TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Drogaria

Por:   •  7/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

CURSO DE FARMÁCIA

Prof Daniel Lins de Sales

Relatório Final de Estágio Curricular

Elaborado por:

Jacquelaine Joana Mota

2017170259

Rio de Janeiro

2019

Jacquelaine Joana Mota

2017170259

Relatório Final de Estágio Curricular

Trabalho apresentado como requisito parcial para a disciplina de Estágio Curricular do curso de Farmácia da Universidade Castelo Branco.

JUNHO/2019

INTRODUÇÃO

O estágio curricular busca que os estagiários possuam mais clareza nas funções pertinentes à drogaria, como na participação da administração de compras, vendas, estoque de medicamentos, analisar o público alvo, região demográfica e a procura de medicamentos, objetivando um vasto portfólio e também em busca da satisfação em dispensar o medicamento necessitado e correto ao paciente/cliente[a].

Atuação na Atenção Farmacêutica e no uso racional de medicamento, em se tratar de uma área carente, onde muitas pessoas se automedicam.

O Estágio teve duração de 80 horas, onde foi dada a realização no balcão da farmácia, em atendimentos[b].

A farmácia é situada na Rua Francisco Batista, 109, abaixo do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira, com a rede franqueada do Ofertão, possui dois balconistas, incluindo o gerente, uma caixa e o próprio dono, que é o farmacêutico. A rede franqueada oferece algumas vantagens em relação a marketing, preço e divulgação, onde esta oferece os serviços através de um custo pré-estabelecido.[c]

DESENVOLVIMENTO[d]

Como estagiária [e]por um período de dois meses, pude desenvolver diversas atividades, tais como:

1- Atendimento no balcão:

No atendimento aos clientes/pacientes no balcão nós estagiários enfrentamos[f] diversos obstáculos como, letra ilegível dos médicos, pronúncia equivocada do cliente, dar a explicação correta sobre determinados medicamentos, explicar a diferença entre medicamentos de referência, similar e genérico, manter a calma do paciente em relatos de pressão alta ou quaisquer sintomas de descontrole, realizando a anamnese, para tentar averiguar o suposto problema e encaminhá-la para o local adequado.

Para tentar sanar esses problemas, só o estudo e a experiência são a resposta. Quanto mais tempo se passa, já sabemos “entender” o devido medicamento prescrito na receita ou procurado pelo cliente. Já temos em mente o princípio ativo dos medicamentos mais procurados, facilitando o acesso e a venda, e em relação a anamnese, esta se torna hábito para todos os clientes.

A atenção farmacêutica está no ápice de um serviço de drogaria, devido a precariedade desse setor nos ambulatórios, logo os estagiários também aprendem como passar as posologias corretas e dando as informações necessárias de como e com o que o medicamento deve ser ingerido.

Englobado também a este item, temos a aferição de pressão, temperatura corpórea e níveis de glicemia capilar.

No caso de medicamentos com controle especial e de retenção de receita, acionamos o farmacêutico para o preenchimento adequado e posterior baixa da receita pelo portal SNGPC.

Auxílio nas informações sobre perfumaria e cosméticos, em relação a preços, marcas e produtos.

Organização de prateleiras e gôndolas, assim como a limpeza dessas áreas, criando maior visibilidade para o cliente e a rapidez para encontrar a devida mercadoria ou medicamento, auxiliando na venda.

2- Gestão:

Essa é uma fase crucial para o bom funcionamento de qualquer empresa, principalmente de uma farmácia. Como estagiários, avaliamos a entrega das mercadorias, auxiliamos no controle de notas fiscais, verificando o recebimento correto, efetuamos a entrada das notas fiscais no sistema da farmácia, para controle de vendas, validade, estoque, entrada/saída de mercadoria, lote, preço de custo e preço de venda.

Nesse caso, o próprio sistema da farmácia, já emite em forma de gráfico o quanto o medicamento é vendido por um determinado período de tempo, logo o farmacêutico tem uma ferramenta importante em mãos, informando a quantidade de itens vendidos, para que possa repor, sem precisar estocar, devido o tamanho da farmácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com