TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO TÉCNICO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FARMÁCIA HOSPITALAR

Por:   •  3/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE PITÁGORAS DE BETIM

CURSO: FARMÁCIA, 8° PERÍODO

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FARMÁCIA HOSPITALAR

RELATÓRIO TÉCNICO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FARMÁCIA HOSPITALAR

Aluno: Pedro Henrique Guilherme Maia

RA n°: 102533567325

Prof. orientadora: Dra. Aline Mourão

BETIM

2018

FACULDADE PITÁGORAS DE BETIM

CURSO: FARMÁCIA, 8° PERÍODO

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FARMÁCIA HOSPITALAR

NOME: Pedro Henrique Guilherme Maia

LOCAL: Hospital CLINICARE – Av. Juscelino Kubitschek, 725 - Centro, Betim - MG

CARGA HORÁRIA: 60 horas

PRECEPTORA: Farm. Nívia Michelly de Andrade


1 ATIVIDADES REALIZADAS PELAS FARMACÊUTICAS

As farmacêuticas são responsáveis pelo controle dos medicamentos da portaria 344/98 e antibióticos, administrando e controlando as saídas através do registro nos livros de controlados, também são responsáveis pelo controle de estoque e aquisição de medicamentos e materiais hospitalares além da reposição de medicamentos em carrinhos de emergência e KIT´s dos procedimentos realizados no hospital. Também é função das farmacêuticas o controle de validade dos medicamentos.

2 ATIVIDADES EXERCIDAS PELO ALUNO

2.1 Conferência e reposição de medicamentos e materiais hospitalares

As atividades desempenhadas na farmácia do Hospital CLINICARE seguiram uma certa rotinha onde a primeira atividade realizada no dia era a conferência e reposição dos medicamentos e materiais hospitalares presentes nos armários do pronto atendimento. Nestes armários continham medicamentos de uso constante no pronto atendimento, com intuito de agilizar o atendimento já que o local não possui farmácia própria. Para esta atividade era utilizado um papel para anotar os medicamentos e materiais que estavam em falta ou em quantidades pequenas. Após a conferência, com o auxílio de uma bacia, os medicamentos e produtos faltantes eram transportados da farmácia para o pronto atendimento. São estocados nos armários do pronto atendimento os seguintes medicamentos: AAS infantil, Adenosina, água para injeção, Aminofilina, Cloridrato de Amiodarona, Amoxicilina , Ampicilina Sódica, Atenolol , Bicarbonato de Sódio , Bromoprida, Bupivacaína, Butilbrometo de Escopolamina, Captopril, Carvedilol, Cefalotina sódica, Cetoprofeno, Ciclobenzaprina, Cinarizina, Ciprofloxacino, Cloreto de Potássio, Cloreto de Sódio, Diclofenaco de Sódio, Dimeticona, Dipirona Sódica, Dobutamina, Domperidona, Dopamina, Doxiciclina, Enalapril, Epinefrina, Etilefrina Cloridrato, Furosemida, Glicerina, Glicose, Heparina, Hidroclorotiazida, Hidrocortizona, Ibuprofeno, Lidocaína, Metoclopramida, Metronidazol, Neomicina, Omeprazol, Paracetamol, Prednisolona, Prednisona, Prometazina, Cloridrato, Propranolol, Ranitidina, Cloridrato, Sinvastatina, Sulfadiazina de Prata, Sulfato Ferroso, Vancomicina e Varfarina Sódica. Os demais materiais hospitalares que eram armazenados no pronto atendimento são agulhas, seringas, acessos, álcool, gases de pano, scalps e cateteres e luvas.  O estoque de medicamentos fora da farmácia foi um ponto crítico identificado durante o estágio.

        

2.2 Monitoramento de temperatura

Após a reposição do pronto atendimento, era realizado o monitoramento das temperaturas da farmácia, do almoxarifado e da geladeira de armazenamento de medicamentos. Esta tarefa era realizada duas vezes ao dia: a primeira leitura no período da manhã e a segunda leitura no período da tarde. O monitoramento era realizado registrando as temperaturas mínimas e máximas de cada local, indicadas em um termohigrômetro, em um formulário.

2.3 Sanitização, conferência e reposição caixas de KIT’s

Durante o estágio foi realizada a limpeza, conferência e reposição de caixas com medicamentos e materiais para procedimentos que são realizados no hospital. Após a chegada dos KIT’s, a caixa era sanitizada com álcool 70% e feita a conferência dos medicamentos e materiais presentes em cada KIT tendo como uma referência uma lista presente na tampa de cada caixa indicando quais medicamentos e materiais compõem e suas quantidades. Caso tivesse faltando algum medicamento ou material do KIT, ele era reposto. Após a sanitização, conferência e reposição, os KIT’s eram identificados com uma etiqueta com a data de conferência, medicamentos e materiais que não foram repostos por estarem e falta e a assinatura de quem conferiu. Após este procedimento, os KIT’s eram dispostos sobre uma prateleira na farmácia para aguardar sua utilização.

2.4 Controle de medicamentos controlados

A farmácia conta com os seguintes medicamentos controlados de acordo com a Resolução - RDC Nº 246, DE 21 DE AGOSTO DE 2018: Alfentanila, Ácido Valproico, Cetamina, Ciclopentolato, Clonazepan, Cloridrato de Clorpromazina, Codeina+Paracetamol, Diazepam, Droperidol, Etomidato, Fenitoína Sódica, Fenobarbital Sódico, Fentanila, Flumazenil, Fluoxetina, Haloperidol, Isoflurano, Metadona, Midazolam, Morfina, Cloridrato de Albufina, Naloxona Nortriptilina, Petidina, Propofol, Proximetacaína, Quetiapina Risperidona, Sevoflurano e  Tramadol, sendo este último o de maior volume de dispensação. Todo os dias, no início do turno de estágio, era fita a contabilização do armário de medicamentos de controlados, onde era feita o registro da quantidade presente em um formulário que tem também a quantidade que deve estar presente no armário para controle. A dispensação seguia o seguinte procedimento: a solicitante chegava na farmácia e pedia o medicamento apresentando a guia de prescrição. Era conferido o medicamento prescrito e anotado em um formulário os dados da paciente, o medicamento dispensado, a quantidade, o lote e sua validade e o medicamento era entregue a solicitante. Após a dispensação, a saída do medicamento era anotada em um livro de controle de medicamentos fornecido pela vigilância sanitária, já que a farmácia do hospital não possui o sistema informatizado para estes registros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com