TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo TORTORA cap 10 fisiologia

Por:   •  7/4/2015  •  Resenha  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  1.923 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo capitulo 10

MEDULA ESPINAL

A medula espinal está localizada no canal vertebral e recebe uma proteção adicional que é fornecida pelas meninges, pelo liquor e pelos ligamentos vertebrais.

As meninges são revestimentos de tecido conjuntivo em torno da medula espinal e do encéfalo, são chamadas de meninges espinais e meninges encefálicas. A mais externa é a dura-máter, a média é chamada de aracnoide, e a mais interna pia-máter. Entre elas têm espaços, são eles: extradural ou epidural, subdural e subaracnoide.

O comprimento da medula espinal de um adulto varia entre 42 a 45cm, ela se estende do forame magno do osso occipital a parte superior da segunda vertebra lombar, sendo assim ela não percorre todo comprimento da coluna vertebral, abaixo de L2 ela possui filamentos nervosos, ela ainda possui 2 alargamentos denominados de intumescências uma cervical e outra lombar.

Sua estrutura contém uma massa de substancia cinzenta em forma de H , localizada centralmente circundada por substancia branca, os lados do H são divididos em regiões denominados cornos que são chamados de acordo com sua localização: (ventral) anterior, lateral e dorsal (posterior). A substancia cinzenta consiste principalmente de neurônios motores e de associação, que servem como estações de transmissão para os impulsos. A substancia branca também está organizada em regiões denominadas colunas: anterior, lateral e posterior. Os funículos consistem de axônios mielinizados organizados em tactos sensitivos e motores, que conduzem impulsos nervosos entre o encéfalo e a medula espinal.

Tem 2 funções principais. Os tractos da substancia branca são vias expressas para a condução de impulsos nervosos, ao longo dessas vias expressas os impulsos sensitivos fluem da periferia para o encéfalo e os impulsos motores fluem do encéfalo a periferia. A substancia cinzenta recebe e integra a informação que chega e sai, essas duas funções são essenciais para manter a homeostase. A segunda função principal é servir como um centro integrado para os reflexos espinais. Os reflexos são respostas automáticas, rápidas e previsíveis a alterações do ambiente.

Arco reflexo

Os componentes básicos s de um arco reflexo são: receptor, neurônio sensitivo, centro integrador, neurônio motor e efetor. Os reflexos que resultam na contração dos músculos esqueléticos, são reflexos somáticos como exemplo o reflexo patelar. As funções do musculo liso e cardíaco e de muitas glândulas também são reguladas pelos reflexos chamados de reflexos autônomos (viscerais).

Nervos espinais

Os nervos espinais que conectam o sistema nervoso central aos receptores e aos efetores são componentes da parte somática do sistema nervosos periférico. Os 31 pares de nervos espinais são denominados e numerados de acordo com a região e nível que emergem da medula espinal. São 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígenos. Todos nervos espinais têm duas partes de união da medula espinal, uma dorsal (sensitiva) e outra ventral (motor), por isso são classificados como nervos mistos.

Encéfalo

É composto de aproximadamente 100 bilhões de neurônios e 100 bilhões de neuroglia, é um dos maiores órgãos do corpo, pesando cerca de 1,300 g é dividida nas principais partes: tronco encefálico (mesencéfalo, ponte e bulbo), diencéfalo (tálamo e hipotálamo) mesencéfalo, cérebro e cerebelo. O encéfalo é protegido pelo crânio e as meninges encefálicas: dura-máter, aracnoide e pia-máter.

O encéfalo bem como o restante do SNC é protegido também pelo liquor, que é formado e absorvido nos ventrículos, os ventrículos são cavidades no encéfalo e estão conectadas umas às outras, existem 4 ventrículos: 2 laterais, 1 terceiro ventrículo e um 4 ventrículo.

TRONCO ENCEFALICO

Bulbo

Contém todos os tractos sensitivos e motores q passam entre a medula espinal e outras partes do encéfalo. No bulbo existem 2 estruturas chamadas de pirâmide que contém os maiores tractos motores q passam da região externa do cérebro para a medula espinal. A maioria das fibras na pirâmide esquerda cruza para o lado direito e a da direita cruza para o lado esquerdo, esse cruzamento é denominado de decussação das pirâmides, ela explica que um lado do córtex cerebral controla a motricidade do lado oposto do corpo.

Ponte

A ponte fica acima do bulbo e a frente do cerebelo, a ponte conecta a medula espinal e o bulbo ao restante do encéfalo. Os núcleos de certos pares de nervos cranianos situam-se na ponte: V trigêmeo, VI abducente, VII facial, e o VIII vestibulococlear. E também contém núcleos q auxiliam na regulação da respiração.

Mesencéfalo

Estende-se da ponte até a porção inferior do diencéfalo, contém um par de pedúnculos do cérebro q contem fibras motoras que conectam o córtex cerebral a ponte e medula espinal, e fibras sensitivas que conectam a medula espinal ao tálamo. Os núcleos dos nervos cranianos: III oculomotor, IV troclear, situam-se no mesencéfalo. Ainda temos a formação reticular, que recebem e integram estímulos que chegam do córtex cerebral, do hipotálamo, do tálamo, do cerebelo e da medula espinal, também enviam impulsos a todos os níveis do sistema nervoso central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com