TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: FARMÁCIA HOSPITALAR

Por:   •  20/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  1.779 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE PITÁGORAS

CURSO FARMÁCIA

CLAYTON GOMES PEREIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: FARMÁCIA HOSPITALAR

São Luís

2014


FACULDADE PITÁGORAS

CURSO FARMÁCIA

CLAYTON GOMES PEREIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: FARMÁCIA HOSPITALAR

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras.

Supervisor de Estágio: Profª Ma Gizelli Santos Lourenço Coutinho.

São Luís

2014


AGRADECIMENTOS

A Deus pelo dom da vida e por mais essa conquista.

À minha esposa e aos meus filhos por toda compreensão e respeito nas horas de silêncio, reflexões e ausências ao longo desse período. 

Minha família merece poucas palavras, mas aquelas que me são mais caras. Fonte de energia e amor constante. Obrigado por vocês existirem. Obrigado por depositarem em mim a confiança para todas as horas. Pai, Mãe e meus Irmãos, muito obrigado.

À Doutora Mayara Helena V Nogueira , que contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional, cujo conhecimento e orientação, sempre estimulante foram essenciais .

A toda equipe da Farmácia Hospitalar do Hospital Guarás pelo conhecimento, ajuda, apoio e compreensão neste período de estágio.

A todos os professores que de forma direta e/ou indireta contribuem para o meu crescimento pessoal e profissional.

Aos meus queridos amigos, que sempre se põem a contribuir para o sucesso e prosperidade continua do meu ser.

.

Muito obrigado!


DADOS DO ESTAGIÁRIO:

Nome: Clayton Gomes Pereira

Curso: Fármacia – 7º P Matutino

E-mail: claytoncgp@gmail.com

Telefone: (98)987714546 -- 33024374

Campo de estágio: Hospital Guarás – Bairro de Fátima

Farmacêutico responsável  : Mayara Helena V. Nogueira

Jornada diária: 6 horas

Jornada semanal: 30 horas

Carga horária total do estágio: 160 horas

Ínicio: 30/10/2014

Término: 05/12/2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

2.        DESENVOLVIMENTO        

2.1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        

2.1.1 Procedimentos Operacionais Padrão (POP):        

2.1.2 Reposição das Prateleiras e Gôndolas        

2.1.3 Fracionamento        

2.1.4 Compras        

2.1.5 Dispensação de Medicamentos        

2.1.6 Controle de Estoque de Medicamentos Sujeito a Controle Especial        

2.1.7 Padronização de Medicamentos        

3. CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

        O Hospital é parte integrante de um sistema coordenado de saúde cuja função é dispensar à comunidade completa assistência à saúde, preventiva e curativa, incluindo serviços extensivos à família, em seu domicílio e ainda em um centro de formação para que os que trabalham no campo de saúde e para pesquisas biosocias. O conceito se completa voltando-se para a saúde, o ensino e a pesquisa, porém alheio ao seu fim específico (NETO, 2005).

A farmácia hospitalar ocupa importante posição dentro do contexto assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS), pois é responsável por diversas atividades relacionadas ao medicamento; instrumento terapêutico com forte impacto na saúde e no custo hospitalar (MARGARINOS-TORES., et al 2007). 

É entendida como unidade clínica de assistência técnica e administrativa, dirigida por farmacêutico, integrada funcional e hierarquicamente às atividades hospitalares. Tendo como principal função: garantir a qualidade de assistência prestada ao paciente através do uso seguro e racional de medicamentos e correlatos, adequado sua utilização à saúde individual e coletiva, nos planos: assistencial, preventivo, docente e de investigação, devendo, para tanto, contar com farmacêuticos em número suficiente para o bom desempenho da assistência farmacêutica (BRASIL, 1997).

O objetivo global da farmácia hospitalar é o de otimizar os resultados dos pacientes, trabalhando em parceria em equipas multidisciplinares, a fim de alcançar a utilização responsável de medicamentos em todos os contextos (MBPFH, 2008). Segundo Silva 2010, suas atribuições são diversas, compreendendo: as etapas centrais da assistência farmacêutica (seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos); atividades de recursos humanos, recursos financeiros e de recursos de materiais; e ações especializadas (segmento farmacoterapêutico, farmacovigilância, informações sobre medicamentos, farmacotécnica, ensino e pesquisa). Nas atividades de assistência farmacêutica, é de competência da farmácia hospitalar:

 I. Assumir a coordenação técnica nas discussões para seleção e aquisição de medicamentos, germicidas e correlatos, garantindo sua qualidade e otimizando a terapia medicamentosa.

 II. Cumprir normas e disposições gerais relativas ao armazenamento, controle de estoque e distribuição de medicamentos, correlatos, germicidas e materiais médicos hospitalares.

 III. Estabelecer um sistema, eficiente, eficaz e seguro de dispensação para pacientes ambulatoriais e internados, de acordo com as condições técnicas hospitalares, onde ele se efetive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (351.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com