecnologias na formulação dos novos objetivos a serem alcançados pelos discentes, bem como as suas novas visões sobre o mundo em que vivem, haja vista que com o advento das novas tecnologias não se há  de conceber em uma sociedade em que as pessoas pensem e ajam da mesma maneira, haja vista que as informações têm sido compartilhadas em tempo real a um maior número de pessoas, criando as condições para que cada indivíduo possa ampliar seus conhecimentos e, consequentemente, também os seus desejos; sendo necessário, portanto, que também o sistema educacional passe por mudanças, a fim de cumprir o seu papel.

 2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

 

        Este projeto de pesquisa tem sua importância pelo fato de serem vários os fatores externos que interferem no processo de ensino e aprendizagem atualmente. Este grande número de influências pode ser justificado, em parte, pelo advento das novas tecnologias e, também, pelas diversas mudanças pelas quais a sociedade vem passando.

        Não se há de pensar mais em um ambiente educacional em que os alunos se comportem todos da mesma maneira, resumindo-se ao simples papel de recebimento das informações, sem questionar e sem demonstrarem os seus verdadeiros anseios.

        A sociedade vem passando por intensas mudanças, sobretudo, com o advento das novas tecnologias, tais como internet, televisão, rádio etc. Desta maneira, as informações estão sendo transmitidas com maior rapidez, sendo que um fato que acontece em determinado lugar é rapidamente sabido em outro ponto distante do planeta. Assim, dotados das mais diversas informações, é fato que também os anseios dos alunos passem por transformações, sendo necessário que também o sistema educacional se transforme e modernize; caso contrário, o que se verá será um ambiente piegas, sem qualquer atração aos discentes.

        Com tantas e tamanhas mudanças, faz mister que também a família seja parte atuante no processo de ensino e aprendizagem, haja vista que são vários os problemas a serem enfrentados pelos professores no ambiente educacional e que sem a ajuda da família, numa intensa parceria, dificilmente poderão ser sanados. É fato que a educação vem passando por mudanças, mas, também é indubitável que diversas transformações ainda precisam acontecer,sobretudo, com a aceitação do pensamento de que a escola não se resume ao ambiente educacional, mas também aos fatores internos, que podem contribuir para a construção de uma educação de qualidade para todos.        

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

OBJETIVO GERAL:

  • Compreender a influência dos fatores externos no processo de ensino e aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Compreender as mudanças educacionais através dos tempos;
  • Entender a influência dos fatores externos no processo educacional;
  • Buscar caminhos para a adequação da educação aos novos anseios dos alunos.

4. JUSTIFICATIVA

A sociedade tem passado por constantes mudanças, não se devendo pensar os indivíduos como se pensava em outras épocas. Desta maneira, também o processo educacional vem passando por intensas transformações, sobretudo porque os anseios dos alunos já não são os mesmos que tempos atrás.

Este projeto de pesquisa justifica-se, portanto, pela necessidade de compreender as mudanças pelas quais o sistema educacional vem passando e a influência que recebe dos fatores externos que, indubitavelmente, são de grande relevância no processo de ensino e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (144.4 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com