TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTAÇÃO DE VIDRARIAS, LEITURA DE VOLUMES, TOMADA DE ALÍQUOTA E PESAGEM

Por:   •  14/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  2.909 Visualizações

Página 1 de 5

SENAI CETIND

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

RELATÓRIO

AMBIENTAÇÃO DE VIDRARIAS, LEITURA DE VOLUMES, TOMADA DE ALÍQUOTA E PESAGEM

Lauro de Freitas

2018

Ana Carla Diniz, Athina Silva e Bismarck Vieira

Ambientação das Vidrarias, leitura de volume, tomada de Alíquota e pesagem.

Relatório apresentado ao curso Técnico em Química do Senai como requisito parcial de aprovação na disciplina de Fundamentos Técnicos Laboratoriais, da Docente: Bianca Borges.

Lauro de Freitas

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 OBJETIVO GERAL 5

3 MATERIAIS 5

4 PROCEDIMENTO 5

4.1 Ambientação das vidrarias 5

4.2 Leitura do Volume 5

4.3 Tomada de Alíquota 6

4.4 Pesagem 6

5 RESULTADO E DISCUSSÃO 6

5.1 Pesagem 6

5.2 Leitura do Volume 7

5.3 Tomada de Alíquota 7

6 CONCLUSÕES FINAIS 7

7 REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Práticas em laboratório são essenciais para o treinamento do profissional, por isso, é preciso saber identificar as vidrarias tanto como ambienta-las adequadamente. A Ambientação de vidrarias é de grande importância para reduzir os resíduos antes de qualquer prática, evitando maiores erros durante a leitura e volumes, além da contaminação com a mistura de resíduos desconhecidos.

No procedimento a Tomada de Alíquota faz-se a leitura baseada em medidas de volumes, as vidrarias que realizam tais medições são classificadas em “quantitativos” e “não quantitativos”. Como exemplo do primeiro, temos as buretas, os balões volumétricos, as pipetas volumétricas e enquanto os “não quantitativos” temos as provetas ou cilindros graduados. Estas últimas são utilizadas quando não é necessária uma medida muito precisa.

Como descrito acima, o aperfeiçoamento em determinadas atividades laboratorial vem com o exercício da prática, a pesagem na balança se enquadra nessa especificação. A balança é um equipamento de pesagem, que pode ser identificada como analítica ou semi-analítica, utilizadas tanto para valores pequenos quanto maiores. Outra forma de identificação é a precisão que elas têm para chegar ao valor desejado, sendo a analítica mais precisa.

Essas informações servem como base do que será discorrido no conteúdo a seguir, com o objetivo de mostrar os acertos e erros na prática, tal como, a discussão destes em busca do resultado conclusivo.

OBJETIVO GERAL

Realizar a ambientação das vidrarias, leitura de volume, tomada de alíquota e pesagem na balança, com objetivo de treinamento no conhecimento da disciplina para mostrar os acertos e erros na prática, afim da buscar o resultado desejado.

MATERIAIS

- Béquer 150 ml, 250 ml

- Bureta 25 ml

- Pipeta Volumétrica 10 ml

- Proveta 37 ml

- Pêra

- Pipetador 10 L

PROCEDIMENTO

Ambientação das vidrarias

Em um béquer de 250 ml utilizou-se uma pequena quantidade de água destilada para lavar as paredes do béquer de 150 ml, depois o liquido foi transferido para o béquer de descarte, onde repetiu-se três vezes.

Em seguida utilizou-se o mesmo procedimento, na bureta e na pipeta volumétrica (10ml). A bureta foi preenchida com 2/3 do volume de água destilada para lavar as paredes, e depois descartada no béquer de descarte, repetindo três vezes. Na ambientação da pipeta volumétrica foi succionado o volume da água até o bulbo para poder lavar as paredes e logo após deixou escoar o liquido até o béquer de descarte, repetindo três vezes.

Leitura do Volume

Na proveta de (50 ml) foi feita a leitura do volume de (37,5ml) de água destilada.

Tomada de Alíquota

Depois de ambientada, utilizou-se a pipeta volumétrica para a tomada de alíquota no valor de 10 ml.

O primeiro componente do trio (Athina) fez primeira tomada, após a terceira tentativa, não foi atingido o valor desejado. Na leitura observou menos de 10 ml de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com