TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III (FARMÁCIA HOSPITALAR)

Por:   •  24/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE FARMÁCIA

[pic 1]

ELIZÂNGELA NEVES DE OLIVEIRA VALADARES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

(FARMÁCIA HOSPITALAR)

NITERÓI

2018

Elizangela neves de oliveira

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SURPERVISIONADO III (FARMÁCIA HOSPITALAR)

Relatório apresentado a Disciplina de Estágio Supervisionado III do curso de farmácia da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como parte dos requisitos para conclusão do curso.

Orientador: Prof. Fernando Ferreiro

NITERÓI

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------- 04

2. OBJETIVO ---------------------------------------------------------------------- 05

3. ROTINA DA FARMÁCIA ---------------------------------------------------- 06

       3.1.OBJETIVO DO FARMACEUTICO -------------------------------------- 06

      3.2.RESPONSABILIDADES DO FARMACEUTICO --------------------------- 07

       3.3. DISPENSAÇÃO ------------------------------------------------------------------- 08

       3.4.MEDICAMENTOS DE ALTA VIGILÂNCIA ---------------------------------- 09

       3.5.MEDICAMENTOS CONTROLADOS ----------------------------------------- 10

4. CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------ 11

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------------- 12

 

1. INTRODUÇÃO

Nos hospitais, podem ser encontrados equipamentos sofisticados e complexos procedimentos cirúrgicos, sem contar os recursos de informática, que vêm conquistando cada vez mais espaço. Ao lado de toda essa tecnologia, o medicamento permanece como um dos insumos mais importantes, representando um poderoso instrumento capaz de curar, remediar e prevenir doenças.

A farmácia hospitalar é um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, modo pelo qual nela se desenvolvem atividades ligadas a produção, dispensação, controle e distribuição de medicamentos e correlatos para unidades hospitalares.

O medicamento, no entanto, não pode ser considerado sinônimo de saúde, pois sua efetividade só é garantida quando usado de forma racional. Para maximizar os benefícios e minimizar os riscos, é incontestável a necessidade de um profissional responsável por todo o ciclo do medicamento dentro do hospital, desde sua seleção, negociação com fornecedores, armazenamento, controles, até a dispensação e o uso pelo paciente. O reconhecimento da importância do uso racional do medicamento faz com que a farmácia hospitalar seja cada vez mais valorizada.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os farmacêuticos são singularmente qualificados pois, compreendem a garantia de qualidade aplicados aos medicamentos; apreciam as complexidades da cadeia de distribuição e renovação dos estoques; e  detêm um grande volume de informações técnicas sobre os produtos disponíveis; podem orientar os pacientes com enfermidades leves e os pacientes com condições crônicas com isso melhorando a qualidade de vida da população.

2. OBJETIVO

O presente relatório tem como objetivo a descrição das atividades realizadas durante estágio curricular na farmácia do hopital Carlos tortelly ( Niterói).

Estágio curricular na unidade de farmácia hospitalar onde permite ao estudante conhecimentos, fixando os requisitos mínimos exigidos para a conservação, transporte, aquisição, dispensação. As atividades aqui relatadas visam o conhecimento das áreas de atuação do farmacêutico no âmbito hospitalar, proporcionando uma visão geral do campo de trabalho, relações humanas envolvidas e ética profissional.

3.  ROTINA NA FARMÁCIA HOSPITALAR

Auxiliar no atendimento no balcão da farmácia, conferir receitas de medicamentos e providenciar entrega e orientação junto aos setores solicitantes/pacientes.

Fazer a reposição de todos os produtos utilizados, mediante a apresentação dos frascos ou embalagens, organizando e estocando os materiais e medicamentos padronizados.

Proceder e controlar as movimentações (entrada e saída), bem como da devolução pelas unidades, visando manter o estoque sempre abastecido, seguindo orientação estabelecidas.

Realizar o controle da temperatura do ambiente e refrigeradores.

Controlar a entrada e saída de empréstimos.

Receber, entregar e arquivar as prescrições eletrônicas enviadas pelo os setores requisitantes.

Assistir na execução de atividades da assistência farmacêutica da casa, realizando o recebimento, organização e distribuição de insumos, materiais hospitalares e medicamentos, seguindo critérios internos definidos pelo superior

Identificar os materiais e medicamentos recebidos, verificando validade e lotes, conforme critérios internos definidos.

Requisitar materiais e medicamentos quando necessário.

Preparar carrinho de parada de medicações e materiais, verificando mensalmente lote e validade do mesmo e repor mediante necessidade

Verificar periodicamente o prazo de validades dos medicamentos.

Manter o controle dos medicamentos controlados, enviando relatório para a coordenação da farmácia central

3.1.OBJETIVO DO FARMACÊUTICO

Coordenar e planejar as atividades inerentes ao setor de farmácia, controlando e implementando ações de acordo com procedimentos e critérios definidos.

O objetivo do Farmacêutico Hospitalar é o apoio clínico integrado a serviço do paciente, objetivando dispensar medicações seguras e oportunas. Sua missão compreende tudo o que se refere ao medicamento, desde sua seleção até sua dispensação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com