TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DE FUNGOS ENDOFÍTICOS

Por:   •  16/9/2018  •  Seminário  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 10

FUNGOS ENDOFITICOS

Utilização de fontes de produtos naturais na busca de novos fármacos.

Fungos endofíticos são fungos que vivem em associação com plantas. Isolados de folhas, ramos e caules. Partes aéreas das plantas.

A microbiotica que vive em associação com raízes é a microfitica.

No cenário atual da descoberta de novos fármacos, a contribuição de cada aérea na descoberta de novos fármacos tendo como destaque produtos naturais com 9%, derivados de produtos naturais 28%, fármacos sintéticos mas que o grupo farmacoforico é proveniente de um produto natural. 28 mais 14%, expressiva contribuição dos produtos naturais para descoberta de novos fármacos. Fármacos sintéticos com 30% de contribuição, as vacinas e os fármacos biológicos por ex, as proteínas.

Esses produtos naturais podem ser definidos como metabolitos secundários, estes são produzidos por vias sintéticas especificas, chamadas de via do metabolismo secundário. Exceto os humanos, todos os seres vivos dispõem dessa via metabólica essencial. Os seres possuem então enzimas especificas que codificam a produção de alguns metabolitos que são os metabolitos secundários.

Estes metabolitos secundários não são essenciais para a sobrevivência dos seres produtores, mas são produzidos para garantir algumas vantagens adaptativas. Então os organismos que produzem esse metabolitos secundários conseguem sobreviver mais facilmente  as condições ambientais estressantes, ou a ataques de outras espécies por ex.

Um exemplo de metabólito secundário, tem-se a morfina. A vincristina, a vimblastina, a galantamina, três exemplos de alcaloides, metabolitos secundários com o hidrogênio heterocíclico. Morfina um importante analgésico isolado da papoula, vincristina e vimblastina importantes antitumorais isolada da planta catarantos róseos, bastante comum. E galantamina, um dos fármacos mais importantes no tratamento de alzaimer.

Fármacos de estrutura fenólica, que são produzidos por outra via sintética, salicilina, isolado de salix alba, precursor do acido acetilsalicílico. Alguns terpenos como digoxina, paquitaxel. A digitoxina isolada de sigitalis purpúrea.

Metabólitos secundários são compostos orgânicos sintetizados por rotas biossinteticas especificas. Alguns seres vivos além da rota biossintetica que produzem os metabolitos essenciais, primários produzem tb os secundário.

A biossintesse desses metabolitos secundários ou produtos naturais é condicionando com fatores ambientais. Esses metabolitos secundários estão relacionados a adaptação ou sobrevivência do organismo produtor, não sendo essenciais mais são responsaveis por vantagens adaptativas.

Uso da medicina tradicional chinesa, trazem os primeiros relatos do uso de plantas medicinais, há mais de 4000 anos. Conehceciemnto sedimentado, tradicional.

Como hj encaramos novas doenças e doenças atualmente incuráveis, existe um apelo para  busca de novas fontes de produtos naturais. Entre elas por ex, microorganismos, os insetos, organismos marinhos, repteis, são tb fontes mas as pesquisas são menos abrangentes do que as relacionadas com as plantas.

Atualmente 70% dos antibióticos produzidos no mercado são produzidos por microrganismo. Antibioticos ela esta se definindo como células orgânicas que agem contra células tumorais contra parasitas ou contra microrganismos patogênicos. Sinvastatina, penicilina g, eritromicina. Complexidade das estruturas químicas. Precisa então das rotas biossinteticas, do arsenal químico que os rodutos naturais disponibilizam para chegar as estruturas químicas.

Os microrganismos tb são responsáveis pela produção das estatinas, best seller das industrias farmacêutica, muito lucro, utilizados amplamente para tratamento de doenças do colesterol .

Baseado na curva de crescimento, como se processa o crescimento de um  microrganismo, estimula a produção dos metabolitos secundários em lab. Uma vez trazidos para o la e adicionados o meio de cuktura, o mmicroorganismos passa pela fase lag, adaptação no meio de cultura, em seguida inicia-se a fase exponencial, onde ocorre a multiplicação do numero de células, e esta para qndo a quantidade de nutrientes de oxigênio diminui. Nesse ponto inicia-se a fase estacionaria, e esta é a fase mais interessante pq nela que o micro é submetido a maio estress, a maior competição, e então as rotas biossinteticas do metabolismo secundário são atoivas.

E esses metabolitos secundários que são tao importantes para a clinica farmacêutica, é importante que os microrganismos atinjam essa fase estacionaria para então produzirem os compostos bioativos.

Pq buscar novos antibióticos?

Cenário atual dos antibióticos, primeiro descoberto foi por Alexandre fleeming. Em 1928.

Historico da descoberta dos antibióticos.

As patentes dos antibióticos em 1970, começaram a cair levando a uma diminuição dos preços. Acesso a população bastante facilitado, levando a uso indiscriminado dos antibióticos. O uso indiscriminado, o mal uso, o uso de antibióticos em animais, e o humano acaba recebendo  pela cadeia alimentar contribuindo para o desenvolvimento dessas super bactérias ou bacterias super resistentes.  Hoje já tem-se relatos de algumas bactérias que não sõa sensíveis a nenhum tipo de antibiótico disponível no mercado.

Antibioticos disponíveis -  betalactamicos, penicilinas, cefalosporinas ... , mecanismo de ação interferem no estabelecimento da formação da camada bacteriana.

Infelizmente a maioria das bactérias já eh resistente aos betalactamicos por dois mecanismos principais, inativação enzimática e alteração da permeabilidade.

Ex, aminoglicosideos e as gentamicinas – 16:00

Quinolonas, mecanismo de ação – inibição da dna girasse, tropoisomerase 2, essencial na replicação de dna bacteriano, fluoroquinolonas, interagem com a dna girasse impedindo a dna girasse. As bactérias apresentam mecanismo de resitencia diferenciado por transporte ativo, as bactérias conseguem expulsar os antibióticos que estavam no interior da células para a região extra celular.

18:00

Teste que determina se a bactéria é resistente ou não a determinado antibiótico – lab

Placa de petri com determinado numero de unidades formadoras de colônia de bactérias, se essa placa de petri for encubada por 24 horas, após 24 horas vemos um intenso numero de células. Se faz usso de antibiótico e essas bactérias são sensíveis a esse antibiótico, e esse antibiótico tem ação bactericida após 24 hrs não observa-se mais nenhuma unidade formadora de colônia nessa placa de petri. Por outro lado, se esse antibiótico tiver ação bacteriostática, o numero de células bacterianas se mantem. Um efeito bactericida de um antibiótico eh eliminação total , morte total das células já o bacteriostático é somente a supressão do crescimento. Isso se as células bacterianas forem c=sensíveis a esse antibiótico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com