TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO - Hormonios metabolicos da tireoide - Guyton & Hall Tratado de Fisiologia Médica

Por:   •  13/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.657 Palavras (19 Páginas)  •  1.733 Visualizações

Página 1 de 19

Hormônios Metabólicos da Tireóide

A tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo, essa secreta dois hormônios principais, a tiroxina (T4) e a tri-iodotironina (T3), ambos aumentam o metabolismo do organismo. Além desses a tireóide secreta a calcitonina, hormônio importante para o metabolismo do cálcio.

Síntese e Secreção dos Hormônios Metabólicos Tireoidianos. A tiroxina (T4) corresponde à maior parte dos hormônios metabolicamente ativos secretados pela tireóide já a tri-iodotironina (T3) está em uma proporção bem menor. Porém, a tiroxina quase em sua totalidade é convertida em tri-iodotironina nos tecidos. A diferença de T3 e T4 está na velocidade e na intensidade de ação, T4 é aproximadamente quatro vezes mais potente, entretanto está presente em menor quantidade no sangue e persiste por muito menos tempo,

Anatomia e Fisiologia da Tireóide. A tireóide é composta por um grande número de folículos fechados e cheios de substância secretora, o colóide, e revestidos por epitélio que secretam seus produtos para o interior dos folículos. O colóide é constituído por uma glicoproteina chamada tireoglobulina. Quando a secreção chega aos folículos deve ser reabsorvida através do epitélio para o sangue, para realizar sua função no corpo. O fluxo sanguíneo tireoidiano é um dos maiores do corpo.

O Iodo é necessário para a formação de tiroxina. Para formar quantidade normal é T4, é necessária a ingestão de aproximadamente 50mg/ano de iodo na forma de iodeto ou cerca de 1mg/semana.

Destino do iodeto ingerido. Ingerido via oral, é absorvido pelo trato gastrointestinal para o sangue, sua maior parte é rapidamente excretada pelos rins e aproximadamente um quinto é seletivamente removido do sangue pelas células da tireóide e utilizado na síntese de seus hormônios.

Bomba de iodeto – O simporte de sódio-iodeto (captação de iodo) A primeira parte da formação dos hormônios tireoidianos é o transporte de iodeto do sangue para as células e folículos glandulares da tireóide. A membrana basal das células tireoidianas tem capacidade de bombear, ativamente, o iodeto para o interior da célula. Isso é realizado pela ação de simporte de sódio-iodeto (NIS), que co-transporta um íon de iodeto junto com dois de sódio através do plasma para a célula. A energia para transportar iodeto contra o gradiente de concentração vem da bomba de sódio-potássio-ATPase, que bombeia o sódio para fora da célula, estabelecendo baixa concentração de sódio intracelular e gradiente de difusão facilitada para dentro da célula. Esse processo de concentração de iodeto dentro da célula é chamado captação de iodeto e é influenciado por vários fatores, sendo o mais importante dele o TSH, hormônio que estimula a atividade da bomba de iodeto na células tireoidianas, enquanto a hipofisectomia a reduz de forma considerável.

A molécula cotransportadora  de íons cloreto-iodeto, a pendrina, transporta o iodeto para fora da célula pela membrana apical para o folículo.

Tireoglobulina e a bioquímica da formação de tiroxina e tri-iodotironina

Formação e secreção de tireoglobulina pelas células tireoidianas. As células da tireóide são glandulares secretoras de proteína. O retículo endoplasmático e o aparelho de golgi sintetizam e secretam para os folículos a tireoglobulina, cada molécula dessa glicoproteina contém cerca de 70 aminoácidos tirosina, principais substratos que combinam-se com o iodo pra formar os hormônios tireoidianos, durante a síntese desses hormônios parte da molécula tiroglobulina é formada.

Oxidação do íon iodeto. A conversão dos íons de iodeto para a forma oxidada de iodo I3 que é, capaz de se combinar diretamente com o aminoácido tirosina, é o primeiros estágio essencial na formação dos hormônios. A enzima peroxidase acompanhada do peróxido de hidrogênio, formam um potente sistema capaz de promover essa oxidação

A peroxidase localiza-se na membrana apical da célula, justamente no ponto em que a molécula de tireoglobulina surge vinda do aparelho de golgi e através da membrana celular, sendo armazenada no colóide.

Quando o sistema da peroxidase é bloqueado ou está hereditariamente ausentes da células, a formação dos hormônios tireoidianos cai a zero.

Iodização da Tirosina e Formação dos Hormônios Tireoidianos. A ligação do iodo com a molécula de tireoglobulina é chamada de organificação da tireoglobulina .O iodo oxidado ate mesmo na forma molecular,se liga diretamente embora de forma muito lenta,ao aminoácido tirosina está associado a enzima peroxidase tireoidiana que reduz a duração desse processo para segundos ou minutos.A molécula de tireoglobulina leva para ser liberada pelo aparelho de golgi ou vai ser secretada pela membrana apical da célula para o folículo ,o iodo se liga a cerca de um sexto de seus aminoácidos tirosina .O principal produto hormonal da reação de acoplamento é a molécula tiroxina formada quando duas moléculas de di-iodotirosina se unem a tiroxina permanece como parte da molécula de tireoglobulina .

Armazenamento da Tireoglobulina. Ela é armazena grande quantidade do hormônio isso diferencia ela das outras células endócrinas .Apos o final da síntese dos hormônios tireoidianos cada molécula de tireoglobulina contem cerca de 30 moléculas de tiroxina e algumas de tri-iodotironina.

Liberação de Tiroxina e Tri-iodotironina pela tireóide. A própria tireoglobulina não é liberada para circulação em quantidades mensuráveis ,ela é primeiro clivada formando tiroxina e tri-iodotironina e esse hormônio livres são liberados .Cerca de 3/4 da tirosina iodada na tireoglobulina jamais se tornam hormônios permanecendo como mono iodo tirosina .

Intensidade Diária da Secreção de tiroxina e tri-iodotironina. Cerca de 93% dos hormônios secretados pela tireóide são formados por tiroxina e apenas 7% por tri iodotironina,com pouco dias cerca da metade da tiroxina e lentamente desiodada formando mais tri iodotironina,nisso o hormônio finalmente transportado e utilizado pelos tecidos consiste em sua maior parte de tri iodotironina perfazendo o total de 35 microgramas diário desse hormônio .

Transporte de tiroxina e tri iodotironina para os tecidos. T4 e T3 estão ligados a proteínas plasmáticas, quando são liberadas no sangue mais de 99% da tiroxina e tri iodotironina se combinam imediatamente com diversas proteínas plasmática sintetizadas pelo fígado .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (198.3 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com