TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Glicosideos cardiotonicos

Por:   •  9/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇAO

        A espirradeira (Nerium oleander L.) é uma planta originária do Mediterrâneo, muito cultivada para fins ornamentais em países tropicais e subtropicais. É um arbusto ou arvoreta de 2-4 metros de altura, com folhas lactescentes, longas e estreitas, acuminadas e de bordos lisos, de 6-14 cm de comprimento. Flores simples ou dobradas, odoríferas, de coloração variada conforme a variedade de cultivo, reunidas em panículas terminais. Os frutos são capsulas deiscentes e alongadas como vagens (LORENZI, H.; MATOS, F.J.A., 2008). A análise fotoquímica desta planta mostrou que as folhas, cascas do caule, raízes, sementes e flores contem vários glicosídeos cardioativos, sendo o principal deles a oleandrina, considerada seu princípio ativo (LORENZI, H.; MATOS, F.J.A., 2008). Os glicosídeos cardioativos ou cardíacos são glicosídeos esteroidais que possuem alta especificidade e poderosa ação no musculo cardíaco. Essas substâncias constituem um grupo químico perfeitamente individualizado e de grande homogeneidade estrutural e farmacológica. A estrutura química dos glicosídeos cardioativos é constituída por resíduos de açúcar, núcleo esteroide e anel lactônico. (SIMÕES, C.M.O. et.al., 2001). Os objetivos desta aula prática foram à extração e a realização das reações de caracterização de heterosídeos cardiotônicos presentes na planta Nerium oleander.

2. Materiais e Métodos

         Para a extração e a realização das reações de caracterização de heterosídeos cardiotônicos presentes na planta Nerium oleander se fizeram necessário o uso dos materiais e reagentes descritos abaixo: 2 Balança analítica; Papel para pesagem; Espátula metálica; 1 Pera de borracha ; Algodão; 1 Provetas 50ml; 2 Bastão de vidro; 1 Suporte para tubo de ensaio; 4 Pipetas Pasteur; 8 Tubos de ensaio grandes; 2 Banho-maria; 3 Funil simples; 4 Papel de filtro; 1 Suportes universais; 1 manta de aquecimento; 2 Funil de separação 125ml; 200 g de Nerium oleander (espirradeira); Etanol 70%; Pisseta com água destilada; Clorofórmio; Ácido acético glacial; Cloreto de ferro II 2%; Anidrido acético; Ácido sulfúrico concentrado; KOH 10% e acido 3,5-dinitrobenzoico.

2.1 Procedimento

        Pesou-se cerca de 1 g da droga vegetal (espirradeira), foi adicionado 20 mL de etanol a 70% e foi levado a fervura, foi filtrado por um algodao para um bequer, adicionou-se 3 ml de solucao saturada de acetato de chumbo, foi filtrado por papel de filtro para funil de separacao, adicionou-se 5 mL de agua destilada, foi extraido a solucao hidroalcoolica com 2 porcoes de 4 mL cada de cloroformio, foi reunido os extratos cloroformios obtidos e dividiu-se em 4 tudos de ensaio, colocou-se os tubos em baho-maria(num bequer) e evaporou-se tudo, em seguida foi realizado as reacoes de identificacao.

2.2 Reacao de Libermann-Bouchard (identifica o nucleo esteriodal)

        Foi dissolvido novamente o residuo com 0,5 mL de anidrido acetico, transferiu-se cuidadosamente pelas paredes, para um tubo de ensaio contendo aproximadamente 1 mL de acido sulfurico concentrado, nao foi agitado. Foi possivel obervar o aparecimento de um anel castanho-avermelhado na zona de contato.

2.3 Recao de Kedde (identifica a lactona insaturada)

        Juntou-se ao residuo 4 a 5 gotas de solucao alcoolica a 1% de acido 3,5-dinitrobenzoico e 2 gotas de solucao de KOH 1 N. Foi obervado o aparecimento de coloracao vermelho violaceo intensa, pois a mesma deu positiva.

2.4 Reacao de keller-Killiani (identificacao de 2-desoxiacucares)

        Foi dissolvido o residuo em cerca de 1 mL de acido acetico glacial, juntou-se a solucao 2 gotas de cloreto ferrico a 2%, foi transferido cuidadosamente atraves das paredes para outro tudo de ensaio contendo cerca de 1 mL de acido sulfurico concentrado. Nao foi agitado. Oberservou-se o aparecimento de coloracao vermelho-acastanhada na zona de conato dos liquidos e de coloracao amarelo-esverdeada na camada acetica.

3. Resultado e Discussao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com