TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio Drogaria

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.345 Palavras (18 Páginas)  •  6.315 Visualizações

Página 1 de 18

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        OBJETIVO        2

3.        CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA CONCEDENTE        3

3.1        Histórico        3

3.2        Desenhos das disposições internas        5

3.3        Infra- Estrutura        6

4.        MEMBROS DA EQUIPE E ATRIBUIÇÕES        7

5.        ORGANOGRAMA FUNCIONAL        10

6.        BALCÃO DE DISPENSAÇÃO        10

6.1        Informatização        11

6.2        Medicamentos Controlados ( Psicotrópicos)        11

7.        LEGISLAÇÕES PERTINENTES        12

7.1        Outras legislações aplicáveis        13

8.        APLICAÇÃO DE INJETÁVEIS        14

9.        MEDICAMENTOS GENÉRICOS        14

10.        DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS        15

11.        CONSIDERAÇÕES GERAIS        15

12.        BIBLIOGRAFIA        17

13.        ANEXOS        18

  1. INTRODUÇÃO

        O estágio supervisionado na Drogaria, coordenado pela docente Professora Jucimara Rodrigues da FACCAMP – Faculdade Campo Limpo Paulista, foi realizado na Farmage Produtos Farmacêuticos LTDA, no período de 28/02/2014 a 04/04/2014, com a carga horária de 150h prevista pela universidade.

       No campo de estágio, o supervisor foi o farmacêutico Dra. Leticia Aparecida Cunha farmacêutica responsável da instituição concedente, que durante todo o período, instruiu, e acompanhou e orientando as atividades exercidas.

       O estagiário tem contato direto com o cliente sempre supervisionado pela farmacêutica responsável e seu espaço é dividido em da seguinte maneira. Um espaço reservado para perfumaria, outro para medicamentos.

       A perfumaria é organizada em prateleiras e gôndolas. Os medicamentos ficam atrás de um balcão em prateleiras, também há um local reservado para os medicamentos controlados pela portaria 344 que fica em armário fechado de chave sob responsabilidade do farmacêutico. Também existe uma sala para aplicações de injetáveis, onde tem um livro como histórico de todas as aplicações feitas nos clientes.

  1. OBJETIVO

 Descrever a atividade de estágio curricular supervisionado obrigatório em drogaria, como parte dos requisitos para conclusão do curso de Farmácia.

Relatando a área que tive contato durante o período de estagio e tendo a visão como um todo sobre dispensação e tendo como objetivo, verificar a atuação do farmacêutico em uma Drogaria, isto é um contato direto com o público principalmente em relação à dispensação de medicamentos, seguida de uma orientação quanto ao uso racional desses medicamentos. Também conhecer o funcionamento de uma drogaria como um todo, entrando em contato direto com todas as normas e características de uma empresa do ramo farmacêutico.    

  1. CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA CONCEDENTE

A Farmage Produtos Farmacêuticos LTDA (BIFARMA) é uma empresa dedicada à saúde, beleza e bem estar que oferece uma grande variedade de medicamentos, vitaminas, produtos de beleza, higiene e saúde e conforto de seus clientes.

 Sempre primou por vender medicamentos de qualidade comprovada, pois são adquiridos diretamente dos laboratórios e distribuidora de medicamentos, pelos menores preços do mercado.

 Visa que todos devem ter acesso a informações sobre sua própria saúde e procurar trazer aos seus clientes os produtos, as informações e os serviços personalizados que todos necessitam a fim de proporcionar benefícios para uma melhor saúde de toda a família.

A estratégia está focada em construir o reconhecimento, conseguindo novos clientes, sua fidelidade e seu retorno frequente às compras através de uma política de preços baixos, procurando serem inferiores aos praticados pelo mercado.

  1.  Histórico

O estabelecimento é uma Drogaria, situada na  Av. Professor Carvalho Pinto, 160 – Caieiras – São Paulo. Cidade, com horário de funcionamento das 07h00min as 22h00min horas.

O fluxo do serviço é  Medico prescreve o paciente leva à receita a farmácia e recebe o atendimento do farmacêutico com a orientação de como usar o medicamento e toda atenção farmacêutica.  

  A história da rede Bifarma se confunde com a história de vida de seu fundador, Delcídio Della Colleta. Em 1949, na cidade de Arapongas no Paraná, Delcídio inicia sua vida farmacêutica como balconista de uma pequena drogaria da cidade. Quatro anos depois Delcídio segue seu espírito empreendedor e vai para São Paulo para continuar seu crescimento.

    Infelizmente em 1955, com o falecimento de seu pai, Delcídio e sua família partem para a cidade de Potirendaba para trabalharem no campo. Durante seis anos ele foi decisivo no sustento e no crescimento de sua família. Porém, quando percebeu que seus irmãos já estavam maduros o suficiente para conseguirem seu sustento, voltou a perseguir seu sonho. Voltou para Arapongas e pouco tempo depois retornou para São Paulo. Voltou a trabalhar como balconista até 1976 quando finalmente conseguiu abrir a sua primeira farmácia. Daí pra frente, junto com alguns sócios ele montou uma pequena rede de farmácias, dentre elas a Bifarma, fundada em 1983. Seus negócios continuaram prosperando durante a década de 80 até que em 1990 ele consegue comprar as partes de seus sócios e chama o seu filho Marcos para, juntos continuarem a história de sucesso da rede.

 Com garra e cheio de novas ideias, a chegada de Marcos é fundamental para a guinada de crescimento que a rede Bifarma ostenta desde o início da década de 90. Sabendo que a estrutura de redes é fundamental para a sobrevivência no mercado, nesta época a Bifarma começa a expandir seus negócios, conseguindo a cada dia melhores parcerias com seus fornecedores, e se transformando assim na referência em preços baixos e condições de pagamento que é hoje. A Bifarma sabe que crescer é a melhor forma de oferecer sempre o melhor a seus clientes, sem que eles paguem a mais por isso.
   Hoje o Sr. Delcídio e seu filho Marcos continuam a frente da Bifarma. E seguindo a mesma receita de sucesso utilizada há 30 anos: Perseverança, coragem e amor pelo que se faz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)   docx (174.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com