TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes de Eutanasia e Bioética

Por:   •  29/5/2016  •  Resenha  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS-Bioética (etapa um)

a) Quais conceitos de “ética” estão apresentados no texto?

R: No texto apresentam-se conceitos éticos segundo Potter onde a bioética é vista como uma nova ética científica, cujos objetivos seriam garantir a perpetuação da espécie humana e sua qualidade de vida a partir da preservação da biosfera, a resolução de problemas sanitários e a construção de uma biologia capaz de estender seus horizontes para a indagação de normas e valores, incluindo a ética da vida, ética da qualidade de vida e ética biomédica.

b) Dentro do amplo horizonte de debates e decisões a serem tomadas dentro do campo da Bioética, qual tópico, de acordo com o artigo, é um dos mais relevantes e questionáveis na atualidade?

R: “Neste sentido, um dos aspectos de relevância é o impacto negativo desses “moribundos” que “dilatam” o processo de morrer na organização da cidade”. Como a sociedade poderia mantê-los sem que trabalhassem? Eis aqui, em alguma medida, um problema com interface pública. E, neste caso, a referência é diáfana: para aquele que ganha à vida com o próprio esforço  o artesão  torna-se impossível arrastar-se pela existência a prorrogar seu tempo de vida  com dietas e ginástica , conduta que subtrairia a possibilidade de trabalhar "para seu sustento", o de sua família, bem como para o bem da polis. Para aqueles que são ricos a situação não é tão explícita, no entender de Platão: "ao passo que quem é rico, como dizíamos, não tem nenhuma ocupação premente dessa espécie, de que possa ser forçado a abster-se, sem que a vida se lhe torne impossível”.

Este tópico explica exatamente a maneira como a sociedade trata as pessoas que por si próprias não tem condições de se manter, levando-as a ter uma péssima qualidade de vida, perder a autoestima e a moral.

c) Faça uma análise critica sobre a discussão proposta pelos autores.

Resenha

Platão desenvolveu conceitos diversificados que transita entre a metafísica e a política, procurando abranger as teorias de interesse humano, seus conceitos são utilizados ainda nos dias de hoje, na política, psicologia, sociologia. Para Platão o espírito do homem vive aprisionado num corpo material, á espera de um dia entrar em contato com uma luz externa.

Platão é contra o uso de medicamentos para a cura de doenças leves, dizendo que elas devem seguir seu curso normalmente, dizendo que os medicamentos devem ser usados apenas nos casos mais graves.

No século XVII, se inicia a ciência moderna e a revolução cientifica, e foi também o começo da experimentação com seres vivos principalmente os humanos, com isso se inicia a guerra mundial onde faziam experimentos com os prisioneiros de guerra. No final da guerra, foi criada uma associação medica mundial (AMM), e criado também o código de Nuremberg.

A bioética tem uma abordagem igualmente, uma abordagem sistemática, não se limitando a o lucionar problemas isolados. Baseia se pra tal analise rigorosa dos fatos, mais e muito importante para selecionar os diversos dilemas morais, utilizando como referenciais critérios e princípios básicos. Bioética e o estudo sistemático das dimensões morais, incluindo visão moral, decisões e condutas.

O debate sobre a eutanásia foi um coplexo sobre tomar uma decisão ao direito à morte onde foi contestado sobre todas as religiões, o direito de morrer cabe de cada pessoa claramente que alguns pais não e aceitável esse tipo de conceito devemos respeitar a opinião dos próximos, o sofrimento de uma pessoa que esta a beira da morte onde ela se mantém por base de aparelhos e um dos motivos do pedido da eutanásia, ele pede para que se aparelhos seja desligado por não ter mais a capacidade de se permanece em vida.

A decisão sobre a eutanásia e complicado de ser aceita varia de cultura e religiões, se a pessoa se encontra em sofrimento ou e enfermo ela pode sim ter o direito de pedir a eutanásia vai gerar polemicas em certos países por eles ter uma cultura, ou melhor, opinião onde a morte de pessoas que estão e estados críticos de saúde que sua morte seja da forma que convivemos um tipo de morte que seja por não resistência a suas doenças.

 A bioética é o estudo da ética que engloba todo ser vivo e sua qualidade de vida, visando o respeito com o ambiente e o próximo. O estudo da bioética engloba conceitos de diversos filósofos que classificaram a bioética de maneiras diferentes, porem com fins aproximados que traz uma educação sobre a ética da vida.  

1 – Sabemos que a bioética foi definida de diversas formas por filósofos e teólogos distintos, como Fritz Jahr que caracterizou a bioética como sendo o reconhecimento de obrigações éticas, não apenas com relação ao ser humano, mas para com todos os seres vivos. Na atualidade como podemos definir a bioética?

R: No mundo atual, podemos definir a bioética como as relações científicas e filosóficas que passaram se preocupar e zelar a qualidade de vida melhorando assim o viver da sociedade de forma considerável.

2 – Qual o pensamento de Platão sobre a morte?

R: Para Platão ninguém é obrigado a vagar pela vida doente, ou em tratamento; ele é a favor em termos era a favor da eutanásia.

3 – Como se classifica Eutanásia e distanásia?

R: Eutanásia é entendida como morte provocada por sentimento de piedade à pessoa que sofre. Ao invés de deixar a morte acontecer a eutanásia age sobre a morte, antecipando-a. Assim, a eutanásia só ocorrerá quando a morte for provocada em pessoa com forte sofrimento, doença incurável ou em estado terminal e movida pela compaixão ou piedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com