TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo guyton cap 25 a 28

Por:   •  13/11/2015  •  Resenha  •  30.829 Palavras (124 Páginas)  •  2.049 Visualizações

Página 1 de 124

CAPITULO 14

VISÃO GERAL DA CIRCULAÇÃO; BIOFÍSICA DA PRESSÃO, FLUXO E RESISTÊNCIA

A função da circulação é a de suprir as necessidades dos tecidos corporais — transportar até eles os nutrientes, eliminar os produtos do metabolismo, levar hormônios de parte do corpo para a outra e, de modo geral, manter o ambiente apropriado em todos os líquidos teciduais do organismo para que as células sobrevivam e funcionem de maneira ótima.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA CIRCULAÇÃO

A circulação, divide-se em circulação sistêmica e circulação pulmonar. Como a circulação sistêmica promove o fluxo sanguíneo para todos os tecidos corporais, exceto para os pulmões, é também chamada grande circulação ou circulação periférica.

A função das artérias é a de transportar sangue sob alta pressão para os tecidos. Por esse motivo, têm fortes paredes vasculares, e nelas o sangue flui em alta velocidade.

As arteríolas são os pequenos ramos finais do sistema arterial; elas agem como condutos de controle pelos quais o sangue é liberado para os capilares. Elas têm forte parede muscular.

A função dos capilares é a troca de líquidos, nutrientes, eletrólitos, hormônios e outras substâncias entre o sangue e o líquido intersticial. Para exercer essa função, as paredes capilares são muito finas e têm numerosos minúsculos poros capilares permeáveis à água e outras pequenas substâncias moleculares.

As vênulas coletam o sangue dos capilares e de forma gradual coalescem, formando veias  progressivamente maiores.

As veias funcionam como condutos para o transporte de sangue das vênulas de volta ao coração; além disso, atuam como importante reservatório de sangue extra. Como a pressão no sistema venoso é muito baixa, as paredes das veias são finas.

VOLUMES DE SANGUE NAS DIFERENTES PARTES DA CIRCULAÇÃO.

Cerca de 84% do volume sanguíneo corporal total estão contidos na circulação sistêmica, e 16%, no coração e nos pulmões. Dos 84% na circulação sistêmica, 64% estão nas veias, 13% nas artérias e 7% nas arteríolas e capilares sistêmicos. O coração contém 7% do sangue, e os vasos pulmonares, 9%.

O mais surpreendente é o baixo volume sangüíneo nos capilares. É neles, entretanto, que ocorre a função mais importante da circulação: a difusão de substâncias do sangue para os tecidos e vice-versa.

[pic 1]

ÁREAS DE SECÇÃO TRANSVERSAL E VELOCIDADES DO FLUXO SANGÜÍNEO.

Se todos os vasos sistêmicos de cada tipo fossem colocados lado a lado, suas áreas totais aproximadas de secção transversa média no ser humano seriam as seguintes:

Note em particular as áreas de secção transversa muito maiores das veias em relação às artérias, em média cerca de quatro vezes maiores que suas correspondentes.

Isso explica a grande capacidade de armazenamento de sangue no sistema venoso, em comparação ao sistema arterial.

A velocidade do fluxo sanguíneo é = fluxo sanguíneo / pela área de secção transversa vascular

PRESSÕES NAS DIVERSAS PARTES DA CIRCULAÇÃO.

Como o coração bombeia continuamente sangue para a aorta, a pressão média nesse vaso é alta, cerca de 100 mmHg. Além disso, como o bombeamento cardíaco é pulsátil, a pressão arterial alterna entre a pressão sistólica de 120 mmHg e a pressão diastólica de 80 mmHg.

À medida que o sangue flui pela circulação sistêmica, sua pressão média cai progressivamente para cerca de 0 mmHg ao atingir o final das veias cavas, que deságuam no átrio direito do coração.

A pressão nos capilares sistêmicos varia entre valores elevados, como 35 mmHg, próximos à extremidade arteriolar, e valores baixos, chegando a 10 mmHg, próximos à extremidade venosa, mas a pressão "funcional" média  na maioria dos leitos vasculares é de cerca de 17 mmHg.

AS PRESSÕES RESPECTIVAS NAS DIFERENTES PARTES DA CIRCULAÇÃO PULMONAR.

Nas arteríolas pulmonares, a pressão é pulsátil como na aorta, mas a pressão é muito menor: a pressão arterial pulmonar sistólica média é de cerca de 25 mmHg, e a pressão diastólica, de 8 mmHg, com pressão arterial pulmonar média de 16 mmHg. A pressão capilar pulmonar média é de apenas 7 mmHg. AINDA ASSIM, O FLUXO SANGÜÍNEO TOTAL QUE PASSA PELOS PULMÕES A CADA MINUTO É O MESMO QUE O DA CIRCULAÇÃO SISTÊMICA.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA FUNÇÃO CIRCULATÓRIA EMBORA OS DETALHES DA CIRCULAÇÃO SEJAM COMPLEXOS, EXISTEM TRÊS PRINCÍPIOS BÁSICOS SUBJACENTES A TODAS AS SUAS FUNÇÕES.

  1. A INTENSIDADE (OU VELOCIDADE) DO FLUXO SANGÜÍNEO PARA CADA TECIDO CORPORAL É QUASE SEMPRE CONTROLADA PRECISAMENTE EM RELAÇÃO ÀS NECESSIDADES TECIDUAIS.

Que irão ser controlados pelos micro vasos, hormônios e controle neural, contraindo ou dilatando os vasos sanguíneos para controlar o fluxo.

  1. O DÉBITO CARDÍACO É CONTROLADO PRINCIPALMENTE PELA SOMA DE TODOS OS FLUXOS TECIDUAIS LOCAIS

Depois de fluir por um tecido, o sangue retorna de imediato pelas veias para o coração. Este responde de forma automática ao aumento da chegada de sangue, bombeando-o imediatamente de volta para as artérias.

  1. A REGULAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL É GERALMENTE INDEPENDENTE DO FLUXO SANGÜÍNEO LOCAL OU DO DÉBITO CARDÍACO.

O sistema circulatório tem sistema extensivo de controle da pressão sangüínea arterial. Por exemplo, se em qualquer momento a pressão cair significativamente abaixo do nível normal de cerca de

100 mmHg, conjunto de reflexos nervosos desencadeia em poucos segundos diversas alterações circulatórias para normalizar a pressão. Os sinais nervosos agem especialmente (a) aumentando a força do bombeamento cardíaco, (b) causando constrição dos grandes reservatórios venosos, para levar mais sangue para o coração, e (c) causando constrição generalizada da maioria das arteríolas em todo o corpo, de modo que maior quantidade de sangue se acumula nas grandes artérias, aumentando a pressão arterial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (210.4 Kb)   pdf (960.3 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 123 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com