TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTAGIO

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.917 Palavras (12 Páginas)  •  985 Visualizações

Página 1 de 12

AJES - FACULDADE NOROESTE DO MATO GROSSO

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

VALÉRIA CARMINATI

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS

 

 

 

 

 

 

JUÍNA/MT

2018

 

                                                                           

FACULDADE NOROESTE DO MATO GROSSO CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

VALÉRIA CARMINATI

 

Relatório apresentado ao curso de Bacharelado em Farmácia da AJES - Faculdade Noroeste do Mato Grosso, como requisito parcial para a obtenção do título Bacharel em Farmácia sob orientação do Prof.ª Me. Arielly Bento.

 

 

JUINA/MT

2018


VALÉRIA CARMINATI

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Relatório aprovado em ................... de ................ de 2018

Local: Sala de orientador ............ Faculdade Noroeste do Mato Grosso - AJES.

.

________________________________________

Prof. Ms. Arielly Furtado Bento de Oliveira

Juína, ____ de _____________ de _____

LISTA DE QUADROS


RESUMO

Palavras-chave: Estagio supervisionado; Farmácia; Drogaria; Assistência farmacêutica; Atenção farmacêutica.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 JUSTIFICATIVA......................................................................................................

        1.2 OBJETIVOS GERAIS

 1.2.1 Objetivos específicos

1.3 DESCRIÇÃO DOS LOCAIS DE ESTÁGIO

2.1 Drogaria Ultra Popular.....................................................................................................

2.1.1 Estrutura física

2.1.2 Funcionários e seus atributos ....................................................................................

2.1.3 Tipos de produtos e convênios .................................................................................


INTRODUÇÃO

A dispensação faz parte do processo de atenção à saúde e deve ser considerada como uma ação integrada do farmacêutico com os outros profissionais da saúde, em especial, com os prescritores. É papel do farmacêutico garantir a correta dispensação destes medicamentos ao paciente, lhe indicar de forma correta a posologia, indicações, interações, entre outras informações importantes ao paciente sobre o que foi prescrito.

A Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, estabelece que o processo de dispensação de medicamentos na farmácia está sob a responsabilidade do profissional farmacêutico (Brasil, 1973). Com o passar dos anos houve o surgimento de novas definições das atividades farmacêuticas, tais como, a Atenção Farmacêutica apresentada por Hepler e Strand (1990), as quais têm influenciado cada vez mais estes profissionais a assumir um papel ativo de promoção da saúde. Segundo Petty (2003), a profissão farmacêutica está mudando da simples oferta de medicamentos para uma função clínica de fornecimento de informações.

O estágio curricular no curso de Farmácia está previsto no Projeto Pedagógico, bem como na grade curricular do curso. Conforme disposto na Resolução CNE/CES n° 2, de 19 de fevereiro de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia. Em seu Art. 1º § 2º, a Lei nº 11.788/2008, define o objetivo geral do estágio, em qualquer modalidade de ensino “visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho”. No Art. 2º § 1º “Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma”.

  1. JUSTIFICATIVA

O presente relatório tem como finalidade o registro das experiências vividas e atividades realizadas no campo de estágio em dispensação de medicamentos. O estágio supervisionado em farmácia é uma etapa de grande importância para a formação do farmacêutico, pois faz com que o aluno relacione o conteúdo teórico obtido em aula com a prática da profissão farmacêutica. O principal objetivo do estágio é vivenciar a rotina de uma farmácia comercial e a do farmacêutico, observar o trabalho do farmacêutico em exercício de suas atividades; analisar seu comportamento profissional e ético. Observar as técnicas de dispensação e os cuidados ao realizar atenção farmacêutica. O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência vivenciada em um estágio curricular. Citar as atividades desenvolvidas no período do estágio, relacionar as atividades da farmácia principalmente com as legislações que norteiam a atividade farmacêutica.

1.1 OBJETIVO GERAL

Promover o desenvolvimento de habilidades e competências para o exercício da profissão farmacêutica em farmácias comunitárias e drogarias. 

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Observar a rotina do estabelecimento e atividades relacionadas com a dispensação de medicamentos;
  • Observar o atendimento do farmacêutico junto ao paciente e suas ações voltadas a promoção do uso racional de medicamentos;
  • Conhecer aspectos legais e éticos relacionados à dispensação de medicamentos;
  • Promover a discussão de casos clínicos referente as prescrições e dispensação dos medicamentos durante o estágio.
  • Verificar os aspectos inerente a Política Nacional de Assistência Farmacêutica voltada ao ciclo da assistência farmacêutica e uso racional de medicamento; 
  • Identificar os principais aspectos da dispensação e sua importância para farmacoterapia;
  • Aprender relacionar o atendimento ao paciente e os aspectos para a atenção farmacêutica e acompanhamento farmacoterapêutico;
  • Desenvolver atitudes, competências e habilidades de boa relação interpessoal com equipe do estágio, paciente e professores.

2 DESCRIÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO. 

2.1 DROGRARIA ULTRA POPULAR  

O estágio foi realizado na matriz Drogaria Ultra Popular, com Razão Social: DMD Ltda, inscrito com no CNPJ: 10.341.045/0001-83, localizada na av. Mato Grosso, 659N – centro, Juína-MT, CEP: 78.320-000. A drogaria possui além da matriz, mais quatro filiais em Juína-MT e uma filial em Campo Novo dos Parecis, sob responsabilidade do farmacêutico Adriano Stocco Martins.  A drogaria atende de segunda a sábado, das 7 horas da manhã até as 20 horas da noite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (155.6 Kb)   docx (186.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com