TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DE BIOSSEGURANÇA

Por:   •  8/4/2022  •  Abstract  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

biossegurança

- o que é ?

ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos e exposições não intencionais. está vinculada a pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços.

- origem e finalidade

origem no século XX, inicialmente apenas situações biológicas. Hoje, voltada para o controle e minimização de riscos provenientes da prática de diferentes tecnologias.

CTNBio- comissão técnica nacional de biossegurança; prevenção dos riscos gerados por agentes químicos e físicos em processos de saúde, o risco biológico estando presente ou não.

- definições

biosseguridade: medidas de proteção, controle e responsabilidade para agentes biológicos e toxinas, a fim de evitar sua perda, roubo uso indevido, extravio, acesso não autorizado ou liberação intencional.

perigo: potencial de causar danos ligados aos materiais, equipamentos, métodos ou práticas de trabalho.

probabilidade de ocorrer: altamente improvável, pouco improvável, provável, muito provável e esperado.

 risco: é o perigo diante do conhecimento que se tem da situação, podemos tentar evitar. situação capaz de proporcionar dano, doença ou morte.

formas de gerenciar o risco: eliminação ou diminuição dos riscos, monitoramento contínuo, treinamento dos trabalhadores, práticas e normas seguram em laboratório.

risco zero não existe, pois em tudo que realizamos há possibilidade de ocorrer um imprevisto.

riscos ambientais: são agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes existentes nos locais de trabalho, que venha causar danos à saúde dos trabalhadores.

- classes de riscos ambientais

riscos físicos: gerados por algum tipo de energia, equipamento, condições físicas e características no local de trabalho;

ex: ruído, calor, vibrações, radiações, umidade, frio, ionizantes e não ionizantes.

representado pela cor VERDE

riscos químicos: substâncias, compostos ou produtos que penetram no organismo do trabalhador por via respiratória, absorvida pela pele ou ingerida.

ex: fumaça, poeira, oxidantes, explosivas, cáusticas, irritantes e cancerígenas.

representado pela cor vermelha

riscos biológicos : microrganismos capazes de organizar qualquer tipo de alteração, alergia ou toxicidades no corpo humano.

ex: fungos, bactérias, vírus, protozoários e helmintos (parasitas)

representado pela cor marrom

riscos ergonômicos : contrários as regras de ergonomia, exige que o local de trabalho se adapte ao trabalhador, proporcionando bem estar físico e mental.

ex: transporte de peso sem meio auxiliar, postura inadequada, ruído de maquinário

representado pela cor amarela.

riscos de acidentes : potencial de causar danos de diversas formas, levando em consideração o descumprimento das normas previstas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com